ASN DF Atualização
Compartilhe

Lab Day celebra empreendedorismo feminino no Distrito Federal

Empresárias de diversas áreas estiveram reunidas no Sebraelab, para trocarem experiências e aprender sobre uso do TikTok para fazer negócios
Por Jamile Rodrigues | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

No cenário empreendedor, as mulheres desempenham um papel cada vez mais significativo como agentes de transformação, influenciando não apenas o bairro, a cidade e o estado, mas também a sociedade em geral por meio de iniciativas diversas e inovadoras. Na última quarta-feira, 20, o Sebrae no Distrito Federal reconheceu e celebrou a presença feminina no ecossistema de inovação por meio de uma edição especial do Lab Day. O evento reuniu dezenas de empresárias locais, proporcionando um ambiente para troca de experiências e oferecendo insights sobre a utilização do TikTok como ferramenta para impulsionar seus negócios.

A edição do Lab Day dedicada ao empreendedorismo feminino fortalece e valoriza as mulheres do Distrito Federal. Sob o tema “Olhar para si, para o seu negócio e para o futuro”, o evento destacou o empoderamento digital e a inovação como pilares para o sucesso das mulheres no mundo dos negócios.

“Para nós, do Sebrae no DF, é uma alegria muito grande realizar um encontro como esse. O Sebrae tem uma significação enorme na presença de mulheres em todos os seus setores, gerências e departamentos e está disponível para mulheres que buscam no empreendedorismo uma forma de mudar a própria vida. Hoje é um encontro para celebrarmos as conquistas que não param por aqui e, por isso, o Sebrae no DF está disponível para auxiliar todas as mulheres a alavancarem o próprio negócio”, disse Rose Rainha, superintendente do Sebrae no DF.

Diná Ferraz, diretora técnica da instituição, complementou afirmando que a instituição está diuturnamente trabalhando para prestar o melhor serviço para as empreendedoras da região. “Nas narrativas da história humana, encontramos mulheres fortes, que se mantêm de pé apesar de discursos preconceituosos, machistas e incapacitantes. É por essas mulheres, que acreditam na transformação a partir de seus negócios, que o Sebrae no DF está disponível para prestar consultorias, orientações, cursos e treinamentos com a missão de proporcionar espaços efetivos na sociedade”, ponderou a dirigente.

Foto: Focus Produção de Imagem

-

Durante a programação do evento, empresárias puderam aprender como utilizar o TikTok para promover negócios de forma mais eficaz. Beatriz Tolezano, gerente de marketing da plataforma para América Latina, com foco em pequenas e médias empresas, desmistificou alguns conceitos que as pessoas carregam sobre o aplicativo e deu dicas de como o TikTok pode ser muito utilizado para quem quer fomentar as vendas.

“O aplicativo tem tudo a ver com inovação e é poderoso para ajudar empreendedoras de todos os segmentos, perfis e faixas etárias, a alcançar novas audiências e, obviamente, vender mais. Muitas pessoas acham que o TikTok é uma rede social. Mas não é. Em uma rede social, você se conecta com seus amigos e parentes, checando o que postam. No TikTok, você assiste para ter uma experiência e ser entretido com vídeos sobre os mais diversos assuntos. Essa é a diferença entre uma rede social e uma plataforma de vídeo e entretenimento. O nosso algoritmo não é movido pela quantidade de seguidores que você tem e sim pela relevância do conteúdo que você produz e o que assiste”, ponderou Beatriz, que também é líder do projeto TikTok para elas, um programa criado em 2023, com o objetivo de empoderar mulheres a divulgarem seus negócios pelo aplicativo.

“Utilizem a ferramenta para gerar experiências, compartilhar conhecimento e ir além da publicidade tradicional. Mostrem suas personalidades, desenvolvam conteúdos que se conectem com seus públicos e aumentem os lucros”, completou a gerente do aplicativo.

No encontro, empreendedoras apresentaram suas trajetórias e compartilharam suas experiências inspiradoras. Mulheres como Sônia Brandão, CEO do Delasbank – uma fintech que cria soluções inovadoras para beneficiar outras mulheres empreendedoras. Da mesma forma, Celina Bessa, CEO e fundadora do Blase Coworking, um espaço voltado exclusivamente para mulheres, e Fabyola Resende, diretora técnica da Faos Energia, empresa de energia solar fotovoltaica.

Também Patrícia Florencio, fundadora da Drive Delas, que trouxe à tona a importância da segurança feminina no setor de transporte, oferecendo uma alternativa diferenciada aos aplicativos convencionais. ‘‘Meu negócio surgiu de uma dor pessoal, quando eu era motorista de aplicativos. Senti o assédio na pele e resolvi mudar aquela situação. Reuni um grupo de motoristas mulheres interessadas em dirigir apenas para outras. Atualmente somos 14 motoristas atendendo a região de São Sebastião e Jardim Botânico. O Sebrae no DF me encontrou e, com o apoio da entidade, já fiz cursos de marketing, gestão e de relação interpessoal, abrindo portas para novas possibilidades. Agora, a expectativa é desenvolver um aplicativo para levar o Drive Elas para todas as regiões administrativas do DF’’, sintetizou a empreendedora.

Para Kátia Cristina, gestora do Projeto de Empreendedorismo Feminino do Sebrae no DF, unir mulheres que estão em negócios tradicionais a mulheres que lideram startups no DF faz toda a diferença quando o assunto é potencializar os empreendimentos femininos.

‘‘O Sebrae no DF é muito sensível a essa temática pois acreditamos nesse movimento como um indutor não só da economia local, mas de progresso para essas mulheres que buscam por independência financeira e querem ser protagonistas das próprias histórias. Ao oferecer um espaço de networking, troca de experiências e geração de negócios, o Lab Day se consolida como um projeto essencial para o crescimento e o fortalecimento das mulheres empreendedoras da nossa região’’, pontuou.

Quem participou do encontro, pode prestigiar o duo Maria Flor, com as cantoras Hayla Ticiany e Lari Coimbra, interpretando canções de Vanessa da Mata, Marisa Monte, Gal Costa, Cassia Eller, Maria Bethânia e demais intérpretes brasileiras.

Além disso, gestoras estaduais do programa Sebrae Delas marcaram presença no Lab Day para conhecer as boas práticas que estão sendo implementadas pelo Sebrae no DF para valorizar a jornada feminina no empreendedorismo na capital federal.

  • Lab day; Sebrae no DF; Empreendedorismo; Empreendedorismo feminino;