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Casal de produtores se destaca no DF com o cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais

Túlio e Valéria Santana estão à frente do Grupo Stelliá, empresa que em quatro anos cresceu significativamente com o apoio de soluções ofertadas pelo Sebrae no DF
Por José Maciel | Ex-libris Comunicação
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Uma pequena propriedade rural localizada nos arredores do antigo Polo de Cinema Grande Otelo, em Sobradinho, foi o espaço encontrado pelo casal Túlio Santana, 39, e Valéria Santana, 41, para iniciar a realização de um sonho antigo: o de poder trabalhar juntos, em harmonia e, de preferência, à frente de um negócio próprio. O dois, que estão juntos desde os tempos em que cursavam engenharia agronômica na Universidade Federal de Sergipe (UFS), são os fundadores e gestores do Grupo Stelliá, uma empresa genuinamente brasiliense que cultiva e comercializa cogumelos orgânicos e que podem ser utilizados tanto na culinária quanto na medicina.

A marca foi oficialmente criada em 2018, com o apoio do Sebrae no Distrito Federal, e recebeu o nome em referência às duas primeiras filhas do casal, Stella e Maria Júlia, hoje, respectivamente com nove e sete anos.

A ideia de se aventurar no universo da fungicultura surgiu após um período de mais de 12 anos no qual o casal morou em diversas cidades no Brasil, como Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. A mudança era um hábito comum e necessário pelo fato de Túlio trabalhar no segmento de construção civil. No entanto, em uma viagem para a Capital Federal, local em que Túlio já havia residido em sua adolescência, foi que a ideia de migrar de área e cultivar cogumelos começou a ser, de fato, amadurecida.

“Chegando a Brasília minha esposa viu a divulgação de um curso sobre cultivo de cogumelos e achou interessante. Ela me incentivou, e então eu resolvi fazer o curso, achei a ideia um tanto interessante e como já queria mudar a minha área de atuação, a gente começou a desenvolver o nosso próprio negócio”, recorda ele.

Embora tivesse passado boa parte de sua vida profissional vivenciando uma rotina quase que totalmente imersa na área de engenharia, Túlio conhecia bem o trabalho desenvolvido pelo Sebrae e sua importância para o crescimento de pequenas empresas, pois já havia participado de cursos, palestras e oficinas ofertadas pela instituição. Foi a partir dessa noção que ele procurou novamente o Sebrae para verificar a viabilidade do empreendimento e iniciar a elaboração de seu primeiro plano de negócios. Na sequência, ele e sua esposa iniciaram a busca por um local rural, adquirindo uma propriedade em Sobradinho, cujo a área inicial era de apenas dois hectares.

“O primeiro curso que participei promovido pelo Sebrae se chamava “Aprender a empreender”. Isso já tem mais de 20 anos e até hoje eu tenho o material que me foi entregue na ocasião. No decorrer dos anos, fui participando de cursos de gestão, de finanças e agora estou focado em ampliar meus conhecimentos em cogumelos e nas áreas que envolvem a atuação da minha marca”, conta Túlio.

O casal de engenheiros fungicultores também já aproveitou uma série de consultorias oferecidas por meio do Sebraetec, solução que possibilita que donos de pequenos negócios possam implementar melhorias em processos, produtos e serviços ou mesmo introduzirem inovações dentro de seus empreendimentos. Túlio e Valéria já contrataram consultorias para estabelecer os preços de seus produtos, aprimorar a área financeira da empresa, a identidade visual utilizada pela marca e também para desenvolver produtos com alto valor agregado. No momento, eles estão sendo beneficiados com uma consultoria voltada para a área de marketing.

A propriedade em que está localizada o Grupo Stelliá foi expandida e conta, atualmente, com uma área de 15 hectares. Contudo, para a produção, Túlio e Valéria utilizam cerca de dois hectares, dimensão que, segundo eles, permite uma produção significativa capaz de atender à demanda do exigente público brasiliense. Semanalmente, a marca colhe cogumelos suficientes para produzir entre 600 e 700 bandejas, que são comercializadas para mais de 50 restaurantes e supermercados localizados no DF.

Embora tenham conquistado projeção em nível local com muita celeridade, o casal procura estar envolvido em todas as etapas do cultivo dos cogumelos, desde a curadoria dos melhores tipos para serem cultivados, passando pela clonagem, até a comercialização final com os pontos de vendas em distribuídos em todo o Distrito Federal. A produção dos cogumelos atualmente é toda feita em estufas, com controle de temperatura, umidade e com a adição de substrato, uma espécie de material que tem como função prover sustentação e também nutrientes para o crescimento de cogumelos do tipo shimejis – brancos e pretos –, erynguis, shitakes, ganodermas e jubas de leão.

“O nosso diferencial é que apresentamos um produto muito fresco ao consumidor. A gente colhe e entrega no mesmo dia e assim conseguimos fazer frente ao mercado de São Paulo, que é o mais forte do país. Os cogumelos que veem de lá demoram, em média, dois ou três dias para chegar até a mesa do consumidor brasiliense, e o nosso, não. Colheu pela manhã, à tarde já está no ponto de venda”, salienta Túlio.

Os próximos passos da marca já estão sendo planejados pelo casal e envolvem uma nova aproximação com o Sebrae no Distrito Federal. Entre as primeiras atividades dessa lista está o lançamento de um antepasto de cogumelo, produto que é fruto de uma consultoria para o desenvolvimento de novos produtos realizada junto à instituição no fim do ano passado. Um outro passo importante é a automatização para a linha de produção, principalmente a parte de fabricação do substrato e de embalagem dos produtos. Hoje, todo o trabalho desenvolvido pela marca é feito de maneira manual pelo casal e com o apoio de três funcionários.

“A fungicultura é mundo vasto de opções. A nossa intenção é ampliar, expandir a produção ainda este ano e o Sebrae é a referência que tenho para me ajudar a viabilizar tudo isso”, conclui Túlio.

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Serviço – Grupo Stelliá

Contato: 61 99422-1064

Redes Sociais: @ grupo_stellia

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