O Sebrae no Distrito Federal deu mais um passo importante na busca pela excelência no atendimento aos pequenos negócios. Na última terça-feira, 3 de junho, a instituição realizou oficinas de Elaboração de Planos de Ação para as Salas do Empreendedor distribuídas pelas regiões administrativas. As atividades ocorreram também nesta quarta-feira, 4, na sede da instituição, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), e abordaram temas como infraestrutura das salas, gestão eficiente, compras governamentais, microcrédito, presença digital e a oferta de soluções do portfólio Sebrae.
O objetivo da atividade foi municiar conteúdos e técnicas a fim de preparar os agentes para atender os donos de pequenos empreendimentos do território brasiliense e às exigências estabelecidas no Selo Sebrae de Referência em Atendimento. O processo de avaliação para a edição deste ano do Selo Sebrae está ancorado em sete pilares. Entre eles, destacam-se a qualidade no atendimento remoto e digital, a adequação da estrutura física das Salas do Empreendedor e a capacidade de identificar e alcançar o público empreendedor, medindo o impacto dos atendimentos oferecidos a pessoas físicas e jurídicas.

Os agentes territoriais foram divididos em turmas para atividades nos períodos matutino e vespertino, com seis participantes por sessão. Para pleitear o Selo, os agentes devem cumprir ao menos 50 horas de capacitação focada em atendimento de excelência. As atividades incluem desde o registro detalhado dos atendimentos e a aplicação das soluções Sebrae, até o aprofundamento em temas como compras governamentais, agricultura familiar e acesso a crédito.
Everton Saúde, gestor da Rede Parceira de Atendimento e analista da Gerência de Atendimento Personalizado do Sebrae no DF, destacou a importância das capacitações e de descentralizar o atendimento que o Sebrae realiza de forma inteligente e organizada. “Quem será beneficiado com a realização dessas atividades é público que está na ponta, os pequenos empreendedores. Todos terão acesso a um bom atendimento e poderão acessar as soluções ofertadas pelo Sebrae com mais agilidade e assertividade”, explicou.
Andréa Magalhães, consultora credenciada do Sebrae no DF, também ressaltou a importância do encontro. Segundo ela, a atividade foi essencial para mobilizar as equipes regionais, buscando o alinhamento às diretrizes do novo regulamento e incentivando a construção colaborativa de estratégias para fortalecer os pilares do Selo Sebrae.

Ainda segundo Andréa, “o encontro possibilitou o fortalecimento do compromisso das Administrações Regionais com a melhoria contínua do atendimento ao empreendedor, promovendo maior integração entre os atores envolvidos no processo”.
Entre os participantes da atividades estava Marli Santana, ADT responsável pelos atendimentos da Sala do Empreendedor de Brazlândia desde 2019, compartilhou sua experiência. Participante das oficinas no ano passado, ela destacou como esses encontros são essenciais para a elaboração do Plano de Ação. “Esse formato permite que a gente possa sanar dúvidas de uma maneira bem melhor e a ter mais conhecimento sobre cada a comunicação entre a Sala do Empreendedor e o Sebrae”, salientou.
Sara Rosita, agente de desenvolvimento territorial da Sala do Empreendedor do Riacho Fundo II, também participou da capacitação. Emocionada, ela relembrou durante a atividade o momento da conquista do Selo Bronze no Ciclo 2024. Em abril deste ano, durante a cerimônia de premiação, Sara e a equipe da Sala do Empreendedor receberam uma homenagem especial dedicada a Emanuel Barros. Jovem aprendiz da administração regional, Emanuel era filho de Sara e deixou um legado de acolhimento e respeito no Riacho Fundo II, impactando positivamente a vida de muitas pessoas com sua atenção, carinho e dedicação. Ele também teve um papel ativo na organização da Sala do Empreendedor para a disputa do Selo Sebrae de Referência em Atendimento.

Sara confessou que não vê o Selo como um “peso”, mas como um símbolo da felicidade que sente ao conseguir ajudar cada empreendedor ou cidadão. Para ilustrar o impacto de seu trabalho, a agente narrou um encontro inesperado com um pequeno empreendedor que a abordou na rua apenas para agradecer o atendimento e a atenção que recebeu na sala. “Não o identifiquei naquele momento, mas percebi o quanto é transformador e gratificante o nosso trabalho”, expressou.
Outra atividade de formação continuada promovida pelo Sebrae no Distrito Federal será realizada no dia 10 de junho. Ao final do ciclo, que se encerra em outubro, uma cerimônia especial será organizada para a entrega do Selo Sebrae de Referência em Atendimento às Salas do Empreendedor do DF.