ASN DF
Compartilhe

Consultoria estratégica em projeto de moda viabiliza abertura de franquias de brechó

Apoio a empreendedores foi responsável pela expansão, que conta hoje com 36 franquias em 15 estados no Brasil
Por Deividi Lira
ASN DF
Compartilhe

Um negócio que estabelece uma parceria sustentável entre os clientes e fornecedores, nos âmbitos ambiental, econômico e social. O objetivo é comprar um produto de boa qualidade do fornecedor e vender ao consumidor final por um preço justo, incentivando novos hábitos de consumo, o que é essencial para um mundo mais sustentável. Esta é a proposta do Peça Rara Brechó.

Fundada em 2007, a marca já começou grande e imponente, com uma loja de 300 m² na Asa Sul de Brasília. Depois foi se expandindo até chegar ao número de oito lojas somente no Distrito Federal. Embora conhecesse muito bem este segmento, a proprietária Bruna Vasconi sentia a necessidade de formatar melhor a relação entre compra e venda das peças para serem comercializadas no brechó. E foi aí que o Sebrae no DF entrou na vida da empresa.

“A consultoria oferecida pelo Sebrae foi essencial para organizar e formatar todos os nossos processos. Tudo o que a gente fazia na prática, no dia a dia, se transformou em manuais que as nossas franquias utilizam hoje, com informações e dicas que vão desde a vitrine até a organização do caixa, exatamente tudo!”, explicou a CEO da empresa.

Em 2018, o Sebrae no DF, por meio de uma consultoria iniciou a análise de franqueabilidade do negócio. Esta etapa da consultoria estuda cada ponto dentro da empresa, em diferentes aspectos, para avaliar a abertura de uma franquia. Neste momento, foram elencadas todas as necessidades para viabilizar a marca em franquias.

No ano seguinte, os supervisores de compras e gerentes passaram por um treinamento quando, em 2020, foi ofertada a equipe do Peça Rara Brechó, uma consultoria de estruturação e de expansão da franqueadora, e em seguida entrou um exercício prático.

“Com as informações que foram repassadas nas consultorias, formatamos os manuais que eles teriam que seguir dali para frente sobre atendimento e posicionamento de marca, por exemplo. Em seguida, o desafio era eles criarem uma loja piloto para gerenciar e seria efetivamente o modelo de franquia da marca, uma empresa real para eles terem noção de como seria a administração dela”, explicou o analista técnico do segmento de Moda do Sebrae no DF, Thiago Angelo de Oliveira.

Cada consultoria durou em média três meses e cada detalhe foi observado na execução da gestão dessa franquia piloto. Seguir os manuais, que levaram em consideração a forma do atendimento, o layout e o direcionamento, foi fundamental.

Após a consultoria do Sebrae, além das oito lojas próprias em funcionamento no Distrito Federal, a Peça Rara Brechó abriu 36 franquias em 15 estados brasileiros e atualmente tem outras dez comercializadas em fase de implantação. A meta é colocar 100 lojas em funcionamento em todo o Brasil até o final deste ano.

“É muito positivo ver que o trabalho se desdobrou de uma forma coerente e contribuiu com o crescimento da marca. A nossa missão é justamente essa: apoiar o micro e pequeno negócio”, comemora o consultor.

Marcello Corrêa, esposo da Bruna, é diretor da área de Expansão da marca Peça Rara. Ele aprendeu por meio da consultoria do Sebrae no DF que o alinhamento e o relacionamento próximo com os gestores das franquias são fundamentais para o sucesso e o crescimento da marca no país. Por isso, o Peça Rara Brechó investe em treinamentos.

“A gente oferece treinamentos para a nossa equipe e para os franqueados. Para aqueles que querem ter uma franquia do Peça Rara, a gente disponibiliza um treinamento de imersão de uma semana aqui em Brasília, em que passamos por todos os pontos principais da marca, o propósito da loja, a parte administrativa, inclusive ensinamos a mexer no sistema de informática interno. Fora isso, nossa equipe de implementação passa 15 dias com o franqueado preparando a inauguração e depois acompanha a pós-inauguração também.”, explica Marcello Corrêa.

As lojas do Peça Rara Brechó contam com artigos de alta qualidade nos departamentos infantil e adulto, casa, decoração, móveis e atualmente comercializa artigos para pets, visando atender a necessidade do público que tem um animalzinho de estimação.

No mês de junho, a marca participou da 29ª ABF Expo Franchising, principal evento do setor de franquias na cidade de São Paulo, a qual reuniu 400 marcas de todo o Brasil. Bruna e Marcelo aproveitaram a oportunidade para apresentar aos visitantes da feira o Peça Rara e fazer negócios.

“Foi muito bacana. Foi a primeira vez que a gente participou da feira, vendendo nosso negócio, nossa marca. Ver o nosso estande lá, atender as pessoas interessadas, olhando para gente com muito carinho e respeito, querendo levar para sua cidade a marca Peça Rara, foi incrível! Não tenho outra palavra para descrever”, conta Bruna.

O analista técnico do segmento de Moda do Sebrae no DF, Thiago Angelo, disse que os empreendedores Bruna e Marcelo estiveram abertos às ideias apresentadas em cada consultoria, o que tornou a ação mais produtiva e gerou todo esse sucesso da marca a nível nacional.

“Percebemos que eles estavam abertos, não ofereceram resistência às novas ideias e isso foi muito importante. Eles entenderam que a proposta da consultoria era tão somente para melhorar o seu negócio. E os empreendedores precisam acatar as sugestões para que o negócio cresça, gere mudanças e impacto”, analisa Thiago Angelo.

Aprender a otimizar os processos internos do empreendimento para aumentar a produtividade e, consequentemente, o lucro foram fatores relevantes trazidos pelo Sebrae no DF ao Peça Rara. Bruna considera que a contratação da consultoria especializada não foi um custo para o seu negócio e sim um investimento.

“O Sebrae nos ajudou diretamente e indiretamente. E falo para todo mundo que é um dos grandes marcos da minha vida. O meu negócio é um antes e depois da consultoria muito estratégica que a gente teve. Temos um agradecimento muito expressivo pelo serviço prestado.”, celebra Bruna.

Além de trabalhar o desenvolvimento sustentável, a marca também tem a parte social. Peças e objetos doados nas lojas franqueadas são enviados à sede em Brasília e destinados ao Instituto Eu Sou Peça Rara, que atende instituições sociais. Saiba mais sobre o Instituto e como fazer sua doação em: https://www.pecararabrecho.com.br/eu-sou-peca-rara.

  • Caso de Sucesso
  • consultorias gratuitas
  • Empreendedorismo feminino;Mulheres;Sebrae Mulher;Sebrae no DF;