O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, serviu de ocasião para a diretoria do Centro de Ensino Fundamental 412, de Samambaia, encerrar uma iniciativa que vem transformando a vida de estudantes da unidade de ensino. A ação foi promovida ao longo de 2020 e contou com o apoio do Sebrae no Distrito Federal, por meio do projeto Empreendedor do Futuro, para mostrar a 1.062 alunos e também à comunidade que empreender dá condições de criar, inovar e avançar na busca por novos horizontes e de melhor qualidade de vida.
Dos alunos que participaram da ação, 60 fazem parte de quatro turmas destinadas ao ensino especial – três da Educação de Jovens de Adultos Interventiva e outra específica para estudantes com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). “O nosso objetivo era transmitir a mensagem de que, apesar das diferenças, todos nós somos capazes de pensar, ter boas ideias e promover grandes realizações. Não queríamos que os alunos pensassem nas dificuldades, mas sim nas possibilidades e foi isso que fizemos. Oxigenamos conteúdos de empreendedorismo com a ajuda do Sebrae e, mesmo com a pandemia em andamento, revelamos um horizonte repleto de possibilidades para a vida de cada um dos nossos estudantes e suas famílias”, explica o diretor da escola, Castorino Alves.
Para que a iniciativa ganhasse forma foi preciso, inicialmente, capacitar os professores com uma metodologia adequada. A consultora credenciada do Sebrae, Edna Maia, ficou responsável por isso e também por customizar os conteúdos que foram compartilhados para incentivar os alunos. Todo esse processo foi desenvolvido virtualmente por causa da pandemia e contou com a colaboração de pais e responsáveis dos estudantes, que participaram da culminância da iniciativa, realizada no sábado, 28 de novembro. “Reforçamos a mensagem que queríamos transmitir: toda pessoa é capaz de grandes realizações e pedimos às famílias para incentivar o comportamento empreendedor, não apenas visando lucro, mas também o lado social”, comenta Castorino.
A atenção com as turmas de ensino especial foi uma das prioridades da iniciativa e mobilizou diretoria e professores. A partir do trabalho de uma das alunas da Educação de Jovens de Adultos, que ajudava a mãe na produção de pizzas caseiras, o grupo de docentes decidiu envolver todos os demais alunos especiais na confecção de pizzas. Para isso, eles arrecadaram dinheiro e compraram ingredientes que foram distribuídos entre estudantes. As instruções foram apresentadas em uma live e cada um dos estudantes produziu sua própria pizza. Os resultados foram compartilhados em grupos de WhatsApp e encheu os professores de orgulho. “Muitos se sentiram realizados com essa ação. Alguns contaram com a ajuda de membros da família, mas, principalmente, perceberam que são capazes de ter uma fonte de renda, de ajudar pessoas e de fazerem parte da sociedade por meio do empreendedorismo. Isso foi fantástico”, completa o diretor da escola.
A gestora do projeto Empreendedor do Futuro no Sebrae no DF, Ana Emília Andrade, compartilha da mesma opinião e comemora o alto número de pessoas beneficiadas. “Atuamos diretamente com os professores que, por sua vez, disseminaram os conteúdos e os benefícios do empreendedorismo aos alunos e também aos pais. Toda a comunidade em que o CEF 412 está inserida foi impactada e passou a saber que o empreendedorismo é uma atitude que viabiliza o protagonismo e a transformação”, conclui.
-
Informações para a imprensa
Paulo César Gusmão Gomes
Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação
Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: [email protected]
Christiane de Souza Gnone
Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400
e-mail: [email protected]
.png)
-
