Promover a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho e desenvolver suas potencialidades, autoestima e confiança. Esses são alguns dos objetivos do programa Vira Vida, implementado desde 2009 pelo Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (SESI/DF). O projeto, que tem o Sebrae no DF como uma das instituições parceiras, realizou a formatura da 14ª turma, com a presença de 95 concluintes e seus familiares, coordenadores, colaboradores do projeto e autoridades públicas.
A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (27) no auditório do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) E foi marcada por muita emoção e agradecimentos. A superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, recebeu em nome da instituição, uma homenagem como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido junto à iniciativa. Neste ciclo, o Sebrae no DF entregou 584 certificados nas áreas de empreendedorismo, mercado de trabalho, controles financeiros, relações humanas, elaboração de currículos, entre outros.
Em seu pronunciamento, Rose Rainha parabenizou os alunos e toda a equipe pelo desempenho, esforço e determinação.
“Vocês são vencedores por chegarem até o final dessa trajetória, e temos muito orgulho de cada um de vocês”, afirmou a superintendente, que aproveitou para exaltar o trabalho feito pelo presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar.
“Conheci o Vira Vida quando tive a honra de ser superintendente do Conselho Nacional do Sesi. Era um programa nacional, presente em todas as federações de indústrias do Brasil, mas apenas o nosso presidente Jamal teve o amor, a coragem e a garra de persistir e continuar este projeto tão grande e importante”, ressaltou.
Na sua fala, Jamal Bittar fez questão de enaltecer todas as entidades envolvidas no Vira Vida. “Agradeço a todas as instituições que apoiam esse programa grandioso que fará a diferença na vida desses formandos. Os números que temos aqui são expressivos e demonstram a relevância do Vira Vida. São 95 alunos que se formam hoje e, desse total, 88 já estão contratados pelas nossas empresas parceiras. Com mais essa turma, o programa já chega a quase 700 jovens beneficiados”, destacou o presidente da Fibra no DF.
Quem também prestigiou a solenidade foi o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Vagner Freitas. Na ocasião, ele anunciou algumas novidades no Vira Vida e reforçou a importância do Sistema S.
“É uma instituição importantíssima para o país, que tem como função devolver para a sociedade, em projetos sociais, aquilo que arrecada. Entre as novidades estão o diálogo com todos os estados para que seja retomado o Vira Vida em cada unidade do Sistema S. Mais do que isso, informo que a partir de novembro, o programa virará uma política pública por meio de uma parceria firmada entre o Sesi e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania”, contou.
Superação e oportunidade
Ao longo de oito meses de estudos, os participantes do Vira Vida receberam acompanhamento psicossocial, qualificação profissional, atendimento médico e odontológico, além de oportunidades para inserção no mercado de trabalho. Na cerimônia de formatura, a aluna Paloma da Silva* contou, emocionada, como a experiência no Vira Vida foi transformadora.
“Tenho orgulho de ter feito parte desta turma com alunos com trajetórias tão difíceis, mas que se tornaram bravos guerreiros. Sou muito grata a todos que me acolheram e perseveraram por mim. Agradeço a todo o Sistema S e aos demais parceiros que nos apoiaram e o empenho dessa equipe incrível que sempre esteve ao nosso lado, enxugando nossas lágrimas e nos ajudando a atravessar este momento”, enfatizou.
Já para o estudante Fernando Santos*, o Vira Vida foi uma oportunidade de ter uma perspectiva de futuro. “Eu gostaria de agradecer por este programa não ter desistido de mim, porque muitas vezes eu pensei em desistir e recebi todo o apoio. Participei de vários cursos de qualificação profissional e de ações educacionais e psicossociais que mudaram a minha vida”, concluiu.
Cheia de orgulho, Tatiane, mãe de uma das alunas destacou a importância do projeto para os familiares. “Esse processo envolve não só aprendizagem. Nossos filhos encontraram acolhimento, conhecimento e compartilharam vivências. Eles tiveram apoio, carinho de toda uma equipe de profissionais maravilhosos e se tornaram uma grande família. O Vira Vida salvou e vai salvar muitas vidas”, disse.
O Vira Vida conta com a parceria de instituições do Sistema S – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Também tem apoio do Governo do Distrito Federal, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e da Defensoria Pública do Distrito Federal, entre outros. Para a formação da 14ª turma, o então deputado distrital Rodrigo Delmasso, atual secretário da Família e Juventude do DF, destinou por meio de emenda R$3,8 milhões para um convênio entre a Secretaria de Justiça e Cidadania e o Sesi.
*Nome fictício em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente.