ASN DF
Compartilhe

Cerimônia homenageia vencedores da etapa distrital do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Foram reconhecidos trabalhos do Correio Braziliense, TV Brasil, Rádio Justiça, Metrópoles e Agência CEUB, que agora seguem para serem avaliados na etapa regional
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Profissionais de imprensa do Distrito Federal receberam na noite da última segunda-feira, 30 de setembro, os troféus da etapa distrital do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ). A entrega, realizada em um restaurante na Asa Sul, contou com a presença da diretoria, de colaboradores do Sebrae no DF e reconheceu o comprometimento e a dedicação dos profissionais em produzir materiais informativos sobre o empreendedorismo e sua capacidade de transformar realidades locais.

O prêmio é uma iniciativa promovida pelo Sebrae Nacional e tem como objetivo reconhecer as melhores notícias veiculadas em diversos canais da imprensa. Neste ano, o Distrito Federal teve a participação de 103 trabalhos inscritos no prêmio. Os trabalhos premiados na etapa distrital foram feitos por profissionais do Correio Braziliense, TV Brasil, Rádio Justiça, Portal Metrópoles e por estudantes do Centro Universitário de Brasília (CEUB) que atuam no projeto da Agência de Notícias CEUB.

Rose Rainha, diretora superintendente da instituição, deu início à cerimônia com um discurso em que ressaltou a relevância do trabalho da imprensa local na promoção do empreendedorismo. “São vocês que nos ajudam a levar a notícia, a levar nossas atividades e conhecimento a tantos pequenos empreendedores. Vocês ajudam a valorizar os pequenos negócios do Distrito Federal”, afirmou a dirigente.

“Ficamos muito felizes com os trabalhos que vocês apresentaram. São conteúdos que realmente revelam muito do potencial de nossa cidade e de como o empreendedorismo é importante”, acrescentou Rose.

-

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

-

Uma equipe da TV Brasil foi a primeira premiada da noite, conquistando o prêmio na categoria vídeo com a reportagem “O Valor do Lixo”. O trabalho, fruto do esforço de nove profissionais – Marieta Cazarré, Claiton Freitas, Patrícia Araújo, Sigmar Gonçalves, Rogério Verçoza, Alexandre Souza, Marcelo Vasconcelos, Márcio Stuckert e Rivaldo Martins – destaca negócios que transformam o lixo em matéria-prima e fonte de renda.

“Foi um trabalho muito gratificante. Considero importante a ideia de refletir sobre a questão do lixo em nosso país. É um problema global. No Brasil, apenas 4% dos resíduos são reciclados, enquanto existem países como o Japão, que reciclam 96%. A partir dessas considerações, desenvolvemos o material. Gostaria de agradecer à minha equipe. Na televisão, nada é feito sozinho, muitas pessoas contribuem. Ficamos orgulhosos do resultado e de receber esse reconhecimento”, comentou a jornalista Marieta Cazarré, representante do trabalho.

O segundo trabalho premiado na noite foi da jornalista Mayara Souto, do Correio Braziliense, autora da série de reportagens “Recomeçar: vida de refugiadas e migrantes”. A série relata histórias de mulheres que deixam seus países de origem, família, profissão e cultura para vieram ao Brasil vislumbrando recomeços em suas trajetórias. O material contou com apoio do fotógrafo Ed Alves e do editor Carlos Alexandre de Souza.

“A produção dessa série de reportagens foi um trabalho muito gratificante. Aprendi muito. Quem chega ao Brasil vindo de outros países acaba encontrando no empreendedorismo uma oportunidade de recomeço. É uma forma de começar, de conquistar meios financeiros e de garantir a subsistência. Foi um trabalho prazeroso, que me deixou extremamente feliz com este reconhecimento”, contou Mayara durante a premiação.

O trabalho vencedor da categoria áudio é uma produção especial da Rádio Justiça que aborda o empreendedorismo feminino e sua importância na garantia de renda e dignidade. O conteúdo utilizou dados para destacar como o empreendedorismo se torna uma alternativa para garantir a subsistência e foi resultado do empenho dos jornalistas Rodrigo Tunholi, Ana Luíza Badu, Joel Lucas Moura, Liamara Mendes e Samanta Flor.

“Foi uma reportagem muita necessária em que revelamos a dura realidade da falta de emprego, o que motiva muita gente a empreender por necessidade. Receber esse reconhecimento é um mérito para toda a nossa equipe”, afirmou o jornalista Rodrigo Tunholi.

O fotógrafo Hugo Barreto, do Portal Metrópoles, foi o vencedor da categoria fotojornalismo. Ele registrou a realidade do agronegócio de pequeno porte para a matéria “Cultivo de mirtilo e framboesa impulsiona renda de produtores no DF”. As fotos valorizaram o trabalho dos produtores rurais e ressaltam a relevância do empreendedorismo no campo, que também transforma vidas e fomenta a economia local.

“Fico honrado em receber novamente essa premiação. Honrado e orgulhoso. Enxergo como um prêmio importante para a imprensa e para Brasília. Fiquei analisando meus trabalhos ao longo do ano e pensando: esse material aqui está bom e pode ser inscrito no prêmio do Sebrae. Então, já é algo que motiva cada profissional a dar o seu melhor”, observou Hugo.

A reportagem especial escrita pelas estudantes Milena Dias e Nathália Maciel, do Centro Universitário de Brasília, conquistou a primeira colocação na categoria jornalismo universitário, que estreou nesta edição do prêmio. O texto tem supervisão de Luiz Claudio Ferreira e descreve a operação de uma cooperativa de reciclagem apoia a ressocialização de detentos e geração renda no Distrito Federal.

“Quero agradecer ao Sebrae pela iniciativa de reconhecer um trabalho universitário. É muito gratificante poder estar em uma premiação dessa magnitude e que abordou um tema tão importante. Eu e a Nathália estamos produzindo muitas matérias a partir de questões sociais e essa foi uma das que mais marcou a gente. Ter esse reconhecimento é algo que nos motiva ainda mais”, pontuou Milena.

Paulo Gusmão, gerente da Assessoria de Comunicação do Sebrae no DF, finalizou a cerimônia elogiando a qualidade dos trabalhos desta edição do prêmio e destacando a forte conexão das pautas com as atividades da instituição. “Vocês são merecedores desse prêmio. Há grandes chances de que na etapa regional tenhamos trabalhos do DF, vamos assim como na etapa nacional também. A gente tem essa crença porque o trabalho de vocês é merecedor”, assegurou.

Com o término da etapa distrital, os vencedores de cada categoria irão concorrer na etapa regional. Os trabalhos mais bem avaliados seguem para a etapa nacional, cujo evento de premiação está previsto para ocorrer no mês novembro.