ASN DF
Compartilhe

Sebrae no DF orienta empreendedores sobre acesso ao crédito durante a Caravana da Sudeco

Evento apresentou linhas de financiamento e ofereceu consultorias e palestras para negócios crescerem com sustentabilidade
Por Jamile Rodrigues | Clip Clap Comunicação
ASN DF
Compartilhe

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (SEDET) recebeu, nos dias 23 e 24 de abril, a Caravana da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste). A iniciativa contou com o apoio do Sebrae no Distrito Federal e ofereceu uma série de atendimentos voltados à orientação e informação sobre linhas de crédito produtivo, com destaque para o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

Idealizada para democratizar o acesso à informação e fortalecer os pequenos negócios da região, a Caravana da Sudeco percorre os estados do Centro-Oeste com o objetivo de apresentar as possibilidades de financiamento existentes, especialmente para micro e pequenos empreendedores. Durante o evento no DF, empresários puderam tirar dúvidas, receber atendimento personalizado e participar de palestras sobre como acessar e aplicar o crédito de forma estratégica.

Segundo Ewerton Valois, analista da Gerência de Atendimento Personalizado (GAPE) do Sebrae no Distrito Federal e gestor do projeto Conexão Financeira, a participação da instituição na Caravana representa uma oportunidade estratégica para fortalecer tanto o desenvolvimento econômico quanto o social da região. Ele destacou que muitos empreendedores conhecem o crédito como ferramenta, mas nem sempre sabem como utilizá-lo de forma consciente e sustentável. “Estamos aqui justamente para apoiar o empresário na construção de um crédito responsável. Nosso papel é mostrar que o crédito só é saudável quando vem acompanhado de planejamento, análise de viabilidade e uma boa gestão financeira”, afirmou.

Foto: Focus Produção de Imagem

Ewerton explicou que o Sebrae oferece, por meio do projeto Conexão Financeira, consultorias gratuitas com foco em finanças, feitas por especialistas que acompanham de perto os desafios dos pequenos negócios. “O consultor vai até a empresa, analisa a realidade daquele empreendimento e orienta de forma prática qual a melhor forma de aplicar o recurso, ou até mesmo se é o momento ideal de tomar esse crédito. Muitas vezes, o empreendedor quer o financiamento, mas ainda não sabe exatamente como aplicar. Nosso trabalho é dar esse direcionamento, com foco na sustentabilidade do negócio e no crescimento estruturado”, completou.

A superintendente da Sudeco, Luciana Barros, comemorou a realização de mais uma edição da caravana, pelo segundo ano consecutivo no Distrito Federal, e destacou o impacto direto da ação sobre os pequenos negócios da região. Ela explicou que a Sudeco destinou, só em 2024, R$ 1,3 bilhão para o microcrédito produtivo orientado — uma linha diferenciada voltada especialmente para atender empreendedores de menor porte, com foco em inclusão e pulverização dos recursos. “Nosso objetivo é ampliar o alcance dos recursos públicos, garantindo que mais pessoas tenham acesso a crédito com orientação, para que utilizem bem esse investimento e possam crescer de forma estruturada. Criamos também outras linhas como FCO Irrigação, Armazenagem e FCO Mulheres Empreendedoras, que têm se mostrado muito eficazes”, destacou.

Foto: Focus Produção de Imagem

Luciana também ressaltou o alinhamento da Sudeco com os governos estaduais e municipais e com as instituições financeiras repassadoras dos recursos. Segundo ela, o calendário da caravana foi pensado estrategicamente para anteceder o plano Safra, buscando preparar os empreendedores e produtores rurais com antecedência. “Queremos garantir que, no segundo semestre, quando se intensificam os investimentos do agronegócio, mais pessoas estejam aptas a acessar os recursos do fundo. No ano passado, tivemos um número recorde de contratações, com mais de 24 mil pessoas beneficiadas. A expectativa é superar essa marca em 2025”, disse.

Representando o Governo do Distrito Federal, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal, Thales Mendes, enfatizou que iniciativas como a caravana contribuem para pensar o desenvolvimento regional de forma integrada, beneficiando não apenas o DF, mas também os estados vizinhos.

“Não há como falar em desenvolvimento econômico da capital do país sem considerar toda a região do Entorno. Cerca de 30% dos postos de trabalho ocupados no DF hoje são de moradores do Goiás, e isso mostra a interdependência dos nossos territórios. Por isso, contar com recursos como o FCO, voltados à produção e geração de riqueza, é fundamental para garantir oportunidades reais à população e fomentar o empreendedorismo regional”, declarou o secretário.

Sobre o FCO

O Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) foi criado pela Constituição Federal de 1988 com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social da região Centro-Oeste. O fundo oferece crédito com juros reduzidos e prazos de pagamento mais longos, destinados a empresas e produtores rurais que desejam iniciar, ampliar ou modernizar suas atividades.

O FCO está disponível para empreendedores do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com linhas específicas que atendem desde pequenos negócios até iniciativas voltadas ao agronegócio e à inovação.