Estudantes e professores de 47 escolas da rede pública de ensino acompanharam na quinta-feira, 5 de novembro, a abertura da gincana Se Liga na Escola. A iniciativa, cujo objetivo é estimular uma maior conexão com o ambiente escolar e com o empreendedorismo, acontece até o dia 5 de dezembro e é organizada pelo Sebrae no Distrito Federal e a Secretaria de Estado de Educação do DF.
A abertura foi realizada de forma virtual e ultrapassou a marca de 34 mil visualizações. Logo no início da transmissão, o subsecretario de Educação Básica do DF, Tiago Cortinaz, que tem como função principal formular, monitorar e avaliar políticas públicas em todas as etapas e modalidades da educação básica, agradeceu ao Sebrae pela parceria. “Essa ação havia sido planejada antes do início da pandemia e, obviamente, o cenário que queríamos desenvolvê-la era outro, completamente diferente. Agora estamos vivendo um período que nos entristece, mas que tem deixado claro o recado que é preciso ficarmos ainda mais ligados às questões escolares e a parceria com o Sebrae tem permitido isso”, frisou Cortinaz.
O superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, também enalteceu a parceria, que segundo ele é de fundamental importância para transformar a capital do país em um lugar cada vez mais empreendedor. “Ao promover essa gincana, desenvolveremos uma linguagem bem próxima aos nossos estudantes. É uma ação que terá reflexos no futuro, já que daqui alguns anos, quem estará à frente das decisões do DF, das empresas do DF são esses alunos que estão participando dessa gincana”, disse.
Na sequência da transmissão, o filósofo, escritor e educador Mário Sérgio Cortella apresentou a palestra Você está fazendo o possível ou o melhor? e, mencionando o poeta Thiago de Mello e o músico Geraldo Vandré, provocou uma reflexão aos participantes. “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Esse trecho da música do Vandré resume bem alguém que reúne características empreendedoras. É preciso ter a capacidade de buscar, de ir atrás, de empreender a nossa própria vida”, afirmou Cortella. Ele ainda ressaltou que empreender não é algo que está associado à mera ideia de ter um negócio.
Cortella aproveitou a oportunidade para incentivar alunos e professores a se tornarem pessoas melhores a cada dia e salientou a importância de demonstrar atitude e ambição. “Fazer o possível é algo óbvio. É o que se espera de você. Sempre dê o seu melhor. Torne-se o melhor”, acrescentou.
Quem acompanhou a transmissão também conferiu as apresentações feitas pelos empreendedores Dante Freitas e Renan Hannouche, fundadores do laboratório de inovação e impacto social Gravidade Zero. A dupla falou sobre criatividade, autenticidade e a importância do aprendizado a estudantes do ensino médio, fundamental fase 2, profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O grupo de teatro Barracão EnCena encerrou a transmissão com o espetáculo Entre Risos e Improvisos, destinado a estudantes das séries iniciais do ensino fundamental. Eles abordaram a importância do comprometimento no cenário atual das escolas e ainda as novas formas de continuar estudando a distância.
A professora Vera Lúcia Alves Martins, do Caic Unesco, em São Sebastião, acompanhou a transmissão do evento e lembrou do início da pandemia, época em que, segundo ela, os professores inicialmente se sentiram reféns da situação e imediatamente tiveram de se adaptar, encontrando maneiras para continuar engajando os estudantes a distância. Vera Lúcia aprovou a realização da iniciativa e acredita que a partir dos conhecimentos compartilhados, ficará ainda mais fácil superar novos desafios. “O diálogo de cada palestrante foi bem próximo da realidade e me levou a refletir, a ver os acontecimentos de uma forma mais leve. Foi uma iniciativa bem legal para o momento que estamos vivendo”, completou ela.
A gincana
A Se Liga na Escola será realizada no âmbito do Projeto Empreendedor do Futuro, desenvolvido pelo Sebrae do DF com o objetivo de despertar, em estudantes, o comportamento e a mentalidade empreendedora. O objetivo da iniciativa é estabelecer um cenário de disputa saudável, em que serão empregados recursos lúdicos a fim de estimular o aprendizado e a maior integração entre professores, estudantes e a comunidade escolar de uma forma divertida. Desse modo, espera-se também afastar uma preocupação que foi acentuada com o avanço da pandemia, a evasão escolar, e ainda, reforçar o papel do professor como agente de transformação individual e coletiva.
O encerramento da gincana será no dia 5 de dezembro, com a entrega de premiações às escolas mais bem avaliadas.
Para mais informações, acesse a página da iniciativa na internet: www.seliganaescola.com.br.
-
Informações para a imprensa
Paulo César Gusmão Gomes
Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação
Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: [email protected]
Christiane de Souza Gnone
Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400
e-mail: [email protected]
.png)
