Incentivar os jovens a se tornarem empreendedores é um dos principais objetivos do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ). Implementado pelo Sebrae no DF em 2022, o projeto já formou 83 estudantes que receberam formação técnica em administração, totalmente gratuita. Na segunda-feira (21/8), no auditório da Escola Técnica de Santa Maria, ocorreu a aula inaugural para quatro novas turmas do NEJ do 2° semestre.
Serão duas turmas de técnico em Administração com atividades que serão desenvolvidas nos centros educacionais 104 e 308 do Recanto das Emas. Já na Escola Técnica de Santa Maria haverá uma turma de técnico em Administração e uma turma piloto de técnico em Marketing. O projeto conta com parceria do Sebrae Minas Gerais e da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
Um dos destaques do evento foi a cerimonialista Adriana Nunes, comediante da Companhia de Teatro “Cia de Comédia Os Melhores do Mundo”. De forma bem-humorada, ela fez algumas performances com seus personagens dentro do universo do empreendedorismo e arrancou boas gargalhadas do público.

A superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, falou na abertura da aula sobre a importância do NEJ para o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes. “Nós acreditamos que vocês podem mudar o futuro da nossa cidade, da vida de vocês e da família. Nossas equipes de coordenadores e instrutores estão aqui para ajudar vocês. Não vai ser fácil, mas não desistam porque este projeto vai trazer mudanças importantes para vocês”, comentou a superintendente.
O diretor da escola técnica, Elijaime Nunes, aproveitou o momento para partilhar uma história pessoal. “Consegui o meu primeiro emprego porque eu tinha feito um curso de datilografia pelo Sistema S. Então, aproveitem essa chance que o Sebrae trouxe de qualificação profissional para a comunidade de Santa Maria”, afirmou o diretor.
Para a diretora de Educação Profissional, Joelma Bonfim, o empreendedorismo oferece aos jovens a oportunidade de causar um impacto positivo em suas comunidades locais. “Nós vamos ter o curso técnico de marketing, único em Brasília. Imaginem quantas portas irão se abrir com essa formação direcionada. Os alunos não estão apenas se preparando para o sucesso no mundo dos negócios, mas também ajudando a criar um futuro melhor para si e para aqueles ao seu redor”, destacou Joelma Bonfim.
Na sequência da aula inaugural, os estudantes puderam conferir uma apresentação do gerente de Estratégia e Políticas Públicas do Sebrae no DF, Jorge Adriano Soares Silva. Segundo ele, o empreendedorismo é uma ferramenta importante para identificar oportunidades e fornecer soluções transformadoras.
“Tem gente que olha para um problema e enxerga uma oportunidade. A gente só precisa acreditar no que a gente é capaz de fazer e que os nossos sonhos só dependem da gente para serem realizados”, enfatizou Jorge Adriano.

