Alcançar uma posição de destaque no cenário corporativo é um objetivo que muitos empresários têm em comum. Mas, para que essa meta possa ser alcançada, é preciso desenvolver uma sequência de ações que tornem o empreendimento mais produtivo, competitivo e inovador dentro do mercado. No entanto, nem todo dono de empreendimento sabe lidar com esses aspectos da maneira correta, o que é imprescindível para estabelecer um bom processo de gestão.
Para ajudar micro e pequenos empresários a se tornarem mais competitivos dentro do mercado brasiliense, o Sebrae no Distrito Federal tem desenvolvido o programa Brasil Mais. A iniciativa é organizada pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia e, além do Sebrae, conta com a parceria do Senai, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para viabilizar o crescimento das empresas nacionais por meio de um acompanhamento contínuo e de consultorias especializadas.
“O grande desafio que temos é aumentar a produtividade das nossas empresas. Não basta aumentar o número de CNPJs na base. Devemos melhorar a eficiência das nossas empresas. A inovação é o caminho para melhorar essa produtividade. A oportunidade do apoio de Agentes Locais de Inovação e o programa Brasil Mais são ações do Sistema Sebrae e outros parceiros para dar a oportunidade de inovação às nossas micro e pequenas empresas”, explica o superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira.
O empresário interessado em elevar a produtividade e a competitividade de seu empreendimento deve estar com o CNPJ ativo e enquadrado como microempresa ou empresa de pequeno porte no cadastro do Simples Nacional. Com isso, é necessário acessar o portal do programa na internet (www.brasilmais.economia.gov.br), preencher corretamente o formulário de inscrição e aguardar o contato do Sebrae para agendamento da primeira reunião.
A empresa selecionada será beneficiada pelo trabalho realizado por Agentes Locais de Inovação (ALI), indivíduos capacitados pelo Sebrae para estar em contato direto com empresários e conduzi-los à melhorias na produtividade e competitividade, utilizando métodos avançados e atualizados de inovação, além de conceitos e ferramentas que são aplicados por grandes empresas inovadoras, bem como startups de rápido crescimento.
Até o final de 2021, a estimativa o Sebrae no DF é atender um total de 1.650 empresas, por meio de três ciclos com duração de quatro meses cada. No momento, a instituição está encerrando o primeiro ciclo do programa e já se prepara para dar início a uma nova etapa no dia 28 de junho.
Os interessados em participar do Brasil Mais também podem procurar por informações na Central de Atendimento do Sebrae, pelo telefone 0800 570 0800.
Espera-se, até o fim de 2022, que três mil empresas sejam beneficiadas pelo programa em todo o DF.
-
Informações para a imprensa
Paulo César Gusmão Gomes
Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação
Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: [email protected]
Christiane de Souza Gnone
Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400
e-mail: [email protected]
-
