ASN DF
Compartilhe

Alunos do Colégio Cor Jesu concluem mais um ano da metodologia do Programa JEPP

Iniciativa contou com o apoio do Sebrae no DF e busca incentivar o comportamento empreendedor
Por Andressa Oliveira | Ex-Libris Comunicação Integrada
ASN DF
Compartilhe

Estudantes do Colégio Cor Jesu, localizado na 615 Sul, realizaram no último sábado, 20 de novembro, uma feira de empreendedorismo como forma de celebrar o encerramento do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) na instituição em 2021. O programa é uma solução oferecida pelo Sebrae no Distrito Federal que permite a disseminação de conteúdos relacionados ao empreendedorismo, em sala de aula e na prática.

A realização contou com a participação de mais de 220 jovens, além de professores e colaboradores que trabalham na instituição de ensino. Mas, para que esse número fosse alcançado, entrou em cena o trabalho do Sebrae.A instituição capacitou os professores da escola com a metodologia do JEPP e os mesmos compartilharam os conhecimentos adquiridos com seus alunos em salas de aula. Eles puderam colocar em prática o conteúdo que aprenderam, como elaborar um plano de negócios; fazer pesquisa de mercado; desenvolver gestão financeira; confeccionar produtos para venda e, por fim, aplicar técnicas de atendimento ao cliente. No evento de encerramento, os alunos se dividiram em estandes de produtos artesanais, mudas de plantas, temperos e também de itens fabricados com materiais reciclados.

A gestora do projeto de Educação Empreendedora do Sebrae no DF, Ana Emília Andrade, ressaltou que a feira marca a concretização do programa e é sempre uma oportunidade para os alunos apresentarem suas próprias ideias e, de uma forma divertida, comercializar produtos.

“O JEPP é uma metodologia que promove conceitos de sustentabilidade, planejamento, empreendedorismo e, principalmente, o protagonismo infantil, para que o estudante venha determinar problemáticas e apontar soluções. Neste ano, fomos procurados pela diretoria da escola, e a partir daí fizemos uma releitura da metodologia e conseguimos contribuir para que as crianças e adolescentes fossem incentivados com o empreendedorismo”, afirmou a gestora.

Entusiasmada com o sucesso da feira e do JEPP, a coordenadora pedagógica Inês Alves destacou que a parceria com o Sebrae no DF já se consolidou na instituição e ressaltou a melhora na integração dos alunos e na aprendizagem em sala de aula. “Foi uma experiência muito produtiva. Fomos para a sala de aula tentar encantá-los e entender o que isso significaria na vida das crianças. Inclusive o nome das barracas, os recadinhos nas embalagens e nos vasos de suculentas foram escritos e criados por eles. É o protagonismo dos alunos. Fico muito agradecida de ter tido essa oportunidade junto ao Sebrae e a todos os nossos colaboradores”, avaliou Inês.

O estudante do 5º ano Murilo Lima, de 11 anos, foi um dos destaques da feira. Junto com seus colegas de classe ele desenvolveu suportes para celular, tablets e também objetos de decoração. “Durante o ano nós fomos desenvolvendo os projetos. As ideias vieram de todos os alunos, nós compartilhamos e fomos desenvolvendo os produtos. É uma ótima iniciativa e, para o futuro; mesmo começando com uma empresa pequena, podemos chegar a lugares maiores. Foi muito bom participar da JEPP”, disse o aluno.

Os alunos criaram uma moeda própria da feira, a CORJEPP, que poderia ser adquirida com dinheiro ou com doação de alimentos. Todos os valores e alimentos não perecíveis arrecadados na feira serão doados para uma instituição de assistência social que ainda será definida pela escola.

A realização da feira seguiu uma série os protocolos de segurança e, devido à pandemia, não contou com estandes de comidas, como em anos anteriores.

 

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (61) 9288 0958
e-mail: [email protected]                                 

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (61) 98128 2400 
e-mail: 
[email protected]

-