Em um mundo onde a internet está cada vez mais presente, as redes sociais se tornaram grandes aliadas para os produtores rurais. Whatsapp, Instagram e Facebook são algumas das ferramentas mais utilizadas pelo segmento rural para se conectar com os clientes na cidade e concretizar vendas, principalmente durante a pandemia. A última pesquisa sobre Tecnologia da Informação do Agronegócio, realizada pelo Sebrae em 2017, apontou que 78,3% dos produtores rurais do DF já usavam internet no celular para questões relacionadas ao seu negócio rural.
As medidas de combate ao novo coronavírus impactaram todos os segmentos de negócio, trazendo novas necessidades de adaptação. No DF, grande parte dos produtores de hortaliça tinham como fonte de renda principal as vendas em feiras e tiveram suas rotinas impactadas por conta do isolamento social e a restrições geradas pela pandemia. As redes sociais, com destaque para o Whatsapp, são hoje a alternativa encontrada pelos produtores rurais para continuar divulgando seu trabalho e vender por delivery, respeitando as normas de segurança e saúde. “O Whatsapp e o Instagram são as ferramentas que prevalecem, principalmente porque nos organizamos por grupos”, explica Éber Diniz, produtor rural de orgânicos.
Além de viabilizar vendas, as redes sociais possibilitam que os empreendedores rurais encontrem informações atualizadas sobre o mercado em que atuam, as tecnologias e as boas práticas para o segmento. Essa conexão é importante para a troca de experiências com outros produtores, que podem compartilhar soluções para o enfrentamento do novo coronavírus.
Apoio para o segmento rural no DF
As redes sociais também permitem que os empreendedores tenham acesso a orientações importantes. Para fornecer informações técnicas, estimular a troca de experiências e a promoção de network em variados segmentos de empreendedorismo, o Sebrae no DF criou grupos de Whatsapp para apoiar os clientes neste momento de crise.
O segmento rural tem um grupo específico, criado para orientar os produtores e compartilhar informações sobre tudo que engloba a temática de empreendedorismo, desde mercado, finanças, planejamento e gestão, trazendo conteúdo confiável e orientando os empreendedores.
Atualmente, o grupo é composto por produtores rurais do DF e entorno – que trabalham com variados segmentos desde horticultura, piscicultura e orgânicos – e por empresários, consultores e técnicos que atuam no segmento rural. “Uma das coisas mais importantes que o grupo traz é a interação, você conhece fornecedores, soluções que outros produtores compartilham e é muito proveitoso”, explica Éber, que participa do grupo do segmento.
Além disso, o grupo aproxima os produtores das soluções oferecidas pelo Sebrae no DF, como as consultorias online gratuitas. No grupo, os empreendedores podem conhecer todas as oportunidades oferecidas, que podem ajudar o seu negócio nesse momento de grandes desafios. O acesso as soluções, consultorias online e aos grupos de Whatsapp do Sebrae no DF estão disponíveis gratuitamente em www.lojasebraedf.com.br.
Informações para a imprensa
Paulo César Gusmão Gomes
Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação
Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: [email protected]
Christiane de Souza Gnone
Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400
e-mail: [email protected]

