ASN DF
Compartilhe

Encontro orienta sobre o Prêmio Sebrae DF Cidade Empreendedora

Iniciativa também serviu para inspirar servidores das Administrações Regionais do DF e de Agentes de Desenvolvimento Territorial
Por Redação
ASN DF
Compartilhe

O Sebrae no Distrito Federal promoveu nesta terça-feira, 29 de setembro, o 1º Encontro de Orientação ao Prêmio Sebrae DF Cidade Empreendedora. A iniciativa ocorreu de forma virtual e contou com a participação de servidores das 33 Administrações Regionais do DF e de Agentes de Desenvolvimento Territorial (ADTs).

Além de apresentar o regulamento da premiação, o encontro serviu como fonte de inspiração para os participantes desenvolverem projetos que promovam condições favoráveis ao empreendedorismo e ao desenvolvimento dos pequenos negócios como força motriz para a distribuição de renda e geração de empregos. “O Sebrae fomenta o empreendedorismo apresentando exemplos. Em nossas atividades, sempre priorizamos dar destaque para cases de sucesso, iniciativas que foram bem desenvolvidas ou que estão sendo bem amadurecidas, para estimular novos projetos e troca de boas práticas. Proporcionar isso a vocês, que atuam nas Administrações Regionais, conhecem bem a realidade local e são referências para centenas de pessoas, é uma maneira de construir um Distrito Federal cada vez melhor, que dará orgulho ao restante do país”, disse o superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, na abertura do evento.

A diretora técnica da instituição e secretária executiva do Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Distrito Federal (CPPPGG/DF), Rose Rainha, também participou da transmissão. Ela ressaltou a atenção do governo local com as micro e pequenas empresas e lembrou que “o governador Ibaneis Rocha sempre acreditou na força do empreendedorismo e do pequeno empreendedor”.

O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, compartilhou a mesma opinião e disse que os governos atuais entendem com clareza a importância de medidas vigorosas para impulsionar o empreendedorismo e a atividade econômica. Ele ainda afirmou que o DF é uma vitrine para as demais unidades da federação e citou exemplos. “Há alguns anos o Distrito Federal era um dos piores lugares para se abrir uma empresa. Essa realidade foi alterada em pouco tempo e hoje, incrivelmente, o DF ocupa o primeiro lugar. Também não faltam incentivos para a formalização de Microempreendedores Individuais (MEIs) e para a participação em compras públicas”, observou Quick.

Na sequência, os participantes puderam acompanhar a palestra Municípios Empreendedores e Desenvolvimento Local, apresentada pelo ex-presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto. Ele iniciou sua exposição fazendo uma análise do cenário de incertezas imposto pela pandemia de coronavírus e ressaltou que o momento tem desafiado não apenas os donos de empresas, mas, sobretudo, os gestores públicos. “Alguns cenários vinham sendo tratados como tendências e, com a chegada da pandemia, nos últimos cinco, seis meses, ganharam a velocidade de uma Ferrari. Foi preciso uma rápida adaptação de nossa parte”, analisou.

Barreto também comentou sobre a diferença de se empreender por necessidade e por oportunidade; apresentou um panorama atualizado dos pequenos negócios no DF; estimulou os participantes a explorar nichos e a serem inovadores. Ele exibiu cases de sucesso, como o projeto Encadeamento Produtivo, uma estratégia do Sebrae para promover a inserção competitiva e a melhoria do desempenho dos pequenos negócios nas cadeias de valor de grandes empresas, e o Movimento Compre do Pequeno Negócio, iniciativa para ajudar a priorizar, incentivar e fortalecer os pequenos negócios.

Os servidores ainda foram incentivados a pesquisar políticas de desenvolvimento territorial já existentes, a compreender mais sobre o cooperativismo, a economia solidária e a conhecer melhor o local em que vivem e trabalham. “Todo gestor público precisa conhecer o seu território e buscar por ferramentas que o auxiliem nessa missão”, concluiu.

Prêmio Sebrae DF Cidade Empreendedora

A premiação foi anunciada no final do mês de agosto e reconhecerá o trabalho de administradores e lideranças locais em favor dos empreendedores e pequenos empresários do Distrito Federal. O prêmio será realizado no âmbito do projeto Cidade Empreendedora e permitirá a participação em missão técnica para conhecer experiência exitosa de cidade transformada por uma gestão pública orientada a políticas de estímulo ao empreendedorismo, inovação e pequenos negócios.

Antes de inscrever seus projetos, as Administrações Regionais participarão de oficinas oferecidas pelo Sebrae no DF. Depois disso, surgirão ideias que poderão ser inscritas em até três categorias: desenvolvimento territorial, empreendedorismo jovem e inclusão produtiva. É obrigatório que o projeto trate de algo que ainda não exista e que tenha tempo de execução definido e recursos detalhados (pessoas, ferramentas etc).

As ideias mais bem avaliadas em cada uma das categorias serão reconhecidas com um certificado e também um troféu aos finalistas de cada categoria.

Já a administração que melhor pontuar entre todas as concorrentes participará da missão técnica internacional do Sebrae para conhecer melhores práticas e novas oportunidades, trazendo-as para o DF e melhorando o nosso ambiente de negócios.

O regulamento completo da premiação está disponível na página do Sebrae na internet. Informações e dúvidas podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected]

-

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: [email protected]                             

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: [email protected]

-

  • Cidade Empreendedora;Desenvolvimento Territorial;Empreendedorismo;Prêmio Sebrae DF Cidade Empreendedora;Sebrae no DF;