A paixão por pipoca, um alimento popular e versátil, com raízes nas Américas – mais precisamente na região onde atualmente se localiza o México – foi o motivo que levou Mariana Pereira a se tornar uma empreendedora. O impulso para a entrada nesse universo veio logo após a conclusão da faculdade de administração, que ela concluiu em meados da década passada. Hoje, a marca, a Tribeca.NY, já tem uma trajetória de 10 anos no mercado brasiliense e tem como elemento fundamental para o sucesso a relação de Mariana com seu sócio, Júlio Sérgio Neto, que também é seu marido.
Na época em que criou a marca, Mariana já estava focada em ser dona do seu próprio negócio. O sonho foi amadurecido ao longo da graduação e também durante um período de estágio que realizou no Sebrae no Distrito Federal. Júlio, por sua vez, consolidava o sonho de ser biomédico e já atuava na área até ser convencido, pela então namorada, a abandonar temporariamente a carreira para colaborar com a criação da Tribeca.NY. “Ele largou o sonho dele para viver o meu. Precisava de pessoas de confiança ao meu lado naquele momento e ele viu a oportunidade e resolveu trilhar esse sonho comigo”, relembra a empreendedora.
Os primeiros passos do casal no mundo dos negócios começaram na cozinha da casa de Mariana, em Águas Claras. Sentados à mesa, eles buscaram inspiração para criar as primeiras receitas. Lembranças de uma viagem à Disney, onde experimentaram vários sabores de pipoca, juntamente com a considerável produção de brigadeiros gourmet encontrada no Brasil na época, foram elementos que ajudaram Mariana e Júlio a iniciarem a produção e se tornarem pioneiros no país no segmento de pipocas gourmet. “Nos Estados Unidos, a pipoca tinha diversos sabores, era muito colorida, mas não muito saborosa. Observando a produção de brigadeiros aqui no Brasil e vendo a qualidade de muitos, pensei: Por que não fazer algo parecido?”, conta.
Dessa percepção, surgiu o primeiro sabor de pipoca da marca, o floco de neve, que contém leite ninho em sua receita. O rótulo é patenteado e ainda hoje é o carro-chefe da marca, com uma produção mensal de impressionantes 55 mil quilos.
Com a continuidade dos constantes testes, ainda em 2014 o casal precisou deixar a cozinha residencial e procurou um espaço maior para produzir as pipocas. O objetivo era utilizar o novo espaço apenas para ser cozinha e manter a operação de vendas por meio de delivery. Porém, o cheiro da produção passou a chamar a atenção de quem transitava nas proximidades e Mariana e Júlio logo começaram a receber questionamentos sobre o que estavam preparando e perceberam a necessidade de abrir uma loja.
O casal conta que os primeiros cinco anos da marca foram de bonança. “Foi um período extraordinário. Vivenciamos um boom e para atender os clientes, precisávamos de uma produção significativa. O nosso produto era novidade, algo pioneiro no país e despertou um interesse geral”, resume o casal.
Mas, como a maioria dos empreendedores mundiais, o casal foi surpreendido em 2020 com a chegada da pandemia. A dupla precisou recalcular a rota, enfrentou desafios e promoveu mudanças na ideia de negócio. Entre elas, foi preciso fechar a segunda loja da marca, aberta meses antes no Plano Piloto. Além disso, para continuarem ativos no mercado, foi necessário fortalecer a atuação por meio do delivery. Já com as restrições mais abrandadas a Tribeca.NY voltou a expandir suas operações e chegou a outros estados e até mesmo no exterior, atendendo a clientes que moram no Canadá e em Portugal.
Mariana credita parte do sucesso da marca ao apoio que recebeu do Sebrae no DF. Por ter estagiado na instituição anos atrás e conhecer bem a importância do apoio às micro e pequenas empresas, ainda na concepção da sua ideia de negócio ela procurou o apoio da organização para sanar dúvidas em relação a empresa e ao caminho que iria trilhar. “Participei do Empretec, do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), finalizei consultorias que foram fundamentais para viabilizar melhorias e o crescimento da Tribeca. NY”, resume.
Um outra parcela do sucesso da empresa está na relação estabelecida e diariamente renovada entre a empreendedora e seu marido. Segundo eles, a cumplicidade e a busca por objetivos comuns são os pilares que sustentam o sucesso do casal como empreendedores, mostrando que a união de esforços e propósitos compartilhados são essenciais para enfrentar os desafios e alcançar o crescimento sustentável.
“A gente nutre diariamente a cumplicidade que compartilhamos. Ela é o principal fator motivador para continuarmos trabalhando juntos. E quando estamos juntos, fica mais claro visualizar os objetivos e dar seguimento aos nossos projetos. Lógico que não é só mil maravilhas, querendo ou não a gente discute, mas sabemos fazer isso para alcançar nossos objetivos. E se um tem o objetivo, logo é também o objetivo do outro. Essa é o diferencial de empreender com quem se ama”, aconselha.
Com uma década de conquistas no cenário empresarial, Mariana e Júlio planejam novos horizontes para a Tribeca.NY, como o lançamento de uma marca de drinks gourmet e ainda a reinauguração da loja no Plano Piloto ainda este ano.
Dicas para vender mais no Dia dos Namorados
Empreender em casal é desafiador e gratificante, exigindo parceria, comprometimento, cumplicidade, confiança e objetivos compartilhados. Comunicação eficaz, divisão clara de tarefas, flexibilidade e capacidade de enfrentar desafios são fundamentais. Celebrar conquistas, apoiar-se nos momentos difíceis e equilibrar vida pessoal e profissional são essenciais para o sucesso.
Confira abaixo dicas para empreender em casal e impulsionar as vendas neste mês dos namorados, uma período significativa para o comércio brasileiro, sendo a terceira mais movimentada, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães.
Trata-se de uma oportunidade excelente para implementar estratégias de atração e fidelização de clientes, não se limitando apenas a esta data. Com isso em mente, elaboramos cinco dicas essenciais para criar uma estratégia de promoção de vendas eficaz e lucrativa.
Planeje. Para garantir o sucesso das estratégias de vendas, é fundamental um planejamento detalhado, destacando os produtos principais e gerenciando o estoque de maneira eficaz. Não esqueça de diversificar os meios de pagamento. Investir em máquinas de cartão é essencial para oferecer facilidade de pagamento aos clientes, obtendo vantagem competitiva no mercado.
O atendimento em múltiplas plataformas também é um aspecto essencial. Com a crescente demanda de última hora, é crucial estar preparado para atender os clientes com agilidade e eficiência, utilizando ferramentas como chats e aplicativos de mensagens.
Atente-se ao online e também ao offline. Procure integrar os canais virtuais e físicos em sua estratégia. Desse modo será possível potencializar os resultados da empresa e atender às expectativas dos consumidores. A experiência proporcionada ao cliente é outro ponto fundamental e ser levado em consideração no planejamento para qualquer período do ano. Ofereça uma experiência diferenciada para fidelizá-los e incentivá-los a retornar, destacando a importância do atendimento personalizado e embalagens especiais.
Por fim, não esqueça de fortalecer sua estratégia de marketing nas redes sociais. Utilize cada canal de forma estratégica e interativa a fim de alcançar o público-alvo, gerando engajamento e fortalecendo a presença digital da marca. Sobretudo, não fique apenas postando excessivamente nas redes sociais. É essencial interagir com o público e responder às dúvidas e comentários, gerando uma experiência positiva desde o contato.
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Serviço – Tribeca.NY
Contato: 61 3203 7979
Redes sociais: @tribeca.ny, no Instagram