ASN DF Atualização
Compartilhe

Sebrae orienta empresários sobre crédito durante a Caravana da Sudeco

Iniciativa foi realizada em Ceilândia, nas instalações da Casa do Cantador
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Planejada por Oscar Niemeyer para ser um ponto de encontro dos admiradores da cultura popular brasileira, a Casa do Cantador, em Ceilândia, recebeu nos dias 3 e 4 de julho a Caravana da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste). A realização contou com apoio do Sebrae no Distrito Federal e ofertou atendimentos com orientações e informações sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), entre outros fundos de financiamento.

A caravana foi idealizada com o objetivo de abordar temas relacionados aos fundos de financiamento, oferecendo, por onde passa, orientações sobre como acessar crédito para micro e pequenos empreendedores, bem como para micro e pequenas empresas. Além disso, durante as caravanas realizadas em 2024, foram lançadas pela da Sudeco novas linhas de crédito do FCO, incluindo o FCO Mulheres Empreendedoras, com condições diferenciadas para empresas de menor porte lideradas por mulheres e produtoras rurais, além do FCO Irrigação e o FCO Leite.

Para a superintendente do Sebrae no Distrito Federal, Rose Rainha, a participação da instituição na caravana representa um meio de impulsionar tanto o desenvolvimento econômico quanto o social. Ela destaca a importância da boa gestão financeira como um dos pilares essenciais para o sucesso de qualquer empreendimento e ressalta que o Sebrae atua para proporcionar ao pequeno empreendedor, por meio de palestras, oficinas e outras atividades, uma visão abrangente e detalhada sobre a gestão inteligente de recursos financeiros.

“O Sebrae é uma instituição altamente comprometida com o amadurecimento dos pequenos negócios e o desenvolvimento local. Portanto, participar desta caravana, ao lado de outras instituições igualmente engajadas com o progresso de pequenos empreendedores e com a prosperidade do nosso território, é fundamental para estabelecer uma cultura de planejamento e sustentabilidade econômica, aspecto que assegura um crescimento econômico saudável e sustentável para nossa região”, explica Rose.

-

Foto: Dimmy Falcão | Focus Produção de Imagem

O gerente de Atendimento Personalizado (GAPE) do Sebrae no Distrito Federal, Ricardo Gomes, também lembra a importância do tema crédito para os micro e pequenos empresários e destaca que a caravana tem como propósito disseminar informações sobre o Fundo Constitucional do Centro-Oeste, uma linha de crédito operada por diversas instituições no Distrito Federal. “O FCO oferece recursos com juros subsidiados, com o propósito de impulsionar investimentos em ativos fixos e capital de giro, visando fortalecer a competitividade das micro e pequenas empresas. Portanto, o acesso a informações é essencial para uma gestão de recursos eficaz dos pequenos negócios. Por isso o Sebrae participou ativamente deste evento, realçando a importância de uma gestão financeira sólida para o sucesso empresarial”, pontua Ricardo.

A superintendente da Sudeco, Luciana Barros comemorou a realização de mais uma edição da caravana e observou que as realizações têm atraído e beneficiado os micro e pequenos empresários da região Centro-Oeste. Ela destacou a diversidade de empresas situadas nas regiões administrativas do DF e afirmou que o FCO é como um grande instrumento capaz de mudar vidas e proporcionar oportunidades

A dirigente da autarquia enfatiza que o acesso a crédito diferenciado é fundamental para transformar vidas, saindo da informalidade e impulsionando o desenvolvimento econômico e social dessas comunidades. “O acesso a crédito diferenciado tem o poder de ampliar, modernizar e melhorar as condições de vida das pessoas nas regiões mais distantes, gerando renda e promovendo uma verdadeira transformação. Por onde passamos, estamos testemunhando como o crédito pode impactar positivamente, impulsionando a abertura de novos negócios e a geração de empregos. É uma ponte para o avanço e progresso tão necessários para as comunidades da nossa região”, analisa a superintendente da Sudeco.

Sobre o FCO

O FCO foi estabelecido pela Constituição Federal de 1988 com o propósito de impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região Centro-Oeste. O fundo disponibiliza crédito com taxas de juros baixas e prazos de pagamento prolongados, destinando-se a empresas e produtores rurais que buscam iniciar, expandir ou modernizar suas atividades produtivas.

Empresários e produtores rurais que operam no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul têm a possibilidade de solicitar este tipo de financiamento.