O Ginásio de Esporte de Sobradinho sediou e recebeu mais de 4.000 estudantes nessa quarta-feira (13), onde ocorreu a etapa regional do 12º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal, uma iniciativa que tem como objetivo promover e difundir a cultura científica mediante estímulos à divulgação científica, tecnológica, empreendedora e cultural. Parceiro no apoio à realização do evento, o Sebrae no DF disponibilizou um espaço com oficina de criatividade com uso das canetas 3D, futebol de robôs e orientações sobre educação empreendedora.
Após meses de preparo e estudo, os professores e estudantes estavam empenhados em mostrar os trabalhos científicos para os visitantes. A coordenadora de Políticas Públicas do Sebrae no DF e gestora do projeto Educação Empreendedora, Ana Emília de Andrade, foi uma das convidadas para a banca de avaliação dos projetos.
“Essa parceria só foi possível devido ao relacionamento que o Agente Local de Inovação (ALI) tem junto à Coordenação Regional de Ensino e escolas de Sobradinho. Por isso, o Sebrae no DF abraça essa iniciativa com o intuito de contribuir para a inovação e o fomento do empreendedorismo dos educandos”, afirmou a gestora.

Para Ana Emília, eventos como este agregam valores educacionais e ajudam a despertar outras habilidades, como o trabalho em equipe, a criatividade e o empreendedorismo. “No Espaço do Sebrae no DF, os estudantes puderam criar acessórios com o uso das canetas 3D e jogar futebol com robôs, que são atividades que estimulam a coordenação motora, a criatividade, a competitividade e a inovação. Também é uma oportunidade para divulgarmos o Sebrae Inova 2023, grande evento marcado para acontecer nos dias 5, 6 e 7 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães”, comentou.
O coordenador Regional de Ensino de Sobradinho, Ozelb Freitas Cardozo, destacou a parceria com o Sebrae no DF. “Foram apresentados 27 trabalhos nessa 12ª edição do circuito e o Sebrae no DF é um parceiro essencial neste processo de desenvolvimento de novas habilidades e vocações junto aos nossos estudantes”, reforçou Ozelb.
De acordo com o coordenador intermediário da Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho, Nicholas Allisson Cavalcante, o circuito de ciências é importante porque extrapola a sala de aula. “É uma oportunidade única de divulgação dos trabalhos científicos dos alunos por meio de um mecanismo que vai além da sala de aula. Durante a elaboração de projetos, os estudantes têm uma perspectiva de vida acadêmica e da importância do embasamento na produção científica, além de terem um olhar para a resolução de problemas sociais, da comunidade escolar e da comunidade onde vivem”, concluiu Nicholas.
O estudante Daniel Vieira, do Centro de Ensino Fundamental 04 de Sobradinho, participou da mostra com o projeto “Energético te dá Asas?, que surgiu após uma experiência de vida dele. “Comprei algumas latas de energéticos, coloquei na mochila e fui para escola. Meus colegas começaram a fazer vários questionamentos. Adolescente pode ingerir? Faz mal? Oferece energia? Então, montamos o grupo e realizamos o estudo sobre o risco dos energéticos para a saúde”, explicou ele.
Os três primeiros colocados, avaliados por uma banca de análise dos projetos, serão classificados automaticamente para a etapa distrital do Circuito de Ciências, que ocorrerá em outubro deste ano.

