ASN DF
Compartilhe

Sebrae no DF apoia a participação de produtores rurais e artesãos na AgroBrasília 2022

A feira é uma das maiores realizações no segmento do agronegócio no Brasil e ocorreu na região do PAD-DF
Por José Maciel | Ex-Libris Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Foi encerrada no último sábado, 21 de maio, a edição 2022 da AgroBrasília. O evento, realizado pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa/DF) reuniu, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD/DF, cerca de 135 mil pessoas e 520 expositores e serviu para reforçar o potencial agrícola existente no Distrito Federal. Produtores rurais e artesãos que atuam no DF participaram da feira com o apoio do Sebrae no Distrito Federal e puderam comercializar produtos regionais, como cafés, doces, geleias, queijos, pimentas, carnes e bebidas artesanais.

A edição de 2022 representou a retomada presencial da feira, promovida pela última vez no ano de 2020, e realizada em um formato totalmente digital no ano seguinte em razão da pandemia da covid-19.

O espaço montado pelo Sebrae no DF, contudo, seguiu o modelo de outras edições presenciais da AgroBrasília anteriores ao período pandêmico. Desta vez, a tradicional Feira do Produtor Rural organizada pela instituição contou com 23 estandes, sendo 19 ocupados por pequenos produtores rurais e quatro por artesãos, que juntos superaram a marca de R$ 300 mil em volume de negócios.

Os milhares de visitantes que passaram pelo espaço durante os cinco dias de realização da feira puderam, ainda, conhecer a gama de soluções que são oferecidas pelo Sebrae no DF, como cursos, oficinas e consultorias.

Em visita ao espaço, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, pôde conferir o trabalho de cada um dos expositores e aproveitou a oportunidade para parabenizar o Sebrae pela atuação junto aos pequenos produtores rurais e aos demais empreendedores que atuam nos diversos segmentos do setor produtivo brasiliense. “Estou muito satisfeito. A diretoria do Sebrae está de parabéns pelo trabalho de acompanhamento dos nossos empreendedores. É uma instituição que tem estado presente em vários momentos da nossa administração, que mostra sua real importância incentivando o empreendedorismo, que é a maneira que nós temos de sobreviver, principalmente na saída desse período de crise”, afirmou o chefe do Executivo local.

A diretora técnica do Sebrae no DF, Rose Rainha, que acompanhou o governador em sua visita à feira, destacou que “a 14ª AgroBrasília atende aos objetivos estratégicos da instituição e às necessidades de inserção dos pequenos negócios na cadeia de valor do agronegócio, além de gerar vendas e negócios a curto, médio e longo prazos, fortalecendo o comércio dos produtos e serviços do Distrito Federal, constituindo-se uma ação relevante para geração de empregos deste segmento”.

A diretora administrativa financeira do Sebrae no DF, Adélia Bonfim, também falou sobre a presença da instituição na AgroBrasília 2022. “Foi uma grande alegria para o Sebrae estar presente no retorno presencial dessa feira tão importante para o agronegócio, promovendo a tradicional Feira do Produtor, com estandes de pequenos produtores rurais e artesãos, além de disseminar conhecimentos valiosos para aprimorar o trabalho do empreendedor rural”, disse.

Um dos estandes do espaço do Sebrae no DF foi inteiramente ocupado pelos diversos produtos da Paraíso das Cucas, marca criada pelo produtor rural Júlio Holz. Natural do município de Selbach, no Rio Grande do Sul, ele chegou em Brasília no fim do século passado e desde então trabalha para difundir a cultura e também as tradições gaúchas na região do Planalto Central.

A marca está sediada em uma propriedade no Lago Oeste, região próxima a Sobradinho, e levou para a retomada da AgroBrasília a autêntica linguiça Blumenau – feita com carne de pernil e paleta suína -, sucos de uva e as tradicionais cucas recheadas. “Sempre participamos da AgroBrasília. Anteriormente, ocupávamos outros espaços, mas estando inseridos dentro do espaço do Sebrae é algo que tem sido ainda melhor para a nossa marca. A instituição tem uma visibilidade muito boa, sempre monta uma estrutura atrativa e isso seduz o visitante da feira, que chega aqui e encontra produtos artesanais e com alto valor agregado”, observou a gerente da marca, Jacqueline Rodrigues.

Um pouco mais adiante, em outro estande, estava o italiano Andrea Mabrito, da Riqueza da Alma, marca que tem como carro-chefe a produção de mel e produtos naturais, como o própolis verde. Radicado em Brasília há 20 anos, ele é especialista na criação de abelhas e encontrou no Planalto Central condições favoráveis para ter uma produção diversificada ao longo de todas as estações do ano.

Andrea administra a empresa em parceria com seu sócio, Anderson Roberto, há cinco anos e esta foi a sua primeira participação na feira. “Participamos da Feira da Primavera no ano passado e foi um sucesso. Agora estamos aqui, um pouco distante do centro de Brasília, mas podendo contar com uma organização especial montada pelo Sebrae. Quem frequenta a AgroBrasília vê o nome da instituição, sabe da seriedade do trabalho e vem até aqui à procura de bons produtos. Essa imagem acaba sendo boa para a gente, que produz; é fundamental”, explica o produtor.

Também participando da feira pela primeira vez, a artesã Luciana Oliveira, elogiou a estrutura disponibilizada pelo Sebrae no DF. Ela deu os primeiros passos no artesanato há cerca de 20 anos, resolveu abrir mão um tempo depois e retornou à atividade em 2020, durante a pandemia de covid-19. Desde então, a artesã produz colchas, almofadas, jogos americanos e mantas. “Estou muito agradecida por ter o Sebrae em minha vida. Sem o apoio fornecido por eles nessa minha retomada, eu não teria sobrevivido à pandemia e não estaria aqui na AgroBrasília mostrando o meu trabalho para milhares de pessoas. É um trabalho imensurável”, garante Luciana.

Outra artesã a marcar presença no espaço do Sebrae foi Tânia Eva Arzamendia. Desde seus 18 anos, ela sempre trabalhou com artesanato e já participou de grandes eventos com o apoio da instituição, inclusive de outras edições da AgroBrasília. “É um dos maiores eventos de que já participei e a organização desse espaço nunca deixa a desejar. O Sebrae sempre oferece muito apoio, uma estrutura de qualidade e isso nos deixa bem à vontade para fazer o nosso trabalho da melhor forma possível”, conta a artesã, que na edição deste ano apostou na confecção de ecobags, cobre alimentos e também de panos de prato para atrair os visitantes da feira.

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (61) 9288 0958
e-mail: [email protected]

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (61) 98128 2400
e-mail: [email protected]

  • AgroBrasília; Empreendedorismo Rural
  • Sebrae DF