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Festival Brasil Sabor chega à 18ª edição e movimenta regiões do Distrito Federal

Federal Realização tem apoio do Sebrae no DF e reúne 70 empreendimentos entre os dias 16 de maio e 2 de junho
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
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Começa nesta quinta-feira, 16 de maio, a mais nova edição do Festival Brasil Sabor. Promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o evento tem como propósito engajar micro e pequenas empresas do segmento de Alimentação Fora do Lar, visando elevar a competitividade e contribuir para o desenvolvimento econômico de regiões de todo o Brasil.

O festival está em sua 18ª edição e ocorre até o dia 2 de junho. No Distrito Federal, a iniciativa tem apoio do Sebrae no DF e reúne 70 empreendimentos de diversas regiões administrativas. Cada estabelecimento participante desenvolveu uma receita diferente daquelas já ofertadas no cardápio, que serão oferecidas a um preço promocional de R$39, R$49 ou R$59.

Beto Pinheiro, presidente da Abrasel/DF, destaca a histórica parceria entre a associação e o Sebrae no DF para promover o crescimento do segmento de Alimentação Fora do Lar na capital da República. “O Sebrae e a Abrasel nutrem uma parceria extremamente relevante no Brasil inteiro. Aqui, no DF, eu avalio essa parceria de uma forma ainda mais especial. Sempre que pensamos em organizar algum evento, um festival, o Sebrae se coloca à nossa disposição e dos empreendedores, ofertando o que há de melhor em suas soluções. São capacitações, consultorias, meios para possamos ter empresários cada vez mais preparados à frente de bares e restaurantes e, sobretudo, empreendimento longevos e regulares com suas obrigações”, pontua.

O dirigente destaca, também, a atuação do Sebrae para que fossem envolvidos nesta edição do festival empreendimentos de grande parte das regiões administrativas do DF. “Em todas as conversas com a equipe técnica do Sebrae, discutimos sobre a pluralidade, sobre dar capilaridade ao festival e levar as capacitações para pequenos bares e restaurantes de Planaltina, Taguatinga, Águas Claras e tantas outras regiões do nosso território. O resultado são os mais de 70 empreendimentos que estão participando desta nova edição, uma das maiores da história”, acrescenta.

Carlos Cardoso, chefe da Gerência de Negócios em Rede do Sebrae no Distrito Federal, também destaca o sólido vínculo de parceria estabelecido entre as instituições, e assegura que o festival, ao expandir sua abrangência para além do Plano Piloto, irá contribuir significativamente com o desenvolvimento e à consolidação do segmento de alimentação fora do lar nas diversas regiões administrativas do DF.

“Fizemos uma proposta de descentralização para a Abrasel incluir não apenas os restaurantes do centro de Brasília, mas também empreendimentos de outras regiões do DF. Sabemos que o Brasil Sabor é um festival democrático, com preços acessíveis, que viabiliza a promoção da gastronomia do Distrito Federal e estimula a criação de pratos autorais que posteriormente podem permanecer no cardápio. É, mais uma vez, uma excelente oportunidade para aumentar as vendas e fidelizar clientes para os negócios participantes”, observa Carlos.

O gerente ressalta ainda a disponibilização de consultorias pelo Sebrae no Distrito Federal. “Na edição anterior, iniciamos a oferta de consultorias para os empreendimentos participantes e conseguimos manter essa ação para este ano. São consultorias para aprimoramento do processo produtivo, desenvolvimento de cardápio, manipulação de alimentos, entre outros temas, que podem ser requisitadas ao Sebrae por empreendedores interessados em aprimorar seus negócios”, completa.

Na edição passada, mais de 600 restaurantes, em 70 cidades de 18 estados, participaram do festival em todo o país. Uma pesquisa realizada com os empreendedores participantes mostrou que, durante a última edição, mais da metade dos estabelecimentos registrou aumento no lucro nos dias do festival, e um terço dos proprietários obteve resultados acima do esperado.

O mesmo desfecho é aguardado pelo empreendedor Luiz Augusto Jabour, também conhecido como Guto, dono do Almería Restaurante, empreendimento que recebeu o evento de lançamento da edição 202 do festival e que é fruto de uma receita que inclui coragem, determinação, parceria familiar e expertise em vinhos.

Guto comemora a participação do Almería nesta edição do festival, e revela otimismo com a oportunidade de atrair novos clientes conhecer melhor o cardápio de inspiração mediterrânea que caracteriza o restaurante. “Brasília é local de grandes festivais, e o Brasil Sabor é um deles. É uma realização diferente, que nos desafia. Escolhemos dois pratos clássicos do nosso cardápio e os renovamos com um toque brasileiro, como na croquete, um prato espanhol, que fazemos com carne de sol, um ingrediente genuinamente brasileiro. Da mesma forma, inovamos na lasanha, que é finalizada na frigideira e produzida com ingredientes de produtores locais, como a linguiça artesanal do Léo Hamú. Que sejam receitas para cair no gosto de quem nosso visitar”, afirma.

Confira a relação de bares e restaurantes que participam do festival em www.brasilsabor.com.br