Ser mãe é a materialização de um projeto pessoal para muitas mulheres. Entretanto, a chegada de um novo integrante na família obriga a conciliar a vivência da maternidade com a carreira profissional. As perspectivas, as prioridades, o jeito de olhar o mundo mudam e impõem desafios que precisam ser superados. No caso das mães que empreendem, esse impacto é ainda maior, já que elas não têm a segurança de uma funcionária pública ou celetista, que podem contar com o pagamento certo ao final do mês. As mães empreendedoras são obrigadas a encontrar meios para se manter motivadas e determinadas a tornar seus empreendimentos maduros e sustentáveis.
Winy Neves, 28 anos, concilia o papel de mãe e empresária há pouco mais de quatro anos e não permitiu que obstáculos da rotina materna atrapalhassem o seu sucesso empresarial. Natural de Ipatinga, cidade localizada no Vale do Aço, em Minas Gerais, ela é proprietária da Body Curves, marca que atualmente produz e comercializa, de forma virtual, bodies no atacado e no varejo.
A relação de Winy com o mundo empresarial vem de berço. Ela cresceu vendo todos da família se tornarem empreendedores e essa essência não se perdeu na época em que seus pais decidiram trocar a cidade mineira pela Capital da República, quando ela tinha apenas cinco anos de idade. Por aqui, ela concluiu sua formação educacional e deu os primeiros passos no mundo dos negócios, mais precisamente em 2011, com 17 anos, quando fundou a Body Curves.
À época, Winy revendia peças de uma marca de moda fitness voltada para o público feminino. Sem ter uma loja física, ela investiu na divulgação dos produtos por meio do Facebook e colheu resultados satisfatórios em pouco tempo, o que levou a jovem empresária a procurar, em 2012, por costureiras que produzissem roupas para a sua marca própria. “Foi algo que deu super certo. Estava uma febre nas academias e eu pude aproveitar”, lembra.
No mesmo período, a mineira já conciliava a sua rotina empresarial com outras atividades. Inicialmente Winy chegou a atuar na área de corretagem de imóveis por alguns meses e posteriormente trabalhou como consultora na empresa especializada na área de licitações, que pertencia a uma prima.
O propósito do empreendimento sofreu, ainda, uma grande transformação dois anos depois, quando a personagem de uma novela exibida em rede nacional começou a usar bodies nas cenas e inflamou o uso da peça entre o público feminino. Empresária atenta às mudanças do mercado, Winy percebeu a oportunidade e promoveu um reviravolta em sua linha de produção, começando a produzir algumas peças para sentir as reações. O sucesso foi instantâneo. A empresária zerou sua produção para o segmento fitness e focou na produção de bodies em cores e formatos variados.
Com o passar dos anos, a marca caiu no gosto do público feminino. A chegada de novas redes sociais, como o Instagram e o WhatsApp, fez as vendas crescerem exponencialmente, induzindo Winy a procurar apoio junto ao Sebrae no DF. A aproximação com a instituição ocorreu em 2017 e resultou na participação da empresária em cursos, oficinas e na contratação de consultorias. “As pessoas que trabalham no Sebrae são sempre muito atenciosas. Sempre recebo ligações, mensagens informando sobre as ações e acima de tudo sou incentivada a participar”, resume Winy.
No mesmo ano em que se aproximou do Sebrae, a empresária teve seu primeiro filho, Bruno. “Eu não estava esperando a gravidez, foi uma surpresa para mim. Decidi, então, ir morar com o pai do meu filho, o que foi bem difícil, pois desde os meus 18 anos eu já não dependia mais dos meus pais e de ninguém para nada”, conta. “Logo depois do nascimento eu me separei e ficou bem difícil para mim administrar a empresa e cuidar do meu filho. A maternidade exige muita atenção da mulher e eu pensei que não daria conta de manter a minha empresa”, completa.
Os anos passaram como em um piscar de olhos. Hoje, Bruno já está com quatro anos e recentemente começou a frequentar uma creche, etapa necessária para o seu desenvolvimento e que aliviou a rotina atribulada de Winy. Antes, a empresária chegou a levar o filho para reuniões e outros compromissos, por não ter com quem deixá-lo. A maternidade ajudou a empresária a otimizar o tempo, dividir atenções e a continuar exercendo uma gestão eficiente para sua marca e alcançando níveis elevados de satisfação entre seus clientes.
-
Alimentação divertida
Outro exemplo de quem soube conciliar as obrigações da maternidade com o mundo dos negócios vem da empresária Evelyne Ofugi, 38 anos, a mãe do Enzo. Formada pela Universidade Católica de Brasília (UCB), ela lecionou por dois anos disciplinas como ciências, biologia, química e física em escolas particulares do DF até descobrir a gravidez. Na época, Evelyne morava com os pais e resolveu pedir demissão para acompanhar o crescimento e desenvolvimento do filho, hoje com dez anos.
