ASN DF Atualização
Compartilhe

Experiências do DEFRAG SXSW são compartilhadas em Brasília

Participantes debateram tendências de mercado apresentadas em um dos maiores eventos de inovação do mundo
Por Deividi Lira | AIs. Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Um bate-papo descontraído para agências de publicidade, profissionais do marketing, designers, gamers, arquitetos, grandes pensadores e desenvolvedores de tecnologia. Assim foi o encontro DEFRAG SXSW Brasília, realizado com o apoio do Sebrae no DF, na noite do dia 03 de maio, no Teatro do Brasília Shopping, um encontro para profissionais desta cadeia de economia criativa. Na ocasião, foram apresentadas as principais tendências de mercado e experiências que marcaram a 37ª edição do DEFRAG SXSW. Durante 8 dias (10 a 19 de março) em Austin, no estado do Texas (EUA), aproximadamente 300 mil pessoas se reuniram para discutir as convergências entre as indústrias da música, filme, televisão e interação, com a atenção voltada para tecnologias emergentes e soluções para o futuro.

Neste ano foram mais de 25 tracks, incluindo metaverso, startups, saúde, clima, med tech, design, energia, transporte, esportes, entre outros. Dentro da programação, mais uma vez, o assunto que se destacou foi a inteligência artificial, principalmente nas transformações que ela já tem causado no mundo do trabalho.

Sempre quando se fala de inteligência artificial, há vários assuntos, como ética e privacidade. Lá foi discutido sobre impactos, expectativas, versões e como que isso pode ser realmente utilizado na realidade, no dia a dia. Aqui no Brasil, temos uma realidade ainda muito distinta, onde a inovação pode fazer a diferença, que não tem muito a ver necessariamente com a inteligência artificial, mas ela passa a ser mais um facilitador, uma ferramenta para alguns processos de trabalho”, contou um dos debatedores, pioneiro do mercado digital, Moriael Paiva.

Outras tendências de inovação no mundo pós-pandemia, interessantes para serem implantadas no Brasil, também foram trazidas para o encontro com os profissionais em Brasília. No entanto, a principal reflexão no evento ficou mesmo em torno da inteligência artificial. Como as pessoas vão lidar com ela? Será que a utilizarão como mera ferramenta ou será que ela dominará o mercado de trabalho?

Não vai substituir o profissional, mas vai obrigar que ele se renove e busque novas competências. Será uma aliada do ser humano, se ele souber usar isso a seu favor”, respondeu a debatedora e publicitária, Duda Maia.

A reunião de ideias nos Estados Unidos, segundo Cristina Vieira, do Sebrae, discutiu um futuro mais conectado, sustentável e diverso. Segundo ela, o impacto das tendências apresentadas no DEFRAG SXSW para os pequenos negócios, já está no radar do Sebrae.

Nós do Sebrae estamos atentos às demandas dos pequenos negócios e a essa nova realidade, a chegada da inteligência artificial. Como eles vão se adequar a essa nova realidade? Como os empreendedores vão usar essa ferramenta para atender aos clientes ou para desenvolver estratégias de marketing em seus negócios? Ao longo deste ano, o Sebrae disponibilizará conteúdo e capacitações para atender a essa nova demanda”, disse.