Morador de Ceilândia, maior região administrativa do Distrito Federal, há cerca de quatro meses, Luiz José de Sousa Neto saiu de casa na tarde da última quinta-feira, 23 de maio, com o foco em solucionar uma impedimento um tanto antigo, sobre o seu primeiro registro como Microempreendedor Individual (MEI). O destino dele foi o Espaço do Empreendedor, estrutura montada pelo Sebrae no DF na praça situada ao lado da Feira Central da região e que atraiu o público interessado em participar da Semana do MEI 2024, atividade organizada pelo Sebrae Nacional que ofereceu oportunidades de aprendizados, conexões e experiências capazes de transformar vidas e negócios.
Luiz conta que anteriormente registrou, em parceria com um amigo, um cadastro em seu nome para formalizar um negócio de prestação de serviços. “Até pouco tempo atrás morava no Recanto das Emas e lá comecei a prestar serviços de reparos com um amigo. A ideia não foi para frente e encerramos informalmente as atividades, mas deixamos contas e taxas para pagar. Fiquei sabendo da presença do Sebrae aqui na cidade e vim me informar. Estou saindo daqui com a minha situação resolvida e com a esperança de voltar a empreender em um outro segmento”, disse ele.
A experiência vivenciada por Luiz foi apenas uma das diversas atividades previstas na programação preparada para o Espaço do Empreendedor. No local, os microempreendedores e demais interessados também puderam acessar serviços como formalização de novos negócios, emissão de documentos, boletos, certidões negativas de débitos, orientação para emissão de notas fiscais, além de orientações sobre as consultorias que estão sendo disponibilizadas pelo Sebrae no DF com o objetivo de aprimorar a gestão dos empreendimentos locais.
Outro empreendedor beneficiado pela iniciativa em Ceilândia foi Marcos Bezerra. Morador do Recanto das Emas, ele disse que ficou sabendo da estrutura e dos serviços disponíveis em Ceilândia por meio do noticiário local. Proprietário de um comércio online voltado para a comercialização de acessórios e serviços para automóveis e já beneficiado pelo Sebrae em outras ações, ele não pensou duas vezes e foi até o espaço para obter informações e conhecimentos que o permitam ampliar a atuação de sua marca. “Estou enquadrado como MEI e sinto que chegou a hora de crescer um pouco mãos, virar uma microempresa, por conta do faturamento. Vim até me informar sobre as etapas e a burocracia que as instituições financeiras exigem para poder aumentar a linha de crédito e fazer a transição do meu negócio. Quero deixar de ser apenas online e ter um espaço físico”, afirma.
Foto: Focus Produção de Imagem
-
Paralelamente aos atendimentos, foram promovidas também oficinas técnicas destinadas a quem empreende ou deseja formalizar um negócio no segmento de beleza do DF.
A moradora do assentamento 26 de Setembro, Elivânia Silva, participou das atividades. Ela foi até o espaço em Ceilândia em busca de orientações sobre acesso a crédito e, como já havia empreendido nesse segmento alguns anos atrás e ainda nutre o desejo de ser dona de seu próprio negócio, aproveitou a oportunidade para absorver conhecimentos e práticas com quem já atua na área. “Fiquei parada por três anos para resolver questões pessoais, mas sempre com o desejo de voltar a exercer uma rotina como empreendedora. Sempre soube que o Sebrae tem muito a oferecer a quem empreende, e por isso vim até aqui. Quero voltar a empreender e que seja com força”, assegurou.
Declaração Anual de Faturamento
A realização da Semana do MEI ocorre em uma momento estratégico, próximo a data de uma importante obrigação anual do microempreendedor: a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), também conhecida como Declaração Anual de Faturamento, que neste ano tem como data limite para o dia 31 de maio.
O Sebrae fornecerá atendimento para que os microempreendedores que ainda não fizeram suas declarações possam tirar dúvidas, prepará-las e entregá-las dentro do prazo, evitando o pagamento de multas e até mesmo a perda de benefícios garantidos pela formalização.
Ao entregar a declaração e manter em dia o pagamento dos boletos do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), ao microempreendedor continua a ter acesso a vários benefícios previdenciários que contemplam a categoria de MEI, tais como auxílio-doença, salário-maternidade, aposentadorias por idade e invalidez e pensão por morte, entre outros.
Caso não entregue a declaração, o MEI ficará inadimplente com o Simples Nacional e não poderá obter certidão negativa de débito junto ao Fisco, documento necessário para contratar uma linha de crédito, por exemplo. Aqueles que não cumprirem a obrigação estarão sujeitos, ainda, a multas, perda de benefícios e até o cancelamento do CNPJ.
Apoio contínuo aos empreendedores
A presença do Sebrae em Ceilândia foi celebrada pelo administrador regional da cidade, Dilson Rezende. Durante sua visita ao espaço, ele ressaltou a significativa quantidade de micro e pequenos empreendedores que a região abriga. Além disso, ele fez menção à Sala do Empreendedor, localizada nas dependências da administração regional, onde os empreendedores locais podem acessar uma variedade de serviços e soluções oferecidos pelo Sebrae no DF, tais como a formalização de novos negócios, emissão de documentos, boletos, certidões negativas de débitos, orientação sobre a emissão de notas fiscais, bem como orientações referentes ao microcrédito, consultorias, palestras e cursos gratuitos.
O atendimento nesse espaço é conduzido por Agentes de Desenvolvimento Territorial (ADTs), especialistas treinados pelo Sebrae no DF para ouvir as demandas dos empresários locais e conectar essas necessidades com a instituição responsável pelo suporte às micro e pequenas empresas, contribuindo assim para o fomento do empreendedorismo no território brasiliense.
-
-

