Idealizado pelo Sebrae no DF, o 2º Café com Negócios & Conexões foi realizado com a participação de membros do comitê gestor. O evento contou com representantes de Associação de Startups, Sindicatos de TIC, Instituições de Ensino Público e Privado, Instituto de Mulheres e mais organizações do Ecossistema de Inovação. O objetivo deste comitê é unir forças entre os principais protagonistas do Ecossistema e apoiar empreendedores dos segmentos de TIC e Startups.
De acordo com a analista do Sebrae no DF e gestora do SebraeLab, Cláudia Bonifácio, a novidade desta edição foi a mini rodada de negócios e parcerias e a realização de dois painéis. Um deles, chamado de Compra Pública, foi ministrado por Saulo de Omena Michiles, advogado e economista. Com o tema “Nova metodologia para compras de Inovação”, seu principal objetivo foi educar e conscientizar o público acerca dos principais instrumentos jurídicos pelos quais o Poder Público pode comprar inovação.
“Do evento, tive contato com empreendedores que tinham a intenção de vender inovação para o Poder Público e os ajudei a obter conhecimento para fazê-lo“, explicou Saulo.
O segundo painel de negócios foi apresentado por Bruno Monteiro Portela, procurador federal, professor e cofounder da Innovc Edtech. No painel Nova Lei de Licitação, o tema conduzido por Bruno foi “Desafios e Oportunidades dos Marcos Legais de CTI e das Startups”. Com esse painel, o professor apresentou os principais avanços da legislação para o setor, em especial em relação às compras públicas de inovação.
“Consegui dialogar com o empreendedorismo inovador do Distrito Federal. A participação neste evento foi de suma importância para engajar o setor que apresentará soluções inovadoras para o setor público“, narrou Bruno.
Quase 50 empresários participaram da segunda edição. Ricardo Augusto do Nascimento é engenheiro de telecomunicações e definiu o Café com Negócios & Conexões como um evento muito interessante.
“O tema apresentado sobre compras públicas foi muito bem abordado. A Rodada de Negócios é uma atividade fundamental para a geração de conexões e para a identificação de oportunidades. Pretendo continuar a participar nas próximas edições“, disse Ricardo.
Assim como ele, Caio Augusto Aguiar Leal, estudante e diretor de Relacionamentos da Federação das Empresas Juniores do DF, entende que participar do evento foi muito importante, principalmente pela sua formação em ciência política.
“Eu aprendi muito como interagir com o Estado, quando se fala no escopo de inovação, coisas que são novidades, e que não é tão simples colocar num processo burocrático como uma licitação. Realmente, o que me chamou mais a atenção e que mais se destacou, foi a rodada de negócios, de trocar ideia, de ficar numa mesa, receber pessoas de diferentes escopos e de diferentes lugares“, expôs Caio.
O 2˚ Café com Negócios e Conexões foi realizado no SebraeLab, no Parque Tecnológico de Brasília, no dia 5 de setembro.
