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Encontro de cultura e negócios de países de língua portuguesa estimula a cooperação internacional

Para encerrar a semana de negócios, o Sebraelab sediou uma feira de exposição, reunindo empresários brasileiros e representantes de países lusófonos para promover networking e fortalecer par
Por Jamile Rodrigues | Clip Clap Comunicação
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Representantes de países de língua portuguesa estiveram reunidos na sexta-feira, 12 de julho, para a realização de uma feira de exposição que marcou o encerramento do Primeiro Encontro de Cultura e Negócios dos Países de Língua Portuguesa. A iniciativa ocorreu no Sebraelab, localizado no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), proporcionando uma oportunidade de intercâmbio. Durante o evento, os participantes também tiveram a chance de conhecer e experimentar produtos e serviços dos empreendedores brasileiros, fortalecendo negócios e estabelecendo parcerias comerciais. Participaram delegações do Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Portugal, Timor Leste, entre outras nações.

Segundo Ronan Pires, presidente do Instituto Jovem Exportador (IJEX), a proposta do encontro nasceu de um grande evento na China, onde descobriram o potencial da língua portuguesa. Em Macau, cidade colonizada por Portugal por mais de 400 anos e conhecida como a Las Vegas Asiática, os organizadores do evento perceberam a congregação da comunidade lusófona, incluindo Índia, Sri Lanka e outros. Isso despertou a ideia de promover o potencial dos empresários dos países de língua portuguesa e organizar um encontro de cultura e negócios, focado na cooperação empresarial e na adequação dos produtos conforme as culturas desses países.

Foto: Focus Produção de Imagem

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“A agenda deste primeiro encontro incluiu três áreas de interesse: saúde, agronegócio e conexões com empresas locais. Muitas vezes, os empresários locais não sabem que países como Angola, Moçambique, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe, e Guiné-Equatorial falam português. Diante disso, identificamos os anseios dos outros países e trouxemos ao Brasil. O objetivo é que este tipo de evento se torne anual, com realizações sempre na segunda semana de julho, em Brasília. Já estamos planejando a edição de 2025 com os parceiros. Estamos assinando um protocolo de intenções com a Apex Brasil, que chancela nossa atuação nos países de língua portuguesa. Isso é muito importante para nós”, ponderou Ronan.

Dário Camal, presidente do Pelouro da Cooperação Internacional e Relações Institucionais da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) em Portugal, ressaltou o impacto positivo deste primeiro encontro, que contou com a participação de todos os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). “Tivemos o apoio das embaixadas na abertura e no encerramento, o que mostra que os governos da CPLP estão alinhados com o evento e compartilham os objetivos da juventude e dos exportadores. O jovem exportador pode ser usado como uma plataforma de diplomacia econômica, que é essencial para os nossos países. Precisamos trocar experiências, fazer transferência de conhecimento, divulgar produtos e serviços, e refletir sobre como melhorar a cooperação comercial, diplomática, política e econômica entre os países da CPLP. Nossa cultura e língua comuns são ferramentas poderosas para beneficiar nossos povos e economias. Países como Moçambique, Portugal, Cabo Verde, São Tomé, Guiné-Bissau, Brasil, Timor-Leste e Angola têm recursos e posições estratégicas que podem ser explorados através dessa cooperação”, disse Dário, afirmando que “a pauta principal de uma CPLP forte e efetiva parte da integração de mais jovens, superando o distanciamento existente e fazendo cada vez mais negócios”.

Janaína Batista, diretora do Departamento de Promoção das Exportações, Cultura Exportadora e Facilitação do Comércio do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), destacou a importância do comércio exterior para o desenvolvimento econômico do Brasil. “O mercado interno do Brasil tem dimensões continentais, mas acreditamos que o país também tem uma vocação exportadora. No ano passado, a secretaria da qual faço parte realizou três estudos interessantes. Um deles comprova, com números, que as empresas exportadoras empregam mais, utilizam mão de obra mais qualificada e remuneram melhor. Diante disso, consideramos essencial, na política pública, fazer com que mais atores se beneficiem do comércio exterior. Estamos trabalhando para trazer esses benefícios para mais e mais pessoas e, por este motivo, reunir representantes de países de língua portuguesa é tão importante para este canal de exportação”, enfatizou a representante do governo federal.

A fala de Janaína foi complementada por Gustavo Reis, representante do Sebrae Nacional, que falou sobre os desafios enfrentados pelas pequenas empresas no comércio exterior e a importância de adaptar as soluções para este segmento. “É nossa competência viabilizar serviços para empresas que querem entrar na área de exportação. O Sebrae está à disposição, junto com o MDIC e outras entidades lutando pela cultura exportadora, trazendo todo nosso ferramental para dar suporte ao empresário interessado no comércio exterior, entendendo que aquele empresário que coloca o comércio exterior em sua estratégia tem toda a chance de exportar. Não é fácil, mas é uma jornada interessante e o Sebrae está à disposição para dar todo o suporte necessário para essas empresas de potencial exportador”, afirmou.

Quem saiu satisfeito do encontro foi Márcio Portilho, diretor da MP Educação Profissional. A empresa dele foi convidada a participar da semana através da CPLP. “Firmamos cartas de intenção e parcerias com representantes de Moçambique e Angola, especialmente na área de cursos profissionalizantes. A plataforma EAD que desenvolvemos será adquirida por eles e ofertada em seus respectivos países. Foi uma oportunidade única para explorar novos mercados e atender a uma demanda crescente por qualificação profissional”, relatou Márcio.

O Sebraelab contribuiu oferecendo o espaço e infraestrutura para a realização da feira, proporcionando um ambiente propício para o networking e a consolidação de negócios. “A língua e a cultura nos unem, e é isso que precisamos explorar para fazer mais negócios e elevar o patamar empresarial dos nossos países. A feira de exposições realizada hoje consolidou o sucesso das reuniões e dos negócios iniciados nos dias anteriores, mostrando que, juntos, podemos alcançar resultados extraordinários. Ficamos felizes em contribuir com iniciativas que promovam a internacionalização e o fortalecimento dos pequenos negócios”, finalizou Claudia Bonifácio, gestora do Sebraelab.