Desde os luxuosos eventos internacionais até simples celebrações locais, a gastronomia se destaca como um elemento essencial, capaz de transformar qualquer ocasião em experiência memorável. A edição 2025 do Inova, realizada nos dias 10 e 11 de abril, materializou essa premissa. Em meio à vasta programação, o tema se sobressaiu, transformando o Centro de Eventos Brasil 21 em ponto de convergência para apreciadores da boa mesa.
Um dos maiores espaços do centro de eventos foi destinado à promoção de experiências gastronômicas durante os dois dias do evento, com atividades realizadas para um público de até 90 pessoas. Os chefs Vinícius Rossingnoli e Bel Coelho transformaram esse ambiente dedicado em um palco de valorização da produção gastronômica do Distrito Federal, conduzindo o público a uma imersão no Cerrado, bioma rico e muitas vezes subestimado, demonstrando a forte relação entre turismo e gastronomia na capital.

Antes disso, no entanto, um grupo ainda mais seleto de pessoas teve a oportunidade de participar de uma visita ao chamado Eixo dos Vinhedos, na região do PAD/DF, no Paranoá, onde puderam se conectar com a produção local de vinhos.
Já em outro espaço do centro de eventos, estava disponível o Inova Gastrô, estrutura que funcionou como a praça de alimentação do Inova e ainda como a vitrine da gastronomia local. O ambiente conectou os milhares de visitantes à produção autêntica de 20 empreendimentos do segmento de alimentos e bebidas do Distrito Federal. Entre os produtos era possível encontrar salgados diversos, sanduíches naturais, pizzas, lasanhas, sucos, cervejas, doces variados, entre outros. Também foi possível encontrar opções veganas e sem glúten, proporcionando uma alimentação inclusiva no evento.

Todos os empreendimentos selecionados para participar do Inova Gastrô precisaram seguir à risca regras estabelecidas pelo Sebrae no DF, devido às necessidades operacionais do Centro de Eventos Brasil 21, além de adotar práticas sustentáveis.
Com um sorriso contagiante no rosto e utilizando uma fantasia que lembrava um brigadeiro, a empreendedora Luana Pereira chamou a atenção do público presente no Inova 2025. Ela é a mente e as mãos por trás da Mistura Que Agrada, empreendimento com origens e forte atuação no Guará, que satisfaz paladares em diversas regiões administrativas do DF.
A participação de Luana em eventos de grande porte não é nenhuma novidade. A empreendedora já possui uma trajetória consolidada, incluindo participações em iniciativas conhecidas como Chef dos Eixos, e conhece bem as exigências e o comprometimento necessário para estar envolvida. Para o Inova, no entanto, ela revela que ficou na dúvida em participar, já que a data do evento era próxima da Páscoa, período em que a Mistura Que Agrada registra um aumento significativo de vendas devido às encomendas dos clientes.
Luana, no entanto, foi incentivada por uma amiga a participar do Inova e conseguiu obter um faturamento significativo com as vendas e ainda vislumbrar possíveis oportunidades de negócios, graças às centenas de interações que conseguiu estabelecer durante os dois dias. Durante o evento, ela reencontrou um colega da época da faculdade, hoje representante dos Correios, que a apresentou uma nova modalidade de entrega da empresa estatal com potencial para viabilizar a venda dos doces da Mistura Que Agrada para além do território brasiliense.
“Já havia participado do Inova como espectadora, não como expositora. Sinceramente, não achei que seria um evento bom para vendas. Tinha em mente que as pessoas estariam mais focadas em buscar conhecimento. Mas fui surpreendida. Tanto as unidades de brigadeiro quanto de palha italiana que produzi foram bem procuradas durante o evento. E a estratégia de chamar a atenção com uma fantasia surtiu o efeito. Valeu a pena participar desses dois dias. Foi realmente incrível”, avalia Luana.

Outro empreendimento que faz sucesso entre os apreciadores da boa gastronomia brasiliense e que participou do Inova 2025 foi a Castália, referência em fermentação natural em Brasília. Ex-sócio proprietário e atualmente à frente das operações de logística da marca, Sérgio Rafaelli avalia de forma positiva a participação no evento organizado pelo Sebrae no DF. “Nosso objetivo principal era a divulgação da marca para novos públicos em Brasília. E isso foi plenamente alcançado. Conquistamos muitos clientes que não conheciam a Castália”, explica.
Sérgio reitera, ainda, que o evento funcionou como um palco ideal não apenas para a esperada divulgação da marca, mas também para um inesperado e bem-vindo sucesso de vendas, confirmando a força e o apelo dos produtos artesanais. Além da tradicional produção de folheados, bastante elogiada pelo público presente, a Castália comercializou pães de queijo, fornecendo opções de lanches práticos e rápidos ao público.
Além disso, segundo ele, o Inova 2025 foi, verdadeiramente, um dos eventos mais bem organizados dos quais a marca já participou. “Os comunicados com orientações que recebemos antes e a agilidade para chegar até o espaço que estava destinado para nós foram aspectos incríveis. Durante todo o evento, o público esteve presente de forma contínua, do momento da abertura ao fechamento. Essa movimentação foi fantástica, superando as nossas expectativas”, observa Sérgio.
A disposição dos expositores e a variedade gastronômica também foram elogiados pelo empresário. “O mix de ofertas foi muito inteligente. Não senti em nenhum momento que havia competição, mas sim uma complementaridade entre os estandes, o que, na minha opinião, beneficiou a todos e contribuiu com a experiência do público inscrito no evento”, completa.