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Aniversário de Ceilândia conecta empreendedores à cultura local

Para celebrar o aniversário da cidade administrativa, o Sebrae organizou um roteiro que explorou os espaços culturais e estimulou o contato com a cultura local
Por Bruno Pimentel | AIs Comunicação
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Na última quinta-feira (30), o Sebrae no DF celebrou o aniversário de 52 anos da cidade administrativa de Ceilândia. Para criar a sinergia com as autoridades, jornalistas, convidados e representantes do Sebrae que estiveram presentes, o evento foi organizado em um formato de roteiro de vivências com foco em aprofundar e conhecer a Ceilândia.

A experiência englobou a visita de lugares com representatividade para a região. O roteiro incluiu paradas na Casa do Cantador, na Escola de Samba, que contou com a apresentação da bateria da Nota Show, e na Feira Central, onde participaram do CEI Gastrô – Festival 2023, ao som do forró e da comida tipicamente nordestina. A ideia foi se apropriar de todos os lugares da cidade administrativa, vivenciar o que a Ceilândia tem e que os moradores convivem no dia a dia. Para isso, conhecer a cultura foi essencial para o processo de intercâmbio.

Segundo a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, o projeto é um “ganha-ganha”, pois o Sebrae sai fortalecido, aprendendo e vivenciando as experiências culturais da cidade, e tendo a oportunidade de contribuir com os pequenos negócios. “É um projeto grande, mas a gente vem com muito cuidado e muita responsabilidade, mostrando as melhorias que podem ser feitas, respeitando a estrutura que eles já têm e as tradições dos negócios familiares”, ponderou a superintendente.

Para Dudu de Oliveira, sócio da startup Cotidiano Aceleradora, o encontro é uma oportunidade de interlocução, de perceber possibilidades, apoiar o empreendedorismo e incentivar a economia criativa, como as startups. “Como nossa empresa é diversa, entendemos que expandir as fronteiras culturais além do Plano Piloto e poder conhecer outras iniciativas, são ações necessárias”, afirmou.

Segundo o vice-presidente da câmara empresarial de economia criativa da Fecomércio e diretor da revista Traços, Reinaldo Gomes, a experiência possibilitada pelo Sebrae gera a chance de conhecer o Distrito Federal na sua potencialidade, nas ofertas culturais e turísticas, e também divulgar a região. “Essas trocas geográficas e territoriais de públicos são muito importantes para entender e fortalecer a diversidade. Construímos aqui mais do que conhecimento, construímos interlocução, contatos e negócios”, destacou.

A turismóloga e empreendedora do projeto Turismo Fora do Avião, Aline Karina de Araújo, também participou da ação, principalmente, por seu projeto estar ligado à desmistificação do turismo nas regiões administrativas. Para ela, participar dessa experiência é importante para poder reafirmar a potência das periferias, a cultura e a identidade nordestina, negra e periférica. “Essas áreas passaram por momentos que se apagaram como cultura, mas vem o Sebrae e potencializa o turismo, as ações culturais e a gastronomia, unindo tudo. Vemos assim que ressignifica todos os passos”, disse.