Inovação e Inteligência Artificial (IA), assuntos amplamente debatidos na era contemporânea, nortearam a programação da 8ª edição do Lab Day em 2024. O evento reuniu, na noite de terça-feira, 27 de agosto, micro e pequenos empreendedores que atuam no setor de beleza do Distrito Federal no Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), proporcionando oportunidade para aquisição e troca de conhecimentos e, sobretudo, oportunidades de negócio e de networking.
Carlos Cardoso, gerente responsável pela área de Negócios em Rede do Sebrae no DF, abriu esta edição do evento falando da importância do processo de descentralização dos atendimentos aos pequenos empreendedores que estão inseridos no setor. Após comentar sobre as ações que a instituição tem muitas ações realizadas em sua sede, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Carlos explicou os aspectos que motivaram a descentralização e a oferta de cursos, oficinas e consultorias nas regiões administrativas do Distrito Federal. “Construímos, neste ano, uma jornada que está rodando quatro regiões do DF. A nossa intenção é contemplar todas as regiões administrativas do DF, levando palestras, cursos voltados para capacitação, formação e cada vez mais desenvolver esse setor”, afirmou.
As ações já desenvolvidas pela instituição em 2024 visando o fortalecimento do setor foram apresentadas por Karyne Costa, analista e gestora do segmento da beleza do Sebrae no DF. A atuação consistiu no âmbito do Programa Brasília Capital da Beleza, lançado em março com o propósito de reunir profissionais que compartilham da crença no potencial e profissionalismo dos talentos locais.
Desde o lançamento da etapa 2024 do programa, diversas atividades têm sido implementadas com sucesso, incluindo capacitações técnicas que aprimoram as habilidades dos profissionais do setor. Além disso, encontros empresariais foram realizados para promover networking e troca de experiências, enquanto um circuito de visitas técnicas permitiu a imersão em práticas e inovações do mercado. A participação em eventos relevantes reforçou a presença do programa no cenário atual, complementada por uma trilha de capacitações que abrange temas essenciais para o desenvolvimento contínuo dos envolvidos.
Karyne também lembrou que o Sebrae organiza missões técnicas e dispõe de um grupo criado para compartilhar informações sobre eventos e ações do setor, incentivando a interação entre os profissionais do setor de beleza distrital.
“O número de empreendedores ativos no mercado de beleza é imenso, e muitos deles enfrentam a falta de informações e conteúdo adequados para seu desenvolvimento. Estamos, portanto, diante de um oceano azul repleto de oportunidades a serem exploradas. O sucesso do setor de beleza no DF também depende da colaboração desses empreendedores com o Sebrae, participando ativamente dos eventos e das iniciativas que promovemos”, pontuou a gestora.
-
Todas as ações do programa apresentado pela gestora são disponibilizadas no site brasiliacapitaldabeleza.df.sebrae.com.br, assim como nas redes sociais do Sebrae no Distrito Federal.
Na sequência da programação da noite, os participantes do Lab Day tiveram a oportunidade de explorar diversas ferramentas de inteligência artificial gratuitas, aplicáveis à rotina de pequenos empreendimentos do setor. A apresentação foi conduzida por um consultor credenciado do Sebrae no DF, que detalhou as funcionalidades e atribuições de cada ferramenta.
Além disso, um painel contou com a participação dos empreendedores Nathália Romeiro e Ygor Brito, proprietários de negócios de sucesso no DF, que compartilharam suas experiências e estratégias para promover a inovação em suas respectivas empresas.
-
Atuante no mercado de beleza do DF desde 2011, a empreendedora Denise Gebrim foi uma das dezenas de participantes desta 8º edição do evento. Ela revelou manter uma relação próxima com o Sebrae no DF para manter sua distribuidora de cosméticos em plena atividade e registrou o que foi compartilhado para, futuramente, usar o conteúdo para agregar valor ao serviço de sua empresa. “Tirei fotos dos slides para procurar saber mais depois sobre algumas ferramentas. Compartilhei com a pessoas responsável pelo marketing da minha empresa também. Mas o que é valioso demais nos eventos do Sebrae é a oportunidade de conexão. Sempre aproveito para estabelecer novos contatos e aqui tem gente com soluções e ideias que pode ajudar no desenvolvimento da minha marca”, observou.
Registros também foram feitos por Michely Pereira e Janaína Carvalho, dupla que participou de uma das ações previstas no âmbito do Programa Brasília Capital da Beleza. Trata-se do Beleza em Movimento, iniciativa cujo objetivo é transmitir, de forma totalmente gratuita, orientações que podem alavancar os negócios e aumentar o faturamento dos profissionais da área da beleza do Distrito Federal.
