ASN DF Atualização
Compartilhe

Empreendedoras comemoram os resultados da participação no Capital Moto Week

Sebrae no DF inseriu 15 pequenos empreendimentos liderados por mulheres na recente edição do maior festival de motos e rock and roll da América Latina
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Durante dez dias, o Parque de Exposições da Granja do Torto foi tomado por quase 900 mil pessoas, em grande parte entusiastas e admiradores do universo sob duas rodas para a realização da 21ª edição do Capital Moto Week (CMW). A realização, já consolidada no cenário de eventos do Distrito Federal, ocupou uma área de aproximadamente 320 mil metros quadrados e funcionou como um verdadeiro oásis para aqueles que veem nas motos muito mais do que veículos – elas representam um estilo de vida, um espírito de liberdade e uma sensação inigualável de aventura e movimento.

O maior festival de motos e rock and roll da América Latina não apenas proporcionou entretenimento de alto nível, mas também serviu como cenário para o Sebrae no Distrito Federal promover, novamente, o espaço Lady Bikers, onde mulheres que estão à frente de pequenos negócios nos mais variados segmentos puderam apresentar produtos e serviços, além de compartilhar trajetórias únicas e o desejo de perseverar e alcançar o sucesso em suas jornadas empreendedoras. Ao todo, 15 pequenos empreendimentos foram apoiados pela instituição com o espaço, que também atraiu o público do evento com uma programação preparada para promover diversão, inclusão, moda, mobilidade em duas rodas e muita música, com shows de artistas locais, desfiles e performances.

Uma das mulheres a ocupar o espaço foi Esther Cotrim, artesã e proprietária da Mulher de Pedra, marca criada há seis anos e que tem loja física em um dos espaços mais movimentados da capital, a Feira da Torre de TV. Por lá, a pequena empreendedora comercializa produtos que fabrica utilizando pedra sabão como matéria-prima. São peças como panelas, acessórios com pedras preciosas, esculturas, entre outros produtos que ela aprendeu a produzir com sua mãe.

Presença constante em grandes eventos na capital, Ester fez a sua estreia no Capital Modo Week em 2024 e revelou ter superado as próprias expectativas. “Vim para o evento bastante entusiasmada, confesso. Mas a movimentação foi intensa do início ao final. O primeiro final de semana foi excelente. O segundo manteve o nível, por conta dos shows e das demais atrações. Então, foi uma experiência maravilhosa que sem o apoio do Sebrae eu não conseguiria viver”, afirma.

Cristina Mesquita, uma das proprietárias da Info Trilhas, é outra pessoa que reconhece a importância do apoio do Sebrae no DF. A marca, estabelecida na capital e em Belo Horizonte desde 2010, inicialmente funcionava como ponto de revenda de produtos de outras marcas. Insatisfeita com a qualidade dos itens revendidos, Cristina e seu sócio iniciaram uma pesquisa para desenvolver produtos próprios, com foco em tecidos e texturas adequados para motociclistas, ciclistas, pescadores e praticantes de montanhismo. Atualmente, a marca produz e comercializa peças como camisetas de proteção solar, balaclavas e bandanas, em tamanhos adulto e infantil, e ainda aceita encomendas diversas.

Como a marca tem motociclistas como seu público-alvo, Cristina está familiarizada com a dinâmica do Capital Moto Week e com o apoio do Sebrae conseguiu impulsionar as vendas e, sobretudo, a exposição da Info Trilhas. “Todo apoio para um pequeno empreendedor é bem-vindo, independentemente do tempo de atuação no mercado. Esse suporte é fundamental para consolidar uma marca e, neste caso, não foi diferente. O Sebrae nos orientou com precisão antes do evento, preparou uma ótima estrutura e possibilitou que não apenas eu, mas outras corajosas empreendedoras, participassem deste evento e vislumbrar voos maiores”, observou.

Foto: Matheus De Paula | Focus Produção de Imagem

-

À frente da Belle Distribuidora, Luciana Cardoso viu o espaço reservado para sua marca ser um dos mais movimentados ao longo dos dez dias de evento. Ela comercializa itens de cosméticos, maquiagens e acessórios para pequenos empreendimentos do DF e dividiu o espaço com uma outra empreendedora também do segmento de beleza, atendendo às necessidades do público feminino que passou pelo Parque de Exposições da Granja do Torto, e até homens, que buscaram orientações sobre cuidados com a pele. O espaço ocupado pela empreendedora foi palco de ativações diversas, como lives e orientações sobre produtos com a participação de um engenheiro químico especializado no universo da beleza.

A empreendedora conta que a preparação para o evento foi fundamental e revela gratidão ao Sebrae pelo apoio para que sua marca pudesse participar desta edição do festival. “O apoio foi fundamental. Sem a articulação do Sebrae, não seria possível estarmos presente no evento, realizando nossas ações e apresentando nossos produtos para pessoas do DF e de outras regiões do Brasil. Foi uma edição maravilhosa do Capital Moto Week”, contou.

Outro ambiente de destaque no Lady Bikers foi ocupado pelo Noah Spa, da empreendedora Virley Bezerra. Ela conta que a ideia de criar o negócio, hoje com mais de dez anos de história, surgiu em um momento delicado de sua vida e que o empreendedorismo foi crucial para que ela pudesse se desenvolver e trilhar um caminho de sucesso, ofertando saúde e bem-estar para centenas de pessoas.

A edição de 2024 foi a segunda de Virley como empreendedora no festival, o que foi possível graças ao apoio do Sebrae no Distrito Federal. “O Capital Moto Week é um evento muito dinâmico. É uma realização muda com o passar dos dias e dos anos, que busca transmitir ao público a vivência de experiências. Tento acompanhar essa dinâmica e a participação deste ano foi muito satisfatória. O apoio do Sebrae foi essencial para o Noah estar presente. Espero marcar presença em outras edições, implementando projetos que tenho em mente e, lógico, com o apoio do Sebrae mais uma vez”, conta a empreendedora.

A Malaika foi outra marca a estar presente na estrutura do Lady Bikers. Criada a partir da junção de duas outras marcas, o empreendimento tem como um dos sócios o empreendedor Oswaldo Aleixo. Ele conta que esta é a terceira participação no evento e cita o apoio do Sebrae no DF como aspecto fundamental para a marca exibir e comercializar seus produtos em grandes eventos e seguir evoluindo ao longo dos anos. “Foi uma participação muito boa para e sem o trabalho do Sebrae não seria viável estarmos aqui. Ao longo dos três anos que participamos, conseguimos formar uma clientela sólida e sempre apresentar produtos diferentes. Sempre que estamos presentes, os clientes já nos procuram, querem saber das novidades, das peças exclusivas. O desejo é estarmos presentes a edição do ano que vem. Espero que dê tudo certo e contar com o apoio do Sebrae para seguirmos para a nossa quarta edição”, reitera.

Foto: Matheus De Paula | Focus Produção de Imagem

-

Dentro da estrutura montada no festival, o Sebrae destinou, também, um espaço para que grafiteiras e artesãs locais pudessem expor seus trabalhos, proporcionando uma oportunidade para que o público do evento possa ter contato com mulheres talentosas, que produzem itens e peças exclusivas.

Ao longos dos quatro primeiro dias, um grupo formado por grafiteiras ajudou a movimentar o espaço, realizando customizações diversas em jaquetas, camisetas e comercializando produtos diversos e exclusivos.

A partir do quinto dia, artesãs mobilizadas pelo Instituto Empodere-se, de Planaltina (DF), entraram em cena na 21ª edição do Capital Moto Week, apresentando e comercializando artefatos desde bolsas, chapéus, canecas, até peças de decoração e acessórios.

O grupo foi criado por Antônia Lúcia e tem como objetivo reunir, assistir e empoderar mulheres que já enfrentaram violência doméstica e se viam à mercê de suas situações por falta de recursos financeiros “Vamos ao encontro daquelas mulheres que estão vivendo situações de vulnerabilidade, acolhemos e apresentamos um caminho para que elas aprendam a arte de fazer bolsas, colares, almofadas, entre outras peças. Oferecemos uma direção novas habilidades e a possibilidade de cada uma delas construírem uma nova vida, alicerçada no empreendedorismo”, explica Antônia.

A partir desse desejo solidário, a fundadora do instituto estabeleceu uma rede de contatos e conheceu a atuação do Sebrae no Distrito Federal para promover o empreendedorismo feminino e transformar a realidade de mulheres no Distrito Federal. Uma parceria logo foi firmada e com isso, as mulheres que atualmente são beneficiadas pelas ações do instituto conseguiram ser inseridas nesta edição do Capital Moto Week e comercializar itens como bolsas, gorros, canecas, chaveiros, porta-retrato, bonecas, cachecóis, entre outros.

“O nosso grupo só tem a agradecer ao Sebrae pelo apoio, por ter aberto a porta para nós estarmos apresentando o nosso trabalho em um evento desse porte, vendendo o que produzimos e divulgando o propósito do nosso instituto. Foi um evento maravilhoso, com momentos de muita interação e trocas de contato”, salienta Antônia.

Christiane Galvão, gestora do projeto de empreendedorismo feminino do Sebrae no DF, realça a importância das ações da instituição para a promoção do desenvolvimento das mulheres empreendedoras da capital. “Estamos cada vez mais comprometidos em criar um ambiente favorável e inclusivo para as mulheres empreendedoras, oferecendo oportunidades concretas de crescimento e visibilidade. O empreendedorismo feminino é um pilar essencial para o crescimento econômico e social do Distrito Federal e do país e as ações do Sebrae, como a inserção das pequenas empreendedoras em eventos como o Capital Moto Week, desempenham um papel fundamental ao fornecer suporte e recursos essenciais para as mulheres empreendedoras, além de promover um ambiente mais inclusivo e impulsionar o desenvolvimento econômico da região”, analisa a gestora.