ASN DF Atualização
Compartilhe

Superintendente do Sebrae no DF é a nova diretora técnica da Abase

A Abase age em conjunto com o Sebrae Nacional no apoio ao segmento das micro e pequenas empresas no Brasil
Por Sabrina Brito| AIs. Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Foi realizada na última quarta-feira (21) a cerimônia oficial de posse da nova diretoria da Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais (Abase). O evento ocorreu no Restaurante Nau Frutos do Mar, em Brasília.

A diretoria eleita da Abase foi apresentada, tendo como diretora técnica a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha. O presidente é o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara; no cargo de vice-presidência, o diretor superintendente do Sebrae/AL, Vinicius Lages; como diretor financeiro foi eleito o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/TO, Jarbas Luis Meurer; e a diretoria de Relações Institucionais está sob a coordenação do superintendente do Sebrae/PA, Rubens Costa Magno. A diretoria da Abase para o biênio 2023/2025 foi eleita no dia 08 de maio em Florianópolis.

Em seu pronunciamento, Rose Rainha afirmou que assumir a diretoria técnica da Associação representa uma grande responsabilidade, já que se trata de levar adiante pautas de interesse de todo Sistema Sebrae.

Visamos um trabalho em conjunto com os diretores para dar solução às demandas específicas de cada estado, sempre pensando nos desafios coletivos e em como podemos ajudar a manter as das micro e pequenas empresas deste país crescendo de forma sustentável”, destacou.

O novo presidente, Anacleto Ortigara, garantiu serem boas as perspectivas e que este será um período de muitos desafios. “Temos um projeto afinado com a agenda do Sebrae Nacional, portanto, a mobilização da Abase é no sentido de integrar todos para um único propósito, atendendo bem as microempresas em todo o Brasil”, frisou.

Ortigara destacou ainda a relação com o Sebrae Nacional, cujo objetivo é atuar na busca de soluções imediatas e também no âmbito do Conselho Deliberativo, onde as matérias tramitam.

Vamos dar atenção aos estados e trabalharemos em função disso, cumprindo nossa missão. E ressalto que não podemos somente cumprir uma missão entendendo que é uma tarefa, mas sim, trata-se de uma permanente atuação, em que serão feitas interlocuções sempre que necessário para garantir o interesse entre o estado, Sebrae Nacional e o próprio Conselho Deliberativo”, disse.

O que vem pela frente

Entre as pautas prioritárias da Associação para esse novo mandato, o destaque é para as áreas de segurança cibernética e criação de programas nacionais. O novo presidente citou a importância da capacitação técnica e de ações de maior duração e alcance em parceria com a Universidade Corporativa, visando o fortalecimento da produtividade interna dos Sebraes, no âmbito da revisão de processos e eficiência operacional. Também a revisão das ofertas e soluções para os clientes e, ainda, uma possível “Semana Nacional da Produtividade”.

Balanço da última gestão

O ex-presidente da Abase, Cláudio Mendonça, revelou que o último mandato ficou marcado pela união dos diretores e pelas conquistas, como o aumento de recursos enviados para os estados e de divulgação do Sebrae

Esses avanços somente foram possíveis por meio da articulação entre os diretores como um todo. Entre as conquistas, destaco o apoio dos ministros do STF em manter os recursos do Sistema Sebrae”, apontou.

O Sebrae no Brasil

Dados apontam que 99% dos CNPJs das organizações empresariais do Brasil, sendo os MEIs e aqueles que estão no Simples Nacional, representam 85% da empregabilidade líquida oferecida no país.

O Sebrae representa a maioria da cultura e do desejo dos brasileiros que querem ser empreendedores (60% deles). A Abase, por sua vez, é a sinergia que respeita a cultura e as vocações regionais. No todo, alcançamos quase três mil municípios que estão tocando os instrumentos econômicos do país. São os ‘pequenos’. Damos a eles melhores oportunidades e condições de vida. Esse é o protagonismo da Abase junto ao Sebrae Nacional”, apontou o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Ainda segundo o presidente, o Brasil assiste atualmente o crescimento do PIB, somando a esse resultado 700 mil brasileiros em novos empregos, atingindo um patamar de 43 milhões.