Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

 Peça Rara Brechó
ASN DF 02/08/22 às 14:04
Compartilhe

Consultoria estratégica em projeto de moda viabiliza abertura de franquias de brechó

Por Deividi Lira
ASN DF 02/08/22 às 14:04
Compartilhe

Um negócio que estabelece uma parceria sustentável entre os clientes e fornecedores, nos âmbitos ambiental, econômico e social. O objetivo é comprar um produto de boa qualidade do fornecedor e vender ao consumidor final por um preço justo, incentivando novos hábitos de consumo, o que é essencial para um mundo mais sustentável. Esta é a proposta do Peça Rara Brechó.

Fundada em 2007, a marca já começou grande e imponente, com uma loja de 300 m² na Asa Sul de Brasília. Depois foi se expandindo até chegar ao número de oito lojas somente no Distrito Federal. Embora conhecesse muito bem este segmento, a proprietária Bruna Vasconi sentia a necessidade de formatar melhor a relação entre compra e venda das peças para serem comercializadas no brechó. E foi aí que o Sebrae no DF entrou na vida da empresa.

“A consultoria oferecida pelo Sebrae foi essencial para organizar e formatar todos os nossos processos. Tudo o que a gente fazia na prática, no dia a dia, se transformou em manuais que as nossas franquias utilizam hoje, com informações e dicas que vão desde a vitrine até a organização do caixa, exatamente tudo!”, explicou a CEO da empresa.

Em 2018, o Sebrae no DF, por meio de uma consultoria iniciou a análise de franqueabilidade do negócio. Esta etapa da consultoria estuda cada ponto dentro da empresa, em diferentes aspectos, para avaliar a abertura de uma franquia. Neste momento, foram elencadas todas as necessidades para viabilizar a marca em franquias.

No ano seguinte, os supervisores de compras e gerentes passaram por um treinamento quando, em 2020, foi ofertada a equipe do Peça Rara Brechó, uma consultoria de estruturação e de expansão da franqueadora, e em seguida entrou um exercício prático.

“Com as informações que foram repassadas nas consultorias, formatamos os manuais que eles teriam que seguir dali para frente sobre atendimento e posicionamento de marca, por exemplo. Em seguida, o desafio era eles criarem uma loja piloto para gerenciar e seria efetivamente o modelo de franquia da marca, uma empresa real para eles terem noção de como seria a administração dela”, explicou o analista técnico do segmento de Moda do Sebrae no DF, Thiago Angelo de Oliveira.

Cada consultoria durou em média três meses e cada detalhe foi observado na execução da gestão dessa franquia piloto. Seguir os manuais, que levaram em consideração a forma do atendimento, o layout e o direcionamento, foi fundamental.

Após a consultoria do Sebrae, além das oito lojas próprias em funcionamento no Distrito Federal, a Peça Rara Brechó abriu 36 franquias em 15 estados brasileiros e atualmente tem outras dez comercializadas em fase de implantação. A meta é colocar 100 lojas em funcionamento em todo o Brasil até o final deste ano.

“É muito positivo ver que o trabalho se desdobrou de uma forma coerente e contribuiu com o crescimento da marca. A nossa missão é justamente essa: apoiar o micro e pequeno negócio”, comemora o consultor.

Marcello Corrêa, esposo da Bruna, é diretor da área de Expansão da marca Peça Rara. Ele aprendeu por meio da consultoria do Sebrae no DF que o alinhamento e o relacionamento próximo com os gestores das franquias são fundamentais para o sucesso e o crescimento da marca no país. Por isso, o Peça Rara Brechó investe em treinamentos.

“A gente oferece treinamentos para a nossa equipe e para os franqueados. Para aqueles que querem ter uma franquia do Peça Rara, a gente disponibiliza um treinamento de imersão de uma semana aqui em Brasília, em que passamos por todos os pontos principais da marca, o propósito da loja, a parte administrativa, inclusive ensinamos a mexer no sistema de informática interno. Fora isso, nossa equipe de implementação passa 15 dias com o franqueado preparando a inauguração e depois acompanha a pós-inauguração também.”, explica Marcello Corrêa.

As lojas do Peça Rara Brechó contam com artigos de alta qualidade nos departamentos infantil e adulto, casa, decoração, móveis e atualmente comercializa artigos para pets, visando atender a necessidade do público que tem um animalzinho de estimação.

No mês de junho, a marca participou da 29ª ABF Expo Franchising, principal evento do setor de franquias na cidade de São Paulo, a qual reuniu 400 marcas de todo o Brasil. Bruna e Marcelo aproveitaram a oportunidade para apresentar aos visitantes da feira o Peça Rara e fazer negócios.

“Foi muito bacana. Foi a primeira vez que a gente participou da feira, vendendo nosso negócio, nossa marca. Ver o nosso estande lá, atender as pessoas interessadas, olhando para gente com muito carinho e respeito, querendo levar para sua cidade a marca Peça Rara, foi incrível! Não tenho outra palavra para descrever”, conta Bruna.

O analista técnico do segmento de Moda do Sebrae no DF, Thiago Angelo, disse que os empreendedores Bruna e Marcelo estiveram abertos às ideias apresentadas em cada consultoria, o que tornou a ação mais produtiva e gerou todo esse sucesso da marca a nível nacional.

“Percebemos que eles estavam abertos, não ofereceram resistência às novas ideias e isso foi muito importante. Eles entenderam que a proposta da consultoria era tão somente para melhorar o seu negócio. E os empreendedores precisam acatar as sugestões para que o negócio cresça, gere mudanças e impacto”, analisa Thiago Angelo.

Aprender a otimizar os processos internos do empreendimento para aumentar a produtividade e, consequentemente, o lucro foram fatores relevantes trazidos pelo Sebrae no DF ao Peça Rara. Bruna considera que a contratação da consultoria especializada não foi um custo para o seu negócio e sim um investimento.

“O Sebrae nos ajudou diretamente e indiretamente. E falo para todo mundo que é um dos grandes marcos da minha vida. O meu negócio é um antes e depois da consultoria muito estratégica que a gente teve. Temos um agradecimento muito expressivo pelo serviço prestado.”, celebra Bruna.

Além de trabalhar o desenvolvimento sustentável, a marca também tem a parte social. Peças e objetos doados nas lojas franqueadas são enviados à sede em Brasília e destinados ao Instituto Eu Sou Peça Rara, que atende instituições sociais. Saiba mais sobre o Instituto e como fazer sua doação em: https://www.pecararabrecho.com.br/eu-sou-peca-rara.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas