ASN DF Atualização
Compartilhe

Seminário Empretec é destaque na programação do Summit Meeting 2025

Evento contou com apoio do Sebrae no DF e focou em debates sobre a inteligência das coisas para transformar a realidade humana
Por José Maciel| Clip Clap Comunicação
ASN DF Atualização
Compartilhe

A capital federal foi palco, na terça-feira,17 de junho, do Summit Meeting 2025, um evento de vanguarda que mergulha no universo da inteligência das coisas e seu impacto transformador na sociedade. Promovido pela N Produções com o apoio do Sebrae no Distrito Federal, o encontro reuniu especialistas diversos e um público interessado em atividades a partir do tema “A Inteligência das Coisas a Serviço do Humano”. A realização foi, ainda, cenário para ativação do Seminário Empretec, solução criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que, no Brasil, é promovida pelo Sebrae, capacitando empreendedores com foco em comportamento e estratégia.

Para o Sebrae no DF, a divulgação da solução em um ambiente como o Summit Meeting foi estratégica. Gabriella Marinho, gerente da Unidade de Atendimento Personalizado da instituição, explica que o evento da N Produções mobiliza um público qualificado, interessado em absorver novos conhecimentos, entre eles muitos pequenos empresários locais. “Essa conexão direta com um público tão específico é vista como uma oportunidade de ouro para divulgar o Empretec, um programa conhecido por causar uma verdadeira transformação no comportamento das pessoas”, resumiu Gabriella.

Uma estrutura foi montada no evento para a divulgação do seminário, servindo como um centro de engajamento e informação. No local, a equipe do Sebrae recebia os interessados, apresentando o propósito da solução e incentivando-os a preencher um formulário de inscrição, que é essencial para os interessados em participar da experiência do Empretec e aprimorar capacidades empreendedoras, desenvolver qualidades comportamentais e provocar a descoberta de novas oportunidades de negócio.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

A par das informações contidas em cada formulário, o Sebrae faz uma triagem e entra em contato para agendar uma entrevista com os candidatos selecionados. Este processo de seleção tem como objetivo avaliar o perfil das pessoas e determinar se ela possui as condições físicas e psicológicas ideais para aproveitar plenamente a experiência e os ensinamentos oferecidos pela solução.

Durante uma semana intensiva de capacitação, totalizando 60 horas de imersão em seis dias, os participantes selecionados absorvem conhecimentos em temas como persistência, gestão de riscos calculados, comprometimento, e planejamento e monitoramento sistemáticos. O seminário conta, ainda, com desafios e exercícios práticos, todos desenvolvidos para cultivar as características comportamentais fundamentais para a administração bem-sucedida de um empreendimento.

Todo o conteúdo do seminário foi determinante na trajetória do empresário José Paulo Furtado. Antes de fundar a N Produções, ele participou do Empretec e conseguiu desenvolver habilidades empreendedoras, sobretudo a persistência. Desse modo, ele transformou a empresa em uma referência nacional, tendo alcançado mais de um milhão de pessoas em seus treinamentos ao longo de 20 anos.

Atualmente, a N Produções mantém uma parceria estratégica com o Sebrae e, segundo Furtado, compartilha um propósito fundamental: capacitar empreendedores para superar barreiras e alcançar o sucesso. “Nosso objetivo complementa o que o Sebrae faz. Atuamos para que pequenas organizações consigam romper as barreiras que, infelizmente, destroem sonhos e impedem a geração de riqueza para o nosso território”, pontuou o empresário.

O Summit Meeting ocorreu em formato híbrido, mas com o propósito contínuo de ser um espaço apropriado para aqueles que desejam compreender e implementar as inovações que moldam o futuro. A partir desse contexto, o objetivo central do evento foi desafiar paradigmas e explorar, de forma prática, como as inovações disruptivas podem otimizar resultados tanto no setor público quanto no privado.

Foto: Samuel Andrade | Focus Produção de Imagem

Durante o evento, o Sebrae no Distrito Federal apoiou a participação de pequenos empresários locais. Entre eles estava Hiel Neto, CEO da DataEnv Inovações, empresa que atua há oito anos no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no DF. Ele tem o hábito de participar de eventos para aprender sobre novas tendências, acompanhar a evolução das tecnologias e também para fazer networking estratégico com outros empreendedores e instituições.

“O Sebrae foi muito importante para a minha participação nesta edição do Summit Meeting. É uma organização que é uma grande parceira dos pequenos empreendimentos, que fornece suporte essencial desde a concepção de ideias até a superação dos desafios presentes na rotina do pequeno empreendedor. Sem esse apoio eu dificilmente estaria presente no evento, aproveitando mais uma oportunidade de desenvolvimento para a minha empresa”, concluiu Hiel.