Palco de significativas realizações na história do Distrito Federal, o Parque de Exposições da Granja Torto recebeu nos dias 3 e 4 de setembro a mais recente edição do Encontro Distrital da Agroindústria. O evento foi organizado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri), Federação da Agricultura e Pecuária (Fape/DF), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no DF (Senar/DF) e Sebrae no DF, com o objetivo de discutir propostas que promovam o desenvolvimento da produção agroindustrial local.
Neste ano, o evento chegou à sua quinta edição e esteve inserido na extensa programação da 32ª da Exposição Agropecuária de Brasília (Expoabra). Durante os dois dias, foram debatidos conteúdos e questões capazes de favorecer a formalização de produtores, a consolidação de parcerias e investimentos, oportunidades para o aperfeiçoamento profissional e o avanço do setor. Assuntos como registro de laticínios, higiene no abate de suínos, boas práticas de fabricação e regularização de cervejarias artesanais também foram amplamente debatidas. Houve tempo, ainda, para a apresentação de projetos e ações de sucesso no Distrito Federal.
-
A diretora técnica do Sebrae no DF, Diná Ferraz, esteve presente na abertura do evento, momento em que destacou o papel fundamental da instituição para o crescimento do setor, a nível local e nacional. Ela mencionou ações de suporte contínuo aos empreendedores do campo, como a oferta de consultorias, realização de cursos, palestras e oficinas de gestão, marketing e outros assuntos. “O Sebrae trabalha incansavelmente no atendimento a cada empreendedor, oferecendo o suporte necessário, a oportunidade de desenvolvimento. E não estamos sozinhos. Atuamos em parceria com outras instituições para que o DF, o Brasil seja cada vez mais reconhecido como uma referência no setor agropecuário”, afirmou.
“Contem com o apoio do Sebrae para a realização dos sonhos de vocês”, completou a dirigente, durante o encontro.
À frente da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), Rafael Bueno reconheceu a importância do trabalhos das instituições parceiras da pastas, incluindo o Sebrae. Ele destacou que os produtores geralmente são bons em produzir, mas carecem de apoio em temas como gestão e marketing, por exemplo. “O Sebrae tem feito esse trabalho de realmente pegar na mão do pequeno produtor, apoiar no que diz respeito a gestão do negócio, ao marketing, toda a parte de edificação do que chamamos de business”, comentou.
A magnitude e o potencial do setor agroindustrial foram outros aspectos explorados durante a abertura do evento. À frente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF), Cleison Duval elencou ações que estão sendo realizadas e que fortalecem a vocação do Distrito Federal para a agroindustrialização de produtos, tanto vegetais quanto animais. As iniciativas, segundo ele, visam agregar valor aos produtos locais, aumentar a renda dos produtores, promover a sucessão familiar, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida na região rural do DF.
Eduardo Schulter, superintendente do Senar/DF, por exemplo, também elencou ações recentes que estão engajando e envolvendo produtores rurais do DF, como a Rota do Queijo, a Rota das Frutas e a Assistência Técnica & Gerencial, uma solução desenvolvida pelo Senar em parceria com o Sebrae no DF. “A agroindústria desempenha um grande papel na transformação de produtos agrícolas, garantindo que eles cheguem ao consumidor com qualidade e segurança. Realizações como a desse encontro, portanto, são fundamentais para o desenvolvimento do setor”, completou o dirigente.
-