ASN DF
Compartilhe

Enfermeira encontra no empreendedorismo a saída para crise pessoal

Após enfrentar o burnout, Julliana Vidal transformou sua dor em um negócio que capacita profissionais da saúde com prática real e humanidade
Por Carlos Serrão | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

A goiana Julliana Teixeira Nunes Vidal, 41 anos, vem de uma família em que o cuidado com o ser humano sempre esteve presente. Seja nas mulheres de sua casa, todas educadoras, seja na própria trajetória, que começou cedo. Aos 16 anos, ela deixou Morrinhos, no interior de Goiás, para fazer o curso técnico em enfermagem na capital goiana. Pela manhã frequentava a escola e, à tarde, o cursinho pré-vestibular. Foi nesse período que descobriu sua vocação para a área da saúde.

Atualmente, Julliana está à frente da TreineLab, empresa especializada em educação e capacitação de profissionais da saúde com abordagem prática e focada na realidade das unidades de atendimento. O empreendimento emergiu de um período desafiador e, desde setembro, tem expandido sua atuação com uma plataforma digital acessível em todo o Brasil, com o propósito de capacitar profissionais para atuarem de forma mais consciente, tecnicamente preparados e com um olhar humanizado.

Ainda na faculdade de enfermagem, na PUC Goiás, Julliana descobriu suas aptidões para a prática intensivista e para a cardiologia. Depois de formada, passou por hospitais em Goiânia, Brasília e São Paulo, especializando-se em cardiologia, terapia intensiva, controle de infecção e gestão. Sempre comprometida com resultados, pacientes e equipes, acabou assumindo cargos de liderança naturalmente. Mas, em 2022, enfrentou uma crise pessoal que mudou sua vida.

Foto: Tony Winston

Toda a entrega e superação cobraram um preço alto: o diagnóstico de burnout. Ela já não descansava de verdade, mesmo nas férias permanecia disponível, respondendo tudo, preocupada com resultados e com o time. Colocava paciente e equipe em primeiro lugar, mas acabou esquecendo de si mesma. Começou a ter crises de ansiedade e só de pensar em entrar na unidade já passava mal. Ainda assim, resistiu a aceitar ajuda por medo de parecer fraca ou incapaz. Pedir demissão foi uma das decisões mais difíceis de sua vida, mas também uma das mais libertadoras. Com apoio da família, especialmente do esposo, iniciou um processo de cura e reencontro consigo mesma. Aos poucos, a criatividade e a visão voltaram a florescer.

Julliana queria usar toda a bagagem adquirida na área da saúde, mas de um modo diferente. Buscou apoio no Sebrae no Distrito Federal para entender melhor o mercado e encontrou acolhimento. “Os consultores não fazem por você, eles fazem com você”, conta. A orientação foi a de abrir um CNPJ e voltar para estruturar a ideia. Em uma semana, tudo estava pronto, e assim nasceu a primeira versão de seu negócio de treinamentos. Com o amadurecimento da proposta e a entrada do sócio Paulo Miguel, um engenheiro que já tinha uma empresa na área de tecnologia hospitalar, surgiu a TreineLab.

A empresa oferece cursos presenciais e online com foco prático, imersivo e ministrados por profissionais que atuam no dia a dia dos hospitais, clínicas e unidades complexas. A proposta busca suprir lacunas deixadas pelas graduações tradicionais, que nem sempre preparam para as situações reais do atendimento – algo que também onera empresas de saúde. “Mais do que ensinar, queremos formar profissionais conscientes, técnicos e humanos”, afirma Julliana.

Foto: Tony Winston

Para a empreendedora, a TreineLab representa um símbolo de superação. “Minha história pode inspirar outras mulheres que vivem essa pressão silenciosa, essa autocobrança que nos leva ao limite. É possível recomeçar, se reinventar e empreender com propósito, equilíbrio e amor pelo que se faz”, diz.

Hoje, Julliana vê a empresa como a materialização de seu próprio processo de cura. “Mais do que uma empresa, a TreineLab representa meu recomeço. É o cuidado com quem cuida. Um projeto construído com alma, propósito e conexão. O nascimento da empresa foi também o meu renascimento como mulher, mãe, profissional e empreendedora”, conclui.

Serviço – TreineLab |Educação para profissionais da saúde

WhatsApp: (61) 9 9871-0186

Redes sociais: @treinelab

Contato: [email protected]

-

  • Caso de Sucesso
  • Empreendedorismo