A participação de Janaína foi motivada pela amizade entre elas, uma vez que ela cuida do marketing do pequeno salão gerido por Michely em São Sebastião. “Fiquei animada para participar dos encontros em São Sebastião para aprender mais, pois estavam previstos conteúdos de marketing. Aprendi muita coisa e vi que o Sebrae realmente abre portas para quem empreende. Hoje fui apresentada às ferramentas que não conhecia e que vou procurar estudar mais, para dominar e melhorar o meu atendimento”, contou Janaína.
“Pretendo utilizar as ferramentas o quanto antes. Quero otimizar as respostas do WhatsApp do meu salão e compreender que é possível fazer isso de forma gratuita”, acrescentou Michely.
Outra dupla de empreendedoras presente ao evento atua à frente da Beleza Educa, uma startup criada para instruir profissionais da beleza sobre gestão, marketing e vendas. O serviço oferecido pela marca visa proporcionar uma economia significativa de tempo e dinheiro, ajudando os profissionais a evitar erros comuns e otimizar processos, já que muitos entram no mercado sem a devida formação e conhecimento, o que pode limitar seu sucesso a longo prazo.
As empreendedoras aproveitaram a realização do Lab Day para estabelecer novos contatos e, inclusive, apresentaram condições especiais para os presentes em relação aos serviços que oferecem. “As pessoas reconhecem que precisam de instrução e capacitação. Estão cientes de que precisam saber gerir, e nós estamos aqui para oferecer soluções adequadas. Nossa participação em um evento como esse facilita esse contato e nos coloca frente a diferentes realidades. É sempre bom estar presente, adquirindo conhecimentos, trocando experiências e fazendo contatos”, analisou Lueva Evangelista, que, ao lado de Simony Bomfim, administra a startup.
Caleb Reis, um dos proprietários da Sousa Reis Planejamento e Proteção, também aproveitou a realização do evento para divulgar os serviços e prospectar possíveis clientes. Sua empresa é associada a uma grande multinacional e apresenta um modelo inovador de seguro para quem atua no setor da beleza. “O nosso foco é o gerenciamento de risco. Ou seja, trabalhamos para garantir produtividade, garantir receita, mesmo em casos de ausência laboral”, explicou.
“Já estivemos presentes em diversos eventos, e a principal ideia é realmente ampliar nossa rede de conhecimento. Meu trabalho tem um aspecto educacional, pois muitas vezes as pessoas não conhecem ou não entendem o que existe à sua disposição. Por isso, estamos focados em nossa presença em eventos, garantindo que possamos expandir esse conhecimento e criar oportunidades para todos”, acrescentou o empreendedor.
Maria Consuelo Mello, gestora da carteira de beleza na Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, acompanhou a programação do evento e parabenizou o Sebrae no DF pela realização do trabalho com os empreendedores. Ela destacou a importância da união de esforços em prol das micro e pequenas empresas do setor e reafirmou o compromisso em viabilizar os meios disponíveis para fortalecer o setor no DF e em todo o país. “Nós queremos incentivar, apoiar e, inclusive, trabalhar melhor algumas questões, como a Lei do Salão Parceiro. Sabemos que aqui no DF, por exemplo, há uma grande quantidade de prestadores de serviços, tanto para barbearias quanto para salões de beleza”, comentou.
A gestora também elogiou a escolha do tema para a programação. “Vim participar para conhecer melhor o cenário do DF, assim como estamos fazendo com outras unidades da federação, e vejo que o Sebrae no DF está na vanguarda, trazendo um conteúdo atualizado e fundamental para todos os portes de negócios no cenário atual. O Sebrae Nacional tem se apropriado bastante sobre o assunto para continuar apoiando a prosperidade dos pequenos negócios do setor de beleza”, concluiu Consuelo.
A próxima edição do Lab Day esta prevista para acontecer no dia 24 de setembro, no Sebraelab.
Carbono Neutro
Nesta 8ª edição do ano, o Lab Day manteve seu compromisso com a sustentabilidade, consolidando-se como um evento carbono neutro promovido pelo Sebrae no DF. Isso significa que todas as emissões diretas de gases de efeito estufa geradas durante a realização do evento serão completamente compensadas.
Para garantir essa neutralidade, será realizada uma análise da pegada de carbono, que avaliará as emissões geradas pela energia utilizada no local (como eletricidade), pela mobilidade de participantes, organizadores e equipes, além das emissões decorrentes do descarte de resíduos e da comunicação, tanto online quanto offline.
Esta avaliação resultará na determinação da quantidade de toneladas de carbono emitidas pelo evento. A compensação das emissões será alcançada por meio da aquisição de créditos de carbono certificados internacionalmente, gerados por projetos ambientais que promovem reflorestamento e melhorias nos processos de combustão, todos voltados para a redução ou absorção das emissões globais de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa.