ASN DF
Compartilhe

Capacitação prepara colaboradores do Sebrae para desafios sobre gestão e fiscalização de contratos

Iniciativa foi promovida a fim de garantir segurança jurídica, a correta aplicação dos recursos e uma maior excelência no atendimento aos pequenos negócios locais
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Os colaboradores do Sebrae no Distrito Federal participaram ao longo do mês de outubro de um curso promovido pela Gerência de Administração e Finanças (GEAF) da instituição voltado para a gestão e fiscalização de contratos. As atividades ocorreram nas instalações da Universidade Corporativa do Sebrae, localizada na 515 Norte, e municiaram os participantes com informações essenciais para otimizar a segurança e a atuação de gestores e fiscais de contratos, adotando uma abordagem prática e alinhada às necessidades específicas do Sebrae.

A gestão e fiscalização de contratos e licitações tem raízes históricas profundas no Brasil, presente em instituições e empresas brasileiras desde o período do Brasil Império. Ao longo do tempo, os formatos e as abordagens evoluíram significativamente, mas a essência das regras e dos procedimentos sempre se manteve. Atualmente, as operações incorporam modelos contemporâneos, sendo um deles as contratações de terceirização de mão de obra com dedicação exclusiva.

A partir desse contexto, o curso foi desenvolvido com o propósito de facilitar o debate e aprimorar a compreensão de temas relevantes. Entre os assuntos abordados, esteve o Regulamento de Licitações e Contratos do Sistema Sebrae e a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (14.133/2021), além de temas como a reforma tributária, a responsabilidade fiscal, aspectos fundamentais para a correta gestão dos recursos públicos. O uso de Inteligência Artificial (IA) também foi abordado nas discussões estabelecidas durante a realização da capacitação.

Elzo Bertoldo, Gerente de Administração e Finanças do Sebrae no DF, avalia que aprimorar a atuação dos colaboradores irá garantir a correta aplicação dos recursos e a excelência na prestação de serviços. “A segurança de qualquer organização, reside na boa gestão e na fiscalização dos contratos. É preciso sempre conferir as entregas de produtos, acompanhar instalações e verificar cada detalhe estabelecido em contrato para garantir a transparência, especialmente porque lidamos com dinheiro público. Precisamos que tudo seja cristalino, sem deixar margem para dúvidas, para que todos se sintam seguros: o Sebrae, nossos fornecedores e aqueles que utilizam nossos serviços”, afirmou.

Foto: Focus Produção de Imagem

O Sebrae no Distrito Federal opera um volume considerável de contratos atualmente. Segundo Ângela Oliveira, analista da Gerência de Administração e Finanças, há 145 contratos ativos que tiveram origem em processos licitatórios. Essa soma, no entanto, não inclui os acordos estabelecidos por modalidades como dispensa, inexigibilidade e credenciamento, mas que também demandam acompanhamento de gestores e fiscais das unidades da instituição

“O curso foi todo planejado pensando na realidade diária dos gestores e fiscais de contratos do Sebrae no DF. Ensinamos desde processos básicos, sobre a importância e o porquê de realizar uma licitação, falamos de processos, demandas e como lidar com isso tudo dentro do nosso sistema interno, o Cérebro. Foi um momento prático, rico em contribuições e que terá reflexo na melhoria dos serviços e soluções propostas pela instituição”, complementa a analista.

Foto: Focus Produção de Imagem

Com o objetivo de otimizar a disseminação dos conteúdos, a gerência responsável pela capacitação organizou os colaboradores em três turmas. Na última e mais numerosa delas, estava Gleyson Carvalho, coordenador da área de logística do Sebrae no DF, que gerencia o maior número de contratos vigentes da instituição.

“O nosso setor possui mais de 50 contratos atualmente. Desses, eu sou responsável por mais de 10, que se referem à estrutura do Sebrae. São contratos com muitos detalhes, especialmente os de terceirização de mão de obra e que envolvem legislação trabalhista e fiscal”, revela.

Foto: Focus Produção de Imagem

Para Gleyson, o treinamento estendido a todos os colaboradores é fundamental e trará uma maior segurança jurídica e operacional para a instituição. “Vejo esta capacitação como uma forma de nos preparar para desafios futuros. É algo que vai nos resguardar no que tange aos cuidados, fazendo uma gestão adequada, separando as funções de fiscais e gestores de contrato apropriadamente, para que tudo flua sem problemas. Nosso objetivo é ter a tranquilidade de fazer o que for preciso do jeito certo e garantir que todos estejam tranquilos”, acrescenta.

A visão de Gleyson é corroborada pela diretoria da instituição. “A capacitação de nossos colaboradores em gestão e fiscalização de contratos é um pilar estratégico para aprimorar a atuação do Sebrae no DF. Este curso, ministrado por nossa própria equipe de compras — profissionais extremamente capacitados e com profundo conhecimento da nossa realidade institucional —, reforça nosso compromisso com a excelência e com o compartilhamento interno de saberes”, analisa Adélia Bonfim, diretora de Administração e Finanças do Sebrae no DF.

“Ao promover esse aprendizado dentro de casa, garantimos que todos estejam plenamente preparados para atuar com segurança, eficácia e alinhamento às necessidades da instituição. Assim, fortalecemos nossa capacidade de entregar resultados cada vez melhores na ponta, atendendo com mais qualidade os donos de micro e pequenos negócios locais”, conclui a diretora.

-

-