A sede do Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal (Sinfor/DF), no Setor Comercial Norte, recebeu no dia 4 de setembro representantes de instituições que integram o ecossistema de inovação do Distrito Federal para a 22ª edição do Café com Negócios & Conexões. Durante o encontro, instituições e líderes do ecossistema de inovação intensificaram os debates para traçar estratégias de fomento a empreendedores, startups e pequenas indústrias que têm como foco criar soluções inovadoras para diversos fins.
O evento ocorreu pela quarta vez consecutiva fora das instalações do Sebraelab, espaço de estímulo à criatividade e à inovação que está localizado no Parque Tecnológico de Brasília, o BioTIC. Essa ação itinerante busca integrar e promover a cooperação entre os diversos segmentos do ecossistema de inovação.
Carlos Jacobino, presidente do Sinfor/DF e anfitrião da edição, abriu a programação destacando a relevância do evento e o impacto das reuniões mensais do grupo no cenário distrital. “O Café com Negócios & Conexões é uma oportunidade que o Sinfor tem, assim como outras instituições, de trocar experiências e gerar sinergias com potencial para se transformar em projetos concretos. É uma ação com potencial de ampliar as redes de relacionamento, onde os empresários e demais agentes do ecossistema de inovação tem para acessar editais e fomentar colaborações em inovação e desenvolvimento tecnológico”, pontuou o dirigente.

A programação do encontro seguiu com apresentações feitas por atores do ecossistema de inovação distrital. Posteriormente, acompanharam e colaboraram nas discussões sobre a reestruturação do ecossistema de inovação do DF, tema recorrente nas edições anteriores do Café com Negócios & Conexões. A condução ficou novamente a cargo da consultora Adelle Nogueira, que há dois meses integra o evento e orienta o projeto de reestruturação do ecossistema de inovação local, pautado na Metodologia ELI (Ecossistemas Locais de Inovação) do Sebrae Nacional.
A metodologia busca mapear, analisar e intervir em ecossistemas de inovação, visando fortalecer o desenvolvimento econômico e social de uma região. Ela identifica atores-chave, recursos e pontos de melhoria, fornecendo subsídios para a construção de planos de ação que promovam a inovação de forma integrada.

Adelle Nogueira relembrou o avanço do encontro de agosto, quando compartilhou com os participantes do Café com Negócios & Conexões a notícia de que o ecossistema do DF já estava em fase de desenvolvimento, e não mais em estruturação. A consultora também informou que o foco das ações se voltaria para a definição de novas estratégias para cada vertente que compõe o ecossistema. O objetivo é revisar as estratégias existentes e determinar novas diretrizes para que, na próxima edição do encontro, seja possível apresentar um nível de maturidade final, e não mais parcial.
Na edição deste mês, com os trabalhos mais avançados, Adelle comunicou que um total de 66 instituições foram entrevistadas e que o nível de maturidade final do ecossistema aumentou, mas ainda se encontra em um patamar que indica que o ecossistema distrital segue em desenvolvimento.
“O ecossistema local de inovação vive um momento importante de reestruturação da governança. Apesar dos avanços significativos na aproximação dos atores e na criação de iniciativas conjuntas, desafios persistem para fortalecer a colaboração e ampliar os resultados coletivos. Esta fase exige diálogo constante, visão de longo prazo e disposição para construir, de forma conjunta, um ambiente cada vez mais integrado e inovador”, avaliou a gestora do Projeto Setorial TIC do Sebrae no DF, Cláudia Bonifácio, ao fim do evento.

“Nosso ecossistema de inovação está em um ponto de inflexão na reestruturação da governança. Vemos avanços na colaboração, mas ainda precisamos superar desafios para fortalecer parcerias e gerar mais resultados coletivos. Esta fase exige um diálogo contínuo, uma visão de longo prazo e um compromisso para construir, juntos, um ambiente ainda mais integrado e inovador”, completou a analista da Gerência de Negócios em Rede do Sebrae no DF e gestora do Sebraelab, Isabela Patrocínio.
O presidente da Associação de Provedores do Distrito Federal (ASPRO), Rodrigo Oliveira, participou pela primeira vez do encontro, destacando como o debate se alinhou às metas do setor. “Vamos engajar ainda mais as empresas do setor de provedores para participarem, trocarem experiências e contribuírem com a construção de um Distrito Federal mais inovador e conectado”, afirmou.
O dirigente da associação também ressaltou a importância do evento para o networking. “Participar desse evento foi uma oportunidade de conhecer pessoas e de estreitar laços”, concluiu Oliveira.

A próxima edição do Café com Negócios & Conexões está prevista para acontecer no dia 9 de outubro, em local ainda a ser definido. A expectativa para o encontro é que a programação tenha como foco a apresentação da governança já estruturada do ecossistema de inovação do DF.

