ASN DF
Compartilhe

Centro de Ensino Médio 04 de Sobradinho II encerra circuito da Semana do Empreendedorismo no DF

Ao todo, onze escolas receberam a ação da Semana do Empreendedorismo, por meio do Projeto Empreendedor do Futuro
Por Deividi Lira | AIs. Comunicação
ASN DF
Compartilhe

Estudantes do Centro de Ensino Médio 04 de Sobradinho II, no Distrito Federal (DF), tiveram um dia inteiro dedicado ao empreendedorismo, na última terça-feira (18). A escola é a última de onze instituições que ofertam ensino médio integral no DF a receber a Semana do Empreendedorismo, uma atividade relativa ao Empreendedor do Futuro. Esse projeto é resultado de um convênio assinado pelo Sebrae no DF e a Secretaria de Juventude, com o objetivo de despertar os estudantes para o empreendedorismo em suas diversas áreas, nesse caso, na visão do entretenimento.

“O Sebrae no DF, juntamente com a Secretaria de Juventude, percebeu a necessidade de preparar estudantes para o mercado de trabalho e ao mesmo tempo engajá-los para que ajudem na resolução dos problemas de suas comunidades. E o Projeto Empreendedor do Futuro foi o caminho que encontramos para transformar esses jovens em protagonistas de suas próprias histórias”, explicou a coordenadora de Políticas Públicas do Sebrae no DF, Ana Emília de Andrade.

O projeto é coordenado pela gestora do Sebrae no DF, Claudia Bonifácio, e segue uma trilha de ações: Sensibilização, Capacitação de Professores, Capacitação de Estudantes, Mentorias e Semana do Empreendedorismo. A finalização será a premiação, que ocorrerá até o fim do ano letivo. Serão selecionados os dois melhores projetos apresentados pelos estudantes de cada escola. Todos os membros da equipe vencedora ganharão um notebook; cada integrante do time que ficar em segundo lugar receberá um tablet.

Foi realizada também a mobilização de parceiros interessados nos propósitos da Educação, Empreendedorismo e Comunidades Sustentáveis. Nessa ação, o Sebrae no DF vai buscar parcerias com empresas do Distrito Federal, instituições de ensino superior e startups, para atuarem com o público participante do projeto, oferecendo bolsas de estudo, mentorias, estágios, entre outros.

“A gente está fazendo uma articulação com vários players de inovação. Por exemplo, fizemos a articulação com a Finatec e outros membros do ecossistema de inovação, para que eles possam apoiar alguns projetos, as iniciativas empreendedoras dos estudantes”, detalhou o consultor educacional do Projeto Empreendedor do Futuro, João Froes.

Diretor do colégio há 18 anos e morador da localidade, Wagner Macário de Carvalho é conhecedor da realidade vivenciada pelos seus alunos. Segundo ele, somente por meio de parcerias como esta com o Sebrae no DF é possível oferecer uma melhor condição de vida aos estudantes.

“Nossa comunidade é carente. Ela precisa de todos os espaços, de todas as oportunidades para que esses jovens sejam bem-sucedidos e consigam com objetivo, com disciplina, terminar o ensino médio com qualificação profissional. E a gente tem percebido, na fala deles, que já tem aluno pensando em abrir negócio na área da beleza, por exemplo”, disse.

Aluno do 1°B, Darlan Ribeiro das Neves afirmou que o Projeto Empreendedor do Futuro fez com que ele tivesse outra perspectiva de vida. “Mudou a forma que eu pensava. Os instrutores e mentores são ótimos, com aplicação de um conteúdo excelente. Eu aprendi que tenho que ir além do que é esperado, não desistir, ter determinação e, o mais importante, ter disciplina. Pretendo me dedicar ao desenvolvimento da minha carreira profissional, graças a esse projeto que proporcionou grandes oportunidades.”

Presente na ação da terça-feira no CEM 04 Sobradinho II, o subsecretário de Empreendedorismo da Secretaria de Juventude do Distrito Federal, Luiz Carlos Delfino, disse que o convênio assinado com o Sebrae no DF gerou possibilidades para a população jovem do Distrito Federal. Aproximadamente mil alunos da rede pública de ensino foram alcançados pelo projeto Empreendedor do Futuro.

“O Empreendedor do Futuro permite que os jovens do DF descubram novas oportunidades e ampliem o seu campo de visão para o futuro, e isso é fantástico! Estar aqui hoje e assistir a tantos jovens participando e aprendendo me trouxe o sentimento de que estamos percorrendo o caminho certo.”

Uma outra ação que fica como legado para as onze instituições de ensino é um projeto arquitetônico padrão para a construção de um Laboratório “Se liga no Empreendedorismo”. Trata-se de um laboratório de inovação, desenvolvido pelo Sebrae no DF, que funciona como um local para os estudantes desenvolverem atividades voltadas à disseminação da Cultura Empreendedora, por meio de realização de dinâmicas de inovação e modelagem de negócios. O documento é bem completo e traz toda a estrutura e os materiais necessários para montar esse espaço, inclusive com orçamento já predeterminados.

-

Empreendedorismo transforma vidas

O comediante e parceiro do Sebrae no DF, Daniel Villas Bôas, contou para os estudantes do CEM 04 Sobradinho II como aproveitou seu talento no humor para empreender. Atualmente, ele é proprietário da Cia de Comédia Setebelos.

“Eu infelizmente não tive a oportunidade que essa galera está tendo agora, que é o Empreendedor do Futuro. Então, eu demorei pra entender que era uma possibilidade empreender em um talento que eu tenho. Depois de cinco anos que eu já fazia teatro, me caiu a ficha. Pensei: posso investir nesse talento que eu tenho, transformar isso numa profissão, ganhar, sustentar a minha família com uma coisa que eu amo fazer! Hoje, o Sebrae tenta acender essa luz na cabeça da galera, de que existem possibilidades de empreender, de criar o seu futuro empreendendo.”

Quem também deixou seu testemunho para os jovens foi o professor de dança e personal trainer, Paulo Mota. Ele, que sempre foi aluno de escola pública, incentivou os alunos a utilizarem o empreendedorismo para alcançar seus objetivos profissionais. “Eu acabei aprendendo com o Sebrae que ser empreendedor vai muito além de ter várias coisas, de ter muito dinheiro. A gente leva isso muito para o lado material, mas o empreendