ASN DF Atualização
Compartilhe

Sebraelab sedia 1ª edição do BSB MOB

Evento ocorreu como parte da programação do Brasília Design Week e reuniu empreendedores para explorar novas tendências e oportunidades no setor de mobiliário, arquitetura e design
Por Talita Mota | Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

Na última quinta-feira, 4 de julho, o Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC) recebeu designers, arquitetos e empresas de mobiliário para a 1ª edição do BSB MOB. A iniciativa foi organizada pelo Sebrae no Distrito Federal e esteve inserida na programação da Brasília Design Week (BDW 2024), que ocorre durante todo o mês de julho e incentiva práticas sustentáveis e regenerativas no design por meio de exposições, workshops, feiras e oficinas.

Durante o BSB MOB, participantes puderam apreciar temáticas relevantes sobre o universo da arquitetura e do mobiliário, com apoio de palestrantes e consultores renomados que falaram sobre design, bem-estar e economia circular com o intuito de fortalecer pequenos negócios e conectá-los às últimas tendências do setor.

Na avaliação de Caetana Franarin, idealizadora do BDW 2024, o design tem o poder de transformar não apenas produtos, mas também a maneira como se vive. “Precisamos abraçar o design como caminho para o desenvolvimento sustentável e, para isso, é fundamental partilharmos conhecimentos e histórias para alavancarmos, ainda mais, o mercado criativo. Ao colaborar e compartilhar nossas experiências, podemos criar soluções inovadoras e sustentáveis que beneficiarão a sociedade como um todo”, destacou.

Para se ter uma ideia, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), a economia criativa representa 3,11% do PIB brasileiro e emprega 7,4 milhões de trabalhadores. E, segundo levantamento do Observatório Nacional da Indústria, divulgado pela CNI em setembro de 2023, trabalhadores da área devem chegar a um total de 8,4 milhões até 2030.

Com isso, o Sebrae no DF entende que é muito importante somar esforços para a valorização dos trabalhos aqui no Distrito Federal, como pontuou Carlos Cardoso, chefe da Gerência de Negócios em Rede (GENER) do Sebrae DF. “Cada um que esteve presente neste encontro tem um papel muito importante no design e precisamos ressaltar os nossos traços, nossa cultura. Com isso, queremos tornar o BSB MOB um evento fixo no calendário da nossa entidade. Como já pontuado em outras ocasiões, o Sebrae está aqui para cada empreendedor”, pontuou.

Gabriela Ribeiro, gestora do projeto Arquitetura e Design para Todos do Sebrae no DF, endossou a fala de Carlos e se mostrou otimista quanto aos negócios do setor aqui no DF. “Vamos movimentar o mercado no Distrito Federal e trazer ainda mais conteúdo, informações e experiências. Nosso objetivo é gerar conexão com os micros e pequenos empreendedores dentro da economia criativa e alavancar cada vez mais negócios”, completou.

-

Foto: Focus Produção de Imagem

A programação do evento trouxe, em um primeiro momento, uma palestra com a administradora Marília Turíbio e Dimitri Lociks, proprietários doe escritório Choque Arquitetura e Design. Eles conduziram uma palestra abordando estratégias de design voltadas a ambientes sustentáveis e inclusivos e destacaram a influência das diferentes gerações e seu impacto nas abordagens de decoração de ambientes. “Atualmente, a nova geração tem um papel fundamental na definição do conceito de sustentabilidade no qual estamos imersos. Dessa forma, o design contemporâneo nos leva a adotar uma visão abrangente sobre aquilo que consumimos”, enfatizou Turíbio.

Logo na sequência, o público presente ao evento pôde assistir a uma palestra do renomado arquiteto e designer Marcelo Rosenbaum. Ele falou sobre o design como agente de transformação social, destacando a mostra Jalapoeira Apurada. Marcelo apresentou, na ocasião, artesãs de comunidades quilombolas do Jalapão, em Tocantins, que produzem esculturas feitas com o capim dourado, espécie de planta típico da região.

O designer comentou, ainda, que as peças carregam memórias e contam histórias de um saber ancestral passado de geração para geração, remetendo a valores como coletividade, senso de pertencimento e ancestralidade.

Há sete anos no mercado mobiliário, a designer de interiores e neuro arquiteta, Tamara Vizioli, esteve no evento e acredita que esta foi uma excelente oportunidade para realizar conexões. “Eu vim buscar conhecimento e claro fazer networking. Mas, acima de tudo, saber das histórias de outras pessoas faz diferença para mim e vem me fazendo crescer cada vez mais como ser humano. Então, posso dizer que a experiência foi ótima e parabenizo o Sebrae no DF pela realização deste encontro. Que venham outros!”, enfatizou.

Em 2017, Brasília recebeu o título de “Cidade Criativa do Design” pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), um reconhecimento à sua rica contribuição para o campo do design e sua capacidade de fomentar a criatividade e inovação.

O evento BSB MOB surge para fortalecer ainda mais este reconhecimento, destacando o compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável por meio do design.

-

-