O ano de 2021 está chegando ao fim e, assim como 2020, ficará marcado na história da humanidade pelos incontáveis e sucessivos desafios impostos pela covid-19. A atmosfera formada pela combinação de medo e incertezas esteve presente em boa parte deste segundo ano de pandemia, influenciando a rotina de pessoas e de empreendimentos, em especial daqueles de menor porte. Os pequenos empreendedores brasilienses, no entanto, puderam contar com o apoio do Sebrae no Distrito Federal para driblar mais esses obstáculos, permanecendo ativos no mercado, contribuindo com a geração de emprego, renda e para retomada da atividade econômica no país.
Uma parcela significativa da contribuição do Sebrae no DF para a sobrevivência dos pequenos empreendedores locais foi feita por meio da oferta de consultorias gratuitas em áreas como finanças, vendas e marketing digital, temáticas mais procuradas pelos donos de pequenos negócios junto ao Sebrae no DF desde o início da pandemia. No acumulado do ano, foram contratadas mais de 200 mil horas de consultorias, número nunca antes alcançado na história da instituição. Desse modo, foi possível mitigar o impacto da pandemia e permitir que pequenos empreendimentos iniciassem o processo de transformação digital de seus negócios, permanecendo ativos no mercado e financeiramente equilibrados.
O superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, comemora o número recorde alcançado em 2021 e explica que, para apoiar de forma eficaz os donos de pequenos negócios brasilienses, a instituição buscou aprimorar seus processos internos. “Nós promovemos uma transformação digital dentro do Sebrae no Distrito Federal para atender com mais eficiência a um número maior de empreendedores. Notamos que a demanda por consultorias contratadas e de capacitações ofertadas pelos Sebrae Distrito Federal vinha crescendo exponencialmente, devido às mudanças impelidas pela pandemia, e com essa transformação interna que viabilizamos foi possível ajudar os empreendedores no momento mais difícil da história da nossa economia”, observa Valdir.
Outra oportunidade de o Sebrae no DF reafirmar o seu papel estratégico, oferecendo soluções para que as micro e pequenas empresas pudessem manterem suas portas abertas, gerando renda, emprego e movimentando a economia do DF, foi por meio da realização do Circuito Empreendedor. A solução foi desenvolvida em dois ciclos, de modo totalmente virtual, e contou, no primeiro semestre de 2021, com pelo menos 50 atividades em temas como gestão financeira, marketing digital, planejamento estratégico e plano de negócios, entre outros assuntos essenciais para a correta gestão de empreendimentos. Já no segundo semestre foram mais 47 atividades, como palestras, oficinas e cursos, a maioria acessível e sem nenhum custo aos interessados.
O Sebrae no Distrito Federal também ofereceu cursos gratuitos que puderam ser realizados na palma da mão, por meio do aplicativo WhatsApp. A solução empregou inteligência artificial e utilizou recursos como vídeos, textos, imagens e podcasts para levar conteúdos relevantes para a gestão de qualquer empreendimento.
Com essas e outras ofertas de soluções, a instituição realizou mais 400 mil atendimentos em 2021. Foram beneficiados 79.325 pequenos negócios, dos quais 15.177 com soluções específicas de inovação.
Potenciais empreendedores também foram destaque. Mais de 200mil pessoas do Distrito Federal foram atendidas com soluções e conteúdos para quem quer ou tem potencial para empreender no futuro, foi o caso de estudantes atendidos pelo programa Educação Empreendedora, que beneficiou mais de 162 mil alunos da rede pública e privada de ensino. O DF foi a quarta unidade da federação com o maior número de estudantes alcançados, atrás apenas de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, o que mostra que o Sebrae está de mãos dadas com o empresário de hoje e também do futuro.
“Se o empreendedor acredita no sonho dele nós, do Sebrae no DF, acreditamos também e vamos estar ao lado dele para ajudá-lo a realizar esse sonho. A transformação digital tem se tornado o grande vetor de mudança nos últimos anos e é o grande legado que vai ficar para que o Sebrae no Distrito Federal possa alavancar ainda mais pequenos negócios da nossa capital”, conclui Valdir.
-
Informações para a imprensa
Paulo César Gusmão Gomes
Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação
Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: [email protected]
Christiane de Souza Gnone
Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400
e-mail: [email protected]
-
