A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou na noite da última quarta-feira, 24 de setembro, uma sessão solene em homenagem às mulheres que se destacam na liderança nos setores de ciência, tecnologia e inovação. A cerimônia ocorreu no plenário da casa legislativa e contou com a presença de autoridades, representantes de instituições ligadas à ciência e tecnologia, além de mulheres que são referência em suas respectivas áreas de atuação.
A proposta de realização da cerimônia partiu da deputada distrital Doutora Jane Klébia, que também ocupa a cadeira de presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) da CLDF. Segundo a parlamentar, o DF tem se destacado como um dos polos mais promissores do país nesses setores, evidenciado pelo aumento significativo da presença de mulheres em posições de liderança em empresas, startups e organizações públicas. Esse avanço, na avaliação dela, não apenas reflete uma mudança positiva, mas também ressalta a urgente necessidade de políticas inclusivas e equitativas.
Além disso, a deputada explicou que iniciativas bem-sucedidas voltadas para a formação de meninas em ciência e tecnologia têm sido implementadas, despertando o interesse de jovens em áreas como programação e eletrônica. Esses programas desempenham um papel crucial na redução da desigualdade de gênero, contribuindo para a construção de um futuro mais igualitário nos setores estratégicos. “Não há inovação sem diversidade, sem equidade, sem a presença efetiva das mulheres”, declarou a parlamentar no discurso de abertura da sessão.

Doutora Jane também reconheceu os desafios enfrentados pelas mulheres na TI, como barreiras culturais e a solidão em ambientes majoritariamente masculinos, mas celebrou a competência, criatividade e força das brasileiras que superam esses obstáculos. Por fim, ela reforçou que a casa legislativa é um espaço de acolhimento e proposição e que trabalha diariamente com o objetivo de construir soluções que ampliem o acesso e garantam mais oportunidades e políticas públicas efetivas para mulheres na tecnologia. “Não aceitaremos que o talento das mulheres seja desperdiçado; ao contrário, queremos que ele seja motor de desenvolvimento, geração de renda e transformação social”, acrescentou.
Rose Rainha, superintendente do Sebrae no DF e uma das homenageadas da noite, falou acerca da importância da celebração, descrevendo a iniciativa da parlamentar como determinante para jogar luz ao trabalho desafiador que é desempenhado por tantas mulheres que integram o ecossistema local de inovação. “As homenageadas foram escolhidas a dedo. São pessoas, mulheres merecedoras que estão em nossa cidade e não medem esforços para ajudar a construir o dia a dia da tecnologia e da inovação do Distrito Federal”, afirmou.
A dirigente também ressaltou a importância de reconhecer o progresso do Brasil e do Distrito Federal na promoção da mulher, mas salientou a relevância das organizações e do Executivo de se atentar para as diferenças globais e o contínuo caminho de luta e avanço para as mulheres em diversos contextos.

Por fim, a dirigente destacou o orgulho do Sebrae em ter uma de suas técnicas, gestora do Projeto Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Cláudia Bonifácio, entre as homenageadas, reconhecendo o impacto do trabalho da equipe na promoção de ambientes inovadores.
Ao fim da sessão, a própria Cláudia falou sobre a gratidão e a emoção diante do reconhecimento da CLDF, ressaltando o caráter colaborativo de sua trajetória profissional. “Recebi com surpresa e grande alegria a notícia dessa homenagem da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Ser agraciada com essa moção de louvor é, ao mesmo tempo, uma honra pessoal e o reconhecimento de um esforço coletivo voltado ao fortalecimento da ciência, da tecnologia e da inovação em nossa capital”, comentou
“Agradeço ao Sebrae pela oportunidade de atuar em um projeto tão estratégico e transversal como o Projeto Setorial de TIC, que tem se mostrado fundamental para o desenvolvimento do nosso ecossistema local de inovação”, completou a gestora da instituição.
-