A ex-professora utilizou suas economias para se capacitar e, nesse processo, se encantou com as particularidades da nutrição infantojuvenil. Evelyne, até então, não gostava de cozinhar. Ela, porém, recorreu à mãe, à avó e à internet para aprimorar a experiência culinária e aprendeu a preparar receitas para quando seu filho nascesse. “Não queria que ele preferisse a comida de outras pessoas. Ele deveria gostar do meu tempero”, conta.
Quando Enzo finalmente nasceu, Evelyne aprofundou o interesse sobre o universo infantil. Ela se inscreveu para participar de um cursos online oferecido pela Universidade de Stanford sobre nutrição infantil, momento em que percebeu que associar bons momentos com a hora de experimentar novos alimentos era a chave para uma boa alimentação. “Comecei a fazer papinha com rostinhos, desenhos para o Enzo e compartilhei isso nas redes sociais. As mães que me seguiam gostaram e logo eu passei a partilhar dicas para ajudá-las a superar as dificuldades em relação à alimentação das crianças”, conta.
Foi após constatar essa necessidade que Evelyne abriu sua primeira empresa, em 2011. Sem conhecimento de gestão, ela logo procurou o apoio do Sebrae no Distrito Federal para se capacitar como empresária e profissionalizar o empreendimento. A ideia do negócio foi abraçada pela instituição, que a estimulou a participar de cursos, oficinas e outras atividades. Evelyne inclusive chegou a concorrer a uma premiação ofertada pelo instituição, o prêmio Sebrae Mulher de Negócio.
O apetite por conhecimento permaneceu e a jovem empresária chegou a viajar pelo país em busca de novos conteúdos. Ela se manteve próxima ao Sebrae, realizando consultorias e sendo beneficiada por outras soluções da instituição. Evelyne conseguiu, também, constituir uma sociedade, o que foi importante para o amadurecimento de sua primeira empresa. Contudo, após alguns anos, em fevereiro de 2020 ela deixou a sociedade e passou a se dedicar a outro projeto, que ganhou forma em setembro, em meio à pandemia provocada pela Covid-19 e a um cenário de incertezas e inseguranças, e abriu uma nova empresa, a Kawaii Pan.
A nova marca tem a mesma proposta da primeira empresa de Evelyne e produz pães e salgados em formatos lúdicos e divertidos, além de outras receitas nutritivas para alegrar a hora do lanche das crianças. Entre os destaques da produção atual da marca, estão pães artesanais, croissants recheados e o tradicional pão de queijo.
Como não poderia ser diferente, a empresária conta com apoio do Sebrae no DF para administrar com eficiência o empreendimento. Ela já concluiu uma consultoria sobre presença digital e atualmente está sendo beneficiada pelo Brasil Mais, programa cujo o objetivo é viabilizar o aumento da produtividade e da competitividade das empresas nacionais por meio de um acompanhamento contínuo e de consultorias especializadas. “A bagagem que eu tinha foi essencial para formatar a minha nova ideia de negócio. Estou sendo atendida por uma consultoria que está me ajudando muito no que tange aos produtos e está sendo maravilhoso. Eu sou grudada no Sebrae”, garante Evelyne.
A Kawaii Pan está localizada no Cruzeiro. A estrutura ocupa parte do térreo e do subsolo de um prédio comercial na Quadra 507 da cidade e dispõe, além de Evelyne, de três colaboradores. O trio é formado por conhecidos de longa data da empresária, que ainda no início das suas atividades empresariais, atuou como sócia na cantina da escola em que seu filho iniciou os estudos.
Hoje, mais de uma década após ter deixado as salas de aula sem saber o que fazer da vida, Evelyne comemora a decisão que tomou e que permitiu a ela acompanhar de perto o crescimento e desenvolvimento de seu filho. “Foi algo muito prazeroso eu ter tomado essa decisão. Participei bastante da evolução dele como pessoa e hoje colho resultados bons. Ele quer sempre estar perto de mim e isso me traz segurança”, completa a empresária.
Serviço – Body Curves
Contato: (61) 9556-9112 – Whatsapp
Instagram: @bodycurves
Site: www.bodycurves.com.br – Em construção
Serviço – Kawaii Pan
Contato: (61) 99459-9037 – Whatsapp
Endereço: SHCES Quadra 507 Bloco C Loja 15 – Cruzeiro Novo – Brasília
Instagram: @kawaii.panbrasilia
Site: www.kawaiipan.com
Informações para a imprensa
Paulo César Gusmão Gomes
Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação
Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: [email protected]
Christiane de Souza Gnone
Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400
e-mail: [email protected]
