Reconhecida mundialmente como patrimônio cultural da humanidade, Brasília sempre atraiu visitantes interessados em contemplar sua arquitetura moderna e singular. O que alguns deles ainda não sabem é que a Capital da Esperança tem uma localização privilegiada dentro do cerrado brasileiro, o que facilita o acesso a inúmeros atrativos turísticos e a uma jornada repleta de descobertas que podem ser feitas em poucas horas, de carro, ou até mesmo a pé.
Consciente do potencial desses espaços, um grupo formado por guias de turismo que atuam na cidade contou com o apoio do Sebrae no Distrito Federal na elaboração de um catálogo para incentivar o público a desbravar Brasília e seus arredores. A publicação visa, principalmente, estimular a geração de negócios entre visitantes e os profissionais do segmento turístico.
A iniciativa surgiu a partir de capacitações ofertadas pelo Sebrae no DF no final de 2020. Foram disponibilizadas 22 horas de conteúdos visando promover a qualificação de guias de turismo frente às demandas atuais exigidas pelo mercado. Durante esse período, os participantes aprenderam sobre escrita criativa, redação de storytelling, criação de experiências turísticas e, como resultado, elaboraram novos produtos, conteúdos em texto e prepararam fotografias. O material foi totalmente compilado e revisado, dando origem à publicação Segredos de Brasília – O melhor da Capital com Guias de Turismo.
Nas mais de 90 páginas do catálogo é possível encontrar uma sequência de 33 experiências e passeios oferecidos por guias de turismo do DF em cinco grandes temáticas: arquitetura, história e cultura, natureza, gastronomia e religiosidade. A publicação ainda dispõe o perfil dos profissionais, meios de contato e número de cadastro do profissional junto ao Ministério do Turismo.
A gestora de Turismo do Sebrae no DF, Nathália Hallack, explica que o apoio da instituição foi de vital importância para que o trabalho do guia, um importante elo dentro da cadeia turística, seja ainda mais reconhecido. Segundo ela, “esses profissionais precisavam se capacitar, entender o cenário atual do mercado turístico para continuar agregando valor à experiência que cada visitante almeja quando conhece um destino. Além do foco na qualificação, entendemos a importância de estruturarmos um material coletivo de qualidade, que pudesse ajudar a categoria a acessar o mercado”.
O material final foi apresentado aos guias recentemente. O planejamento agora é dar o máximo de capilaridade à iniciativa. Já é certo que a divulgação do material acontecerá por meio digital, com acesso via QRCode em locais estratégicos e atrativos da cidade.
-
Informações para a imprensa
Paulo César Gusmão Gomes
Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação
Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: [email protected]
Christiane de Souza Gnone
Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400
e-mail: [email protected]
