ASN DF Atualização
Compartilhe

Semana do MEI promove mais de 4,5 mil atendimentos no DF

Micro e pequenos empreendedores também lotaram as salas de capacitação e participaram de palestras e oficinas ofertadas pelo Sebrae no DF
Por Talita Mota | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

O Espaço do Empreendedor, estrutura montada ao lado da Feira Central de Ceilândia pelo Sebrae no Distrito Federal, voltou a receber centenas de pessoas na sexta-feira, 24 maio, dia em que foi encerrada a Semana do MEI 2024. Quem passou pelo local contribuiu para que a instituição conseguisse, com apoio de instituições parcerias, atender a um total 4.691 pessoas, sendo 3.592 donos de pequenos empreendimentos com atuação no território brasiliense. Os atendimentos aconteceram de forma presencial e remota e foram iniciado o dia 20 de maio.

A Semana do MEI é uma iniciativa destinada a apoiar Microempreendedores Individuais (MEIs) e estimular a abertura e a regularização de pequenos empreendimentos. Realizada de maneira simultânea pelo Sistema Sebrae em todo o país, está edição apresentou uma programação híbrida e totalmente gratuita. No DF foram realizados atendimentos e capacitações em temas relevantes para a rotina de um empreendedor e, ainda, oficinas técnicas voltadas para o segmento de beleza e bem-estar da capital federal.

Enquanto os atendimentos eram realizados por técnicos, consultores e representantes de instituições parceiras do Sebrae no DF, duas salas estavam completamente lotadas e com atividades voltadas para a capacitação do público. Um dos espaços foi palco para a disseminação de conteúdos sobre atendimento ao cliente, precificação, redes sociais e acesso ao crédito. Ao todo, foram promovidas 34 atividades de capacitações de forma presencial em Ceilândia, mobilizando um total de 1059 indivíduos.

Foto: Focus Produção de Imagem

Presente a uma das capacitações, a empreendedora Renata Rodrigues elogiou a organização da estrutura aa Semana do MEI e a possibilidade de agregar novos conhecimento com especialista do Sebrae. “Olhei atentamente a programação das palestras e reservei um espaço a agenda para participar da que eu mais precisava. Preciso melhorar minha presença digital e a presença do Sebrae aqui na Ceilândia foi uma oportunidade para iniciar esse processo dentro da minha ideia de negócio”, comentou.

Após participar da capacitação, a empreendedora deixou o espaço com uma compreensão mais profunda sobre a importância das redes sociais na promoção de produtos e serviços, bem como no impulso ao crescimento dos negócios. Ela observou, ainda, que a consultora credenciada à instituição destacou as mudanças significativas no cenário das comunicações e técnicas de vendas, ressaltando a facilidade de estar presente no ambiente digital e o caminho claro para alcançar o sucesso.

Já o segundo ambiente ofereceu oficinas técnica voltada para empreendedores e interessados em consolidar um negócio no segmento de beleza do Distrito Federal, que reúne, atualmente, mais de 70 mil profissionais, dos quais 37 mil são formalizados, e movimenta cerca de R$ 1,2 bilhão por ano.

Os participantes puderem compreender e aperfeiçoar habilidades em design de sobrancelha, extensão de cílios, tatuagem, micropigmentação de lábios e terapia capilar. Atualmente, a região administrativa da Ceilândia possui mais de 1.400 empreendedores na área da beleza.

Segundo a analista e gestora do segmento da beleza do Sebrae no DF, Karyne Costa, o desenvolvimento técnico e comportamental são pilares fundamentais para o progresso contínuo de quem empreende no segmento. “Queremos que essas empresárias e interessadas aqui presentes conheçam as oportunidades, as tendências do mercado, que entendam que o Sebrae é um grande parceiro neste processo. Nosso sonho é que o setor da beleza se qualifique e se prepare ainda mais”, pontuou.

Há 15 anos como dona de um salão de beleza na região, Lwenne Leandro reservou um momento em sua agenda para participar da ação e estabelecer contatos. “Além de resolver questões da minha empresa, aqui consegui fazer parcerias para aplicar já em curto prazo”, contou.

A Semana do MEI chegou à sua 15ª edição em 2024. A realização permitiu, além das capacitações, atendimentos para formalização de novos negócios, emissão de documentos, boletos e certidões negativas de débitos, além de orientação para emissão de notas fiscais. Houve também informações sobre as consultorias disponibilizadas pelo Sebrae no Distrito Federal, com o objetivo de aprimorar a gestão dos empreendimentos locais.

Atendimentos em maio

Somada com a semana do MEI, apenas e, maio, o Sebrae no DF realizou um total de 13.576 atendimentos de Microempreendedores Individuais, demonstrando um forte apoio e engajamento junto a esse segmento empreendedor. Além disso, foram realizadas 45 capacitações durante o mesmo período, que contaram com a participação de 1.321 interessados e evidenciaram o compromisso do Sebrae em promover o desenvolvimento e a capacitação dos empreendedores locais.

-

  • Semana do MEI; Empreendedorismo; Ceilândia