ASN DF Atualização
Compartilhe

LabDay: Cidades inteligentes e desafios da gastronomia no DF

Nesta 8ª edição, evento aproximou empresários de negócios e startups que apresentam soluções inovadoras para o segmento
Por Deividi Lira | AIs. Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Empresários do segmento da gastronomia puderam conhecer startups e negócios que têm a inovação como base de suas soluções na 8ª edição do LabDay. Promovido pelo Sebrae no DF, o tema foi “Repensando a Gastronomia em Cidades Inteligentes”.

A nossa ideia é trazer conexões entre as startups e negócios tradicionais. Acreditamos que a inovação precisa ser compartilhada. O Sebrae no DF está à disposição de vocês para apresentar soluções inovadoras para os seus negócios, por meio de consultorias, capacitações e outras ações”, afirmou o gerente de Negócios em Redes do Sebrae no DF, Carlos Cardoso.

Responsável pela palestra da noite, o COO Loor da Venture Capital e diretor executivo da Brasil Startups, Carlos Victor Mendes, apresentou ao público o conceito de cidades inteligentes e as principais dificuldades do setor de gastronomia no Distrito Federal.

Eles [empresários] precisam reduzir custos, precisam aprender a trabalhar com um novo público que está surgindo no Distrito Federal e precisam entender como podem utilizar as novas tecnologias que estão surgindo para reter clientes, para melhorar o processo de produção e a qualidade dos alimentos, independentemente do tamanho do negócio”, avalia Mendes.

Além do Sebrae no DF, 12 empresas e startups expuseram soluções no LabDay, que podem fazer diferença no setor da gastronomia. A Feira.Casa, por exemplo, é uma startup que opera por meio de marketplace e divulga os produtos dos feirantes em barraquinhas virtuais, gerando a inclusão social e digital para o setor.

Quando unimos consumidores, como a dona de casa e restaurantes, temos a oportunidade de comercializar produtos através de uma feirinha online humanizada. Cada barraquinha se torna um e-commerce, facilitando o acesso da feira da semana pelo digital. Lá tem de tudo, dicas de hortifrutis, manuseio e chefs”, explicou a fundadora da empresa, Priscilla C. Belo da Silva.

Agora, você consumidor, imagine encontrar restaurantes e cafeterias em Brasília que oferecem até 80% de desconto em alimentos excedentes todos os dias?! É possível. O aplicativo Food Flow conecta as pessoas a esses locais.

A plataforma tem o objetivo de diminuir o desperdício de comida que ocorre nos restaurantes, cafeterias, padarias e supermercados. Esses locais disponibilizam os pratos ou alimentos que eles querem proporcionar um desconto maior, que pode variar de 50% a 80%. A ideia é que a gente consiga ter um ambiente, uma sociedade mais sustentável e com menos desperdício, e que as pessoas consigam consumir bons alimentos a baixo custo”, detalhou o representante comercial da marca, Bryan Horsth.

O LabDay também abriu espaço para pequenos negócios, para quem está começando agora. A partir da doença da mãe (intolerância ao glúten), a estudante de Nutrição Marina de Carvalho Bueno criou uma linha de produtos sem glúten. Para agregar valor aos produtos, Marina está sendo acompanhada pelo Sebrae no DF por meio de consultorias.

Como eu fazia bastante esses produtos sem glúten na minha casa, comecei a pensar em tornar isso um negócio. E deu certo!”, celebra a universitária.

A programação contou, ainda, com a realização de pitchs com os expositores e sorteio de brindes feito pela superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha.

O 9º LabDay vai ocorrer no dia 26 de setembro e o tema será Turismo. Marque na sua agenda!