ASN DF
Compartilhe

Programa do Sebrae conclui turma piloto voltada para profissionais de arquitetura e design

Participantes foram introduzidos a conteúdos que visam aprimorar a gestão e elevar a competitividade de empreendimentos
Por José Maciel | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Na última segunda-feira, 1º de julho, o Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), foi palco do encontro de encerramento da turma piloto do Programa Materializa Arquitetura e Design. A iniciativa foi promovida pelo Sebrae no Distrito Federal nos meses de maio e junho com o objetivo de oferecer orientação sobre gestão empresarial para profissionais que atuam e empreendem na área de arquitetura e design da capital.

A realização da turma piloto foi concebida com base nos resultados alcançados por uma outra vertente do programa, o Materializa Movelaria, iniciativa realizada no durante o ano passado e que teve como propósito capacitar e melhorar a qualidade da indústria moveleira, aumentando expressivamente a produtividade de empreendimentos participantes.

Também contribuiu para a concepção do Materializa Arquitetura e Design a necessidade registrada por analistas do Sebrae no DF entre arquitetos e profissionais de design. De acordo com a instituição, há uma carência de treinamento em gestão empresarial entre o público-alvo. Após se formarem, muitos arquitetos e designers reúnem conhecimentos técnicos, mas pouca ou nenhuma experiência em gerenciamento de negócios.

A turma piloto foi composta por representantes de 15 empresas locais, que além de participarem de atividades voltadas para aprimorar a gestão administrativa de seus negócios, puderam acessar conteúdos em áreas como marketing, vendas e gestão financeira. Os conteúdos foram trabalhados a partir de quatro eixo temáticos, orientando os participantes a criar soluções, encantar clientes, faturar e gerenciar seus respectivos negócios.

“Um aspecto que nos ajudou a desempenhar essa etapa do Materializa Arquitetura e Design foi ter um roteiro bem definido, organizado em eixos temáticos que garantiram que cada encontro fosse único. Isso ajudou a manter o interesse e a energia dos participantes bem elevados, proporcionando uma abordagem prática e objetiva”, detalha o facilitador do programa, o arquiteto Ricardo Meira.

Ainda segundo Ricardo, os momentos de networking foram fundamentais para enriquecer o trabalho e alcançar os objetivos do programa. Ele revela que a turma reuniu desde quem já possui um escritório já estabelecido até quem está iniciando no universo da arquitetura ou do design, sendo um aspecto que favoreceu a compreensão dos conceitos e ferramentas apresentados, adequados a todos os perfis.

-

Foto: Focus Produção de Imagem

Profissional com vasta experiência na área, atuando há mais de 20 anos, Fabiane Pinheiro resolveu participar do programa motivada pelo desejo de crescimento profissional e aprimoramento na gestão de sua empresa. Ela é uma das proprietárias do Plataforma Arquitetura, escritório com sede no SIA, e que tem atuação voltada para a elaboração de projetos de arquitetura na área hospitalar.

“Participar dessa turma foi realmente maravilhoso. Estava conversando com minha sócia sobre esse nosso envolvimento nesses últimos dois meses e tentamos mensurar o tanto de conteúdos que conseguimos absorver. Houve uma troca muito grande de informações e aprendizado, relações construídas com escritórios diversos e que são especializados em outros nichos. Finalizamos essa participação e ansiosas por mais. Foi uma excelente experiência que tivemos”, relata.

A arquiteta elenca algumas medidas que tomou em seu empreendimento para melhorar a gestão e a execução de atividades e projetos. “Conseguimos mapear as ações de cada integrante da equipe, elaboramos estratégias e estamos aprimorando a precificação dos nosso serviços. Estamos avançando. A pequenos passos vamos buscar sempre aprimorar nossos processos”, completa.

Outra participante da turma foi a designer de interiores Gardênia Nascimento. Ela começou a atuar na área há cerca de quatro anos, após se aposentar como servidora pública e sempre se identificar com uma carreira criativa. Apesar de ser considerada nova no segmento, Gardênia já atendeu clientes de médio e grande porte no Distrito Federal e em outras unidades da federação, além de desenvolver projetos para clínicas, produtores rurais e estabelecimentos como sorveterias e cafeterias.

“Sempre precisamos estar participando de ações iguais a este programa. Vivemos em um mundo repleto de informações e de ferramentas, e a experiência que tive aqui me ajudou a abrir a mente, a ampliar horizontes Durante os encontro eu compreendi que há diversas ferramentas e compreendi muito bem qual é a função de cada uma e como posso me beneficiar delas”, conta.

A designer diz, ainda, que espera pela continuação do programa, para seguir absorvendo conteúdos e criar condições de impulsionar o crescimento de sua empresa. “Pretendo melhorar bastante a minha presença digital, separando a minha rotina pessoal e profissional, a fim de expandir o alcance do meu trabalho e atrair mais clientes. Compreendi um pouco neste primeiro estágio, mas estou ansioso pela continuidade e por mais conteúdo que agregue ao meu trabalho como designer”, conclui.

Os participantes da turma ainda têm um breve cronograma de atividades a cumprir. Estão previstas reuniões entre os facilitadores e cada uma das empresas beneficiadas, além de visitas técnicas a espaços e eventos no Distrito Federal.

-