O Distrito Federal conheceu na noite desta quarta-feira, 15 de maio, o vencedor da edição 2024 do Comida di Buteco. O concurso, apoiado pelo Sebrae no DF, e já consolidado no calendário local agitou o cenário boêmio e gastronômico, levando vida e sabor às diversas regiões administrativas da capital ao longo do mês de abril. O Destilaria Beer, bar localizado na Avenida Comercial de Taguatinga Sul, conquistou o título de campeão desta nona edição do concurso realizada no DF.
O estabelecimento vencedor foi escolhido por uma comissão de jurados e pelo voto do público, levando em consideração critérios como atendimento, temperatura das bebidas, higiene e, é claro, o petisco, que teve 70% do peso da nota. Os demais quesitos contribuíram com 10% cada uma. O voto do público valeu 50% do peso total, enquanto o dos jurados teve os outros 50%.
Em um estado de êxtase, combinando um sentimento de gratidão e emoção após a conquista da premiação, Odair Leite, proprietário do Destilaria Beer, rememorou os obstáculos que enfrentou desde a criação do bar, em 2005, ainda como uma distribuidora de bebidas. Com o incentivo de um grupo de amigos, a clientela de Odair foi aumentando e o bar foi ganhando espaço e cada vez mais notoriedade na cena brasiliense.
O proprietário revelou que o empenho de seus colaboradores para a edição deste ano do Comida di Buteco. “Resolvi participar desta edição por incentivo dos organizadores. Estava sem muito ânimo no início, pensando em quitar algumas dívidas, mas fiz a inscrição e a partir desse momento, minha equipe entrou de cabeça no concurso. Desenvolvemos o petisco e no dia a dia do bar fui vendo que cada um estava dando o seu máximo. O esforço valeu a pena e, se somos campeões hoje, é por mérito”, comemora o empreendedor.
Odair comentou, ainda, sobre o relevante trabalho desempenhado pelo Sebrae no DF para desenvolver bares e restaurantes locais. Ele conta que a instituição o ajudou a abrir os olhos há alguns anos, após participar do Seminário Empretec e de cursos com outros temas relevantes para a gestão de seu negócio e que, recentemente, incentivou sua atual gerente, que já colabora no bar há anos, a participar de atividades e soluções promovidas pela instituição. “Ela é quem cuida de muita das obrigações do bar. E estar capacitada é fundamental para isso”, assegura.
O petisco criado por Odair e equipe foi batizado com o nome de De 4 É Melhor. Trata-se de bolinhos recheados com costela e que são acompanhados de molho artesanal de goiabada. A exemplo de outras edições, o prato foi comercializado a um preço fixo: R$ 35.
Por vencer a fase regional, o Destilaria Beer agora irá representar o Distrito Federal na etapa nacional, prevista para ocorrer no mês de julho, em São Paulo.
A edição 2024 do Comida di Buteco trouxe uma novidade entre os bares premiados. Ao invés de apenas três premiados a organização do concurso reconheceu o empenho e a dedicação de cinco empreendimentos locais, decisão motivada pelo notável crescimento do número de participantes da edição deste ano, que reuniu 42 estabelecimentos. Ano passado foram 32.
O boteco Véio do Chico, tradicional em Águas Claras e estreante no concurso, assegurou a segunda posição no pódio, com o petisco Capitão da Dona Chica: bolinhos de baião de dois acompanhados de carne de sol e purê de abóbora. O bar Trem Bão, do Paranoá, também estreante no evento, conquistou a terceira colocação com Coxela, uma porção de coxinha sem massa, feita de costela com requeijão, cativando o paladar do público que prestigiou o Comida di Buteco 2024.
O bar Embaixada do Piauí e o GamBAR completam, respectivamente, a lista de empreendimentos reconhecidos em quarto e quinto lugar na premiação. O primeiro empreendimento, que fica na Asa Sul, criou o Combinado Piauiense para o concurso deste ano. O petisco leva cuscuz de milho, fava cozida ao leite de coco e carne de sol. Já o GamBAR participou do concurso com o Eisbein Candango, receita de joelho de porco defumado à lenha com sal grosso, cozido no vinho branco e pururucado com banha da casa, acompanhado de farofa de repolho roxo e molho de maracujá e manga.
A superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, comemora o fim de mais uma edição do concurso e destaca o propósito do Comida di Buteco de celebrar a cultura dos botecos e da paixão pela boa comida, unir pessoas de diferentes origens e, sobretudo, proporcionar notoriedade para bares e restaurantes da capital, empreendimentos que em maioria são de pequeno porte.
“O Sebrae vê esse prêmio com muitos bons olhos e apoia essa grande realização porque é uma forma de dar visibilidade a pequenos empreendimentos. Entregar o reconhecimento a cada empreendedor aqui presente e ouvir histórias de quem se empenhou e conseguiu alcançar o sucesso é um combustível para que possam continuar apoiando realizações iguais a essa e continuar trabalhando para desenvolver ainda mais este segmento tão essencial para a nossa economia”, comenta.
A analista da Gerência de Negócio em Rede do Sebrae no DF, Letícia Garcia, também observa a grande presença de pequenos negócios no segmento de Alimentação Fora do Lar, o que é marcante e desempenha um papel fundamental para a economia local e o apoio da instituição ao concurso. “São negócios que englobam microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. Na visão do Sebrae, consideramos que a realização do concurso é estratégica e oportuna para esse público, permitindo, principalmente, o aumento do faturamento. Além disso, as pessoas envolvidas no funcionamento dos estabelecimentos precisam criar um petisco exclusivo e aprimorar as práticas de atendimento, assegurar a temperatura adequada das bebidas e seguir rigorosos padrões de higiene. Nesse contexto, o apoio e a aproximação do Sebrae são fundamentais. Estamos sempre prontos para sensibilizar e orientar os empreendedores em diversas áreas de atuação e gestão empresarial”, completa a analista
Edição nacional
A etapa nacional do concurso deste ano está no caminho para se tornar a maior e mais impactante da história. São mais de 1200 botecos na disputa, distribuídos por mais de 40 municípios, em todas as regiões do país.
No ano passado, recordes significativos foram alcançados, com mais de 1 milhão de votos registrados. Além disso, mais de 10 milhões de pessoas foram impactadas diretamente nos botecos participantes, gerando um impacto financeiro astronômico de mais de R$ 300 milhões na cadeia produtiva do ecossistema de bares e restaurantes. O impacto não se limita apenas a aspectos financeiros, uma vez que mais de 10 mil empregos foram gerados, evidenciando o alcance e a influência positiva desse evento.