ASN DF
Compartilhe

Sebrae promove aula inaugural do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil em escola do Cruzeiro

Solução criada em Minas Gerais chega ao DF com o objetivo de transformar estudantes em cidadãos empreendedores, capazes de lidar com os diversos desafios que aparecerem ao longo da vida
Por José Maciel | Ex-Libris Comunicação Inte
ASN DF
Compartilhe

Estudantes lotaram o auditório do Centro Educacional 02 do Cruzeiro (CED 02) na tarde da última segunda-feira, 16 de maio, para acompanhar a aula inaugural da Escola de Formação Gerencial – Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (EGF-NEJ). A iniciativa que chega ao DF por meio de mais uma ação realizada conjuntamente entre o Sebrae no DF e a Secretaria de Estado de Educação tem como objetivo estimular jovens de escolas públicas que estejam cursando ou que já tenham concluído o Ensino Médio a se tornarem cidadãos empreendedores, críticos e protagonistas, além de prepará-los para lidar com os contínuos desafios que aparecerem ao longo de suas vidas.

O superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, falou na abertura da aula sobre a felicidade em poder difundir o empreendedorismo para dentro da instituição escolar e transmitiu uma mensagem para elevar a confiança e autoestima de cada um dos estudantes. “Acreditem nos sonhos de vocês. Se vocês acreditarem, nós, do Sebrae, vamos acreditar também. Vocês conhecerão histórias de empresários de sucesso em nossa cidades. Empresários que geram empregos, riquezas e tenho plena certeza que vocês também podem ser assim. Não desistam dos sonhos de vocês. Acreditem, pois o futuro do DF está nas mãos de vocês. Juntos, vamos conseguir fazer de Brasília uma cidade mais empreendedora”, afirmou Valdir.

A diretora técnica da instituição e também secretaria executiva do Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do DF, Rose Rainha, lembrou que a ideia de trazer o NEJ para a Capital Federal surgiu em 2019, foi construída por muitas mãos e envolveu amplamente colaboradores do Sebrae e do Executivo local.

Rose Rainha também comentou acerca da importância de disseminar conceitos de educação empreendedora, viabilizando o desenvolvimento das habilidades necessárias para que os estudantes possam enfrentar um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. “Vamos transmitir a vocês a visão do que é ser um empreendedor, do que é montar uma empresa. As ferramentas serão entregues a todos e tenho certeza de que vocês serão empresários de grande sucesso no Distrito Federal”, disse ela.

Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no DF e também presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar explicou aos estudantes que o Estado tem sido um empregador cada vez menor e comentou sobre a importância de instituições estimularem o desenvolvimento de competências necessárias para que crianças e adolescentes se tornem, no futuro, profissionais prontos para visualizar oportunidades onde os outros só enxergam problemas. “Precisamos de empreendedores, de cientistas, de executivos. Precisamos gerar riquezas e o ato de empreender é o meio viável para alcançarmos esse objetivo. O empreendedorismo gera riqueza”, reiterou Jamal.

A secretária de Estado de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, comemorou a chegada do NEJ ao território brasiliense e ressaltou a parceria mantida pela pasta com o Sebrae. “É o parceiro dos sonhos. O Sistema S em geral tem sido um grande parceiro para nós e ficamos felizes em ver que esses vínculos têm resultados em projetos grandiosos”, afirmou.

Hélvia também aproveitou o momento para partilhar uma história pessoal, que ocorreu quando ela estava prestes a concluir o Ensino Médio. Na ocasião, ela e seus colegas de turma vendiam doces, sacolés, pipocas, lavavam carros e arrecadavam dinheiro para fazer uma viagem de formatura para o litoral da Bahia. “O empreendedorismo não se resume apenas a dinheiro. É algo que estimula o pensamento crítico, o pensar “, concluiu a secretária.

Na sequência da aula inaugural, os estudantes puderam conferir um talk show com a presença da empresária e ex-embaixadora da Áustria no Brasil, Marianne Feldmann; da empresária Laura Oliveira; da diretora técnica do Sebrae no DF, Rose Rainha; e do gerente de Assessoria de Gestão Estratégica da instituição, Jorge Adriano, que mediou o bate papo.

Ao final do evento, os estudantes conferiram uma apresentação teatral promovida pela Companhia de Comédia Sete Belos.

Também participaram do evento a diretora administrativa-financeira do Sebrae no DF, Adélia Bonfim, e o diretor CED 02, Wilson Badaró.

Escola de Formação Gerencial – Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (EGF-NEJ)

A iniciativa chega ao DF vinda de Minas Gerais, onde foi criada, há 25 anos. As atividades foram iniciadas em Belo Horizonte e de lá implementadas em outras sete cidades do estado com unidades escolares que utilizam a metodologia Sebrae de Educação Empreendedora.

No Distrito Federal, a EGF-NEJ irá fomentar o empreendedorismo nas escolas púbicas, com a implementação de duas turmas. O projeto acontecerá de forma piloto, nas instalações do Centro Educacional 2 do Cruzeiro, com a participação de 60 estudantes e duração de um ano, período no qual serão desenvolvido dois módulos. A seleção dos estudantes foi realizada pelo CED 02 Cruzeiro, beneficiando alunos que estão cursando ou tenham finalizado o Ensino Médio.

A metodologia a ser utilizada foi toda criada pelo Sebrae/MG. No decorrer das atividades, os estudantes brasilienses terão acesso gratuito a uma metodologia inovadora que alia teoria e prática e congrega disciplinas básicas do Ensino Médio e do curso técnico em administração, com ênfase na gestão de negócios. A EGF oferece, também, projetos “mão na massa” de empreendedorismo e gestão, que estão distribuídos em dois módulos.

A primeira etapa terá disciplinas como administração e empreendedorismo, comunicação empresarial, inglês para negócios, pensamento computacional e digital, além de um projeto de conclusão. Já o módulo final irá abordar assuntos como cultura organizacional, economia e mercado de capitais, estratégias empresariais, tecnologias e processos de inovação, além de um projeto de empresa simulada. Ao todo, serão ofertadas 22 disciplinas ao longo do curso e com professores contratados pelo Sebrae no DF.

A certificação aos estudantes será emitida pelo CED 02 Cruzeiro, enquanto que o Sebrae MG oferta a metodologia e o Sebrae no DF ficará como responsável pela implementação, gestão e execução na capital.

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (61) 9288 0958
e-mail: [email protected]

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (61) 98128 2400
e-mail: [email protected]

-

  • Educação Empreendedora
  • NEJ
  • Sebrae DF