O sucesso profissional ou de um negócio bem-sucedido depende de muitos fatores e, entre eles, está amar o que se faz. Para os empreendedores Tiago Liporoni e Violeta Bucar, da HLOS, esse conceito faz todo o sentido, pois além do amor pela atividade profissional, eles ainda se sentem felizes por trabalharem ao lado de quem amam.
Eles se conhecem desde a adolescência e casados há 17 anos. Em 2018 decidiram criar a HLOS – High Level Of Style, uma marca brasiliense de slow fashion, que possui um portfólio variado, incluindo uma linha de bolsas e carteiras feitas à mão em couro exótico de peixe pirarucu, python e em couro bovino, além de sandálias, semijoias e óculos de sol.
A empresária Violeta Bucar, que por muitos anos atuou como modelo e jornalista especializada em moda, conta que a HLOS – nome que na tradução literal do inglês é “alto nível de estilo” – nasceu depois que ela percebeu a necessidade de trazer para o mercado nacional as tendências vistas nas passarelas internacionais, com o foco em produtos de alto nível e sustentáveis.
“Sempre estudei e trabalhei com moda e tinha essa vontade de ter uma marca e, junto com o Tiago, criei a HLOS, trabalhando inicialmente com e-commerce e depois mais fortemente com as redes sociais e showroom, que abrimos no nosso apartamento”, disse.
A marca segue o conceito da moda sustentável que, em todas as suas etapas, preza pelo respeito ao meio ambiente e à sociedade, valorizando as pessoas envolvidas na produção e incentivando o consumo consciente.
“Nosso carro-chefe é a bolsa de couro de peixe de pirarucu, da bacia do Rio Amazonas, que hoje também é encontrado em criatórios. É um produto genuinamente brasileiro, que é usado na indústria da moda há menos de 20 anos e que passou a ser muito admirado. Até então, se aproveitava a carne do peixe e a pele virava lixo. Mas com o investimento em tecnologia para uso desse couro, temos um produto sustentável e que, em sua produção, ainda ajuda na renda das famílias ribeirinhas”, destaca a empresária, ao lado do marido Tiago.
As bolsas HLOS são feitas à mão de forma artesanal, utilizando o couro como matéria-prima, e recebem nomes de algumas metrópoles do mundo, como Mônaco, Nice, Roma, de acordo com o design, material e formato. “Cada bolsa se torna única, pois não existem couros iguais, e o formato e tamanho das escamas do couro do pirarucu variam conforme com o tamanho do peixe”, explica.
As peles do pirarucu utilizadas nas bolsas HLOS são subprodutos da indústria pesqueira e vêm de criatórios regulamentados ou de programas de manejo sustentado e controlado. A preservação dos recursos naturais é garantida, e toda a pesca é controlada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis-IBAMA.
O tingimento do couro usado nas bolsas HLOS é feito de forma orgânica e artesanal, utilizando insumos isentos de metais pesados, especialmente o cromo. Isso garante um couro com maior maciez, durabilidade e cores mais vivas e intensas.
A empresária conta que empreender com o marido foi uma opção natural, mas também desafiadora, devido a lançar uma marca própria em um mercado tão concorrido.
“O Tiago já teve outras empresas, e resolvemos aliar a experiência dele na área administrativa com a minha nessa parte criativa. Mas por trabalharmos juntos, 24 horas, um do lado do outro, as funções se misturam, e um sempre está dando suporte ao outro. Tudo isso ajuda, pois nesse desafio de criar a própria marca, e não só trabalhar com a venda de marcas já conhecidas, que é algo mais simples, é importante ter esse suporte, para acreditar no negócio, trabalhar e seguir em frente”, resume Violeta.
Parceria com o Sebrae
Os primeiros passos da HLOS, conta Violeta Bucar, não foram dados nas passarelas da moda e sim, a partir de um aprendizado e capacitação constante sobre empreendedorismo e gestão dos negócios dos idealizadores da marca junto ao Sebrae no DF.
“Antes mesmo da empresa nascer, o Sebrae já fazia parte do negócio. Foi através do Sebrae que recebemos a orientação para registrar a marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e também tivemos consultoria de planejamento financeiro, entre outras orientações importantes para trilharmos esse caminho”, destaca a empresária.
Recentemente, o casal participou do LabDay Moda, promovido pelo Sebrae no DF, uma exposição de startups que demonstram ações e experiências sensoriais e práticas para a inovação dos negócios de moda.
“Foi muito bom e sempre estamos vendo o que tem de conteúdo, como podemos aplicar ao nosso negócio e inovar, pois temos planos de crescer, de levar nossos produtos para fora do Brasil”, vislumbra Violeta.
E, ao que tudo indica, essa realidade está muito próxima de acontecer.
Serviço:
Instagram – HLOS
https://www.instagram.com/highlevelofstyle/
Site
Telefone
(61) 99287-5340