A edição 2024 da AgroBrasília chegou ao fim no sábado, 25 de maio. Consolidada como uma das principais realizações do agronegócio nacional, a feira, promovida anualmente pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa/DF), no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, situado às margens do km 5 da BR 251 chegou à sua 15ª edição e alcançou resultados significativos, com mais de 174,2 mil visitantes e 592 expositores, estabelecendo números recordes em comparação com todas as edições anteriores. Além disso, a movimentação financeira superou as expectativas, atingindo a marca de R$ 5,1 bilhões, cifra que representa um crescimento de 6,2% em relação ao ano anterior, quando a feira registrou R$ 4,8 bilhões em volume de negócios.
O espaço montado pelo Sebrae no Distrito Federal, juntamente com organizações parceiras, entre elas o Sistema FAPE/SENAR-DF e a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri/DF), contribuiu para os bons índices alcançados pela feira. A estrutura de aproximadamente 900 metros quadrados atraiu os milhares de visitantes do evento para acessar conteúdos sobre mercado, inovações e tendências tecnológicas para o campo e uma série de outras atividades.
A AgroBrasília se transformou e um grande ponto de encontro do produtor rural, não só do Distrito Federal, mas de todo o Entorno. É um evento excepcional, esperado por muitos ao longo do ano e que permite a troca de experiências, e a compreensão de novos conhecimentos. “Estamos inaugurando esse espaço em definitivo aqui, bem construído, com uma boa área construída e vai permitir com que o parque seja utilizado não só na época da feira, mas também no decorrer do ano”, explicou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no DF e do Sistema FAPE/SENAR-DF, Fernando Cezar Ribeiro.
Quem visitou o evento e o espaço foi o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Acompanhado da Diretoria Executiva da instituição, o chefe do Executivo local pôde conferir o trabalho de cada um dos expositores e aproveitou a oportunidade para parabenizar o Sebrae pela atuação junto aos pequenos produtores rurais e aos demais empreendedores que atuam nos diversos segmentos do setor produtivo brasiliense.
Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem
O governador assegurou que tem dado grande importância ao setor da agricultura e pecuária da região e também declarou que a AgroBrasília é de suma importância para a região do Distrito Federal. “Esta feira é a quarta maior que existe no Brasil, atualmente. Aqui são realizadas ações significativas e a o governo do DF vem trabalhando junto com os produtores para o desenvolvimento deste setor”, afirmou.
Ibaneis anunciou, também, uma série de medidas com o objetivo de melhorar o ambiente para o agronegócio no Distrito Federal.
A superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, destacou a relevância do suporte da instituição aos produtores rurais e assegurou que o Sebrae permanece firmemente empenhado em ampliar o atendimento ao máximo para produtores e empresários do agronegócio.
Feira do Produtor
Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem
Os milhares de visitantes da AgroBrasília puderam, também, conferir de perto uma parcela da produção de empreendedores locais que recebem apoio do Sebrae no Distrito Federal. Nesta edição, a tradicional Feira do Produtor Rural organizada pela instituição contou com 34 estandes, que juntos superaram a marca de R$ 538 mil em volume de negócios. Em comparação com os números alcançados na edição do ano passado, a cifra representa um aumento de 29% no volume de vendas realizadas.
Presente pela primeira vez ao evento, Glauco José Júnior, demonstrava entusiasmo com as vendas já realizadas. Ele é proprietário de uma marca que produz e comercializa polpas de frutas 100% saudáveis, sem aditivos químicos, e que também oferece sucos funcionais engarrafados, a Fit&Fresh. “A nossa sede fica no Jardim Botânico e estamos procurando um lugar para conseguir ampliar a nossa produção. Conseguimos apresentar o nosso produto aqui e fazer parcerias para expandir a nossa comercialização e com produtores de frutas locais. A visibilidade foi tão grande que conseguimos, ainda, fazer com que muita gente passasse a seguir a marca nas redes sociais”, conta o empreendedor, apoiado pelo Sebrae desde 2017.
Figura carimbada em outras edições da AgroBrasília, a empreendedora e mestre pimenteira, Priscila Ávila, também mostrava entusiasmo com a possibilidade de vendas e de exposição de sua marca, a Queen Of Peppers. “Esta é a minha 13ª participação na AgroBrasília. Trouxe os meus tradicionais produtos, mas também preparei novidades. Estou lançando um novo molho, que é adocicado e feito com pimenta jalapeño, além de trazer uma paella caipira, que leva carne suína, de frango e legumes”, detalha.
Mesmo com tantos anos de participação na feira e com uma marca consolidada no mercado, Priscila não deixa de ressaltar a importância do apoio que recebe do Sebrae no DF. “Essa parceria que construí com o Sebrae só me trouxe resultados maravilhosos. Tenho acesso a uma estrutura para aprimorar meu trabalho, a cursos de capacitação e a eventos como a AgroBrasília, onde posso estabelecer e nutrir contatos”, acrescenta.
O espaço também foi ocupado por artesãos que recebem apoio do Sebrae no Distrito Federal, incluindo Eliana Costa, que é especializada em cinzelagem. Essa técnica é utilizada para criar volumes, relevos e texturas em materiais como prata, ouro, cobre ou latão, permitindo a elaboração de desenhos intricados. Eliana faz parte de uma rede de profissionais que vendem suas criações na loja Mãos Criativas, localizada no Liberty Mall.
A artesã comemora a presença em mais uma edição do evento, que julga ser um dos mais importantes para quem comercializa produtos no Distrito Federal. “Sempre que venho aqui, encontro um ambiente maravilhoso, que faz a gente se sentir bem. Uma artesã, um artesão sozinho não conseguiria estar presente em um evento deste porte e o Sebrae nos permite vivenciar isso aqui, mostrar a nossa produção, a nossa marca”, afirma.
Startups
O empreendedorismo inovador também ganhou destaque ao longo dos cinco dias da feira, no espaço do Sebrae. Em um espaço especial batizado de Startup Zone, foram apresentadas soluções desenvolvidas por 13 de empresas de base tecnológica tanto ao público da feira quanto aos produtores rurais que buscavam formas de expandir suas operações e solucionar possíveis problemas.
Entre as soluções encontradas no espaço figurava a da startup Oasis, fundada por João Pacheco. “Apoiamos o produtor em todo o processo de implementação da unidade agrovoltaica, desde a seleção da linha de financiamento mais apropriada, passando pela construção do equipamento com tecnologia desenvolvida internamente, a instalação da usina solar, a conexão física da usina solar à rede de transmissão, até o fornecimento de assistência técnica, comercial e jurídica para a contratação com a empresa distribuidora”, explica ele.
João destaca a relevância da participação da sua empresa na AgroBrasília, evento no qual está presente pela quarta vez, porém pela primeira vez como expositor. “Aqui é um ambiente para estabelecer conexões e parcerias. Ficamos no estande, onde apresentamos o nosso trabalho para quem passa por aqui, mas estamos sendo chamados em outros locais do parque tecnológico para conversar com outros empreendedores, produtores”, completa.
O CMO da Coti Aceleradora, organização parceira do Sebrae no DF, Eduardo Pinto, celebra a participação das startups em um evento consolidado como a AgroBrasília e destaca a importância da realização para o fortalecimento do ecossistema de inovação local. “A conexão entre agro e a tecnologia está cada dia mais necessária. Os produtores precisam e cada vez mais procuram soluções para impulsionar suas propriedades e o que a AgroBrasília oferece é uma oportunidade imperdível para as startups apresentarem seus produtos e soluções a investidores, parceiros e clientes. São várias as atividade que estamos envolvidos aqui, mas estamos bem confiantes nos negócios que serão fechados com o término do evento”, assegura.
O espaço foi bastante procurando ao longo dos cinco dias de feira e volume de negócios gerados, segundo o Sebrae no DF, é na casa de R$ 450 mil.
A edição 2025 da AgroBrasília já tem data para ser realizada. O evento será realizado novamente no mês de maio, entre os dias 20 e 24, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci.
-
-