ASN DF Atualização
Compartilhe

Empreendedores do Recanto das Emas são atendidos pela Ação Empresarial do Sebrae

Iniciativa apoiou o fortalecimento econômico da região, ofertando orientações e capacitações gratuitas
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Entre os dias 22 e 26 de julho, micro e pequenos empreendedores do Recanto das Emas e região puderam aproveitar a presença da Unidade de Atendimento Móvel (UAM) do Sebrae no Distrito Federal. A estrutura foi montada em frente ao hall de entrada do Recanto Shopping como parte da agenda da Ação Empresarial, uma iniciativa promovida pelo Sebrae e que oferece, de forma gratuita, atendimento personalizado, orientação e capacitação para empreendedores em diversas regiões administrativas do DF.

O analista da Assessoria de Gestão Estratégica e Políticas Públicas (AGEP) do Sebrae no DF, Everton Saúde, esclarece que a Ação Empresarial no Recanto das Emas teve como meta promover o avanço dos pequenos negócios locais. Esta iniciativa visou fortalecer as comunidades, estimular o crescimento econômico e social, e aumentar a competitividade dos empreendimentos na região administrativa. “Uma ação muito importante que trouxemos ao Recanto das Emas. Estabelecemos uma parceria com a Administração Regional e com o Recanto Shopping para trazer uma programação que agregará bastante à rotina do pequeno empreendedor. O comércio aqui é pujante, a oferta de serviços também é, e com os atendimento, as orientações que disponibilizamos, juntamente com as capacitações que apresentamos, certamente vamos ver negócios mais preparados, aquecidos, gerando oportunidades de emprego e renda”, assegurou

Everton explica que o planejamento da programação de capacitações foi realizado levando em consideração o cenário da região administrativa e as demandas dos empreendedores locais. Assim, com a parceria firmada com a administração e o shopping, o Sebrae apresentou um rol de conteúdos disponíveis, sendo 26 palestras e 18 oficinas. Depois de uma análise, foram selecionados os temas que seriam trabalhados na região.

Foram realizadas três oficinas de capacitação. A primeira abordou a importância de criar vitrines atrativas para captar a atenção dos clientes e aumentar as vendas. A segunda atividade instruiu sobre estratégias para conquistar clientes por meio de anúncios eficientes nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Já a terceira e última oficina tratou sobre controles financeiros, tema fundamental para a gestão de qualquer empreendimento de pequeno porte. Além dessas três atividades, foi realizada uma palestra acerca do credenciamento de fornecedores no Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF). No total, um público de 57 empreendedores participaram da realização.

Foto: Rafael Victor | Focus Produção de Imagem

Durante os cinco dias, foram oferecidos atendimentos em temas como gestão de negócios, apoio na abertura de inscrição para Microempreendedor Individual (MEI), orientações relativas ao acesso a crédito e uma diversidade de outros temas relevantes para quem empreende ou pretende abrir o seu próprio negócio. Os empreendedores também puderam conferir análises e insights sobre tendências de mercado, oportunidades e melhores práticas para os diversos segmentos presentes na região administrativa. Ao todo, foram realizados 88 atendimentos na região administrativa.

Empreendendo no segmento de moda e vestuário há cerca de 10 anos, Maria Alves ficou satisfeita com o atendimento recebido. Ela procurou o Sebrae para buscar apoio na renegociação de dívidas e regularização do CNPJ de sua empresa. A intenção era compreender melhor as atividades que podem ser desenvolvidas. “Saio satisfeita com o atendimento que recebi aqui. Já tinha alguns anos que estava com essa dívida e sem tempo para ir até outro local em busca de apoio. O carro de som passou perto da minha loja informando sobre a presença do Sebrae e arrumei um tempo para vir até aqui e consegui resolver minha situação muito rapidamente”, contou.

Outro empreendedor beneficiado pela ação do Sebrae no DF e que saiu do Recanto Shopping foi Bruno Leon, proprietário da Ótica Bento. Ele relata que fundou a empresa na cidade de Unaí, em Minas Gerais, e recentemente expandiu suas operações ao estabelecer uma nova unidade no Recanto das Emas.

Com uma variedade de óculos de grau e sol, priorizando marcas de qualidade e originais, Bruno busca constantemente melhorias para aumentar a competitividade de seu pequeno negócio. “O Sebrae sempre oferece o que há de melhor no mercado. Estou sempre em busca de aprimoramento por meio de cursos, palestras e oficinas, e aqui, participei de uma atividade e adquiri técnicas que podem contribuir para impulsionar minhas vendas. Quero aprimorar a apresentação dos meus produtos, fortalecer o controle financeiro e a gestão de forma geral, visando atender às demandas tanto dos clientes atuais quanto dos futuros”, afirmou Bruno.

Colaboradora da área de marketing do Recanto Shopping, Grace Kelly Carvalho comemora os resultados da ação empresarial e cita ter sido essencial o processo de mobilização feito pelo espaço comercial juntamente com a administração regional e o Sebrae. “Nós acreditamos que essas iniciativas têm um grande potencial de contribuição para os pequenos empreendedores, que é uma parte significativa do público dos lojistas não apenas dentro do Shopping, mas em toda a região. Sempre observamos um intenso movimento comercial nesta área e estamos extremamente felizes em ver que essa parceria deu muito certo e que as ações voltadas para a expansão dos pequenos negócios forma desempenhadas e bem recebidas”, avaliou ela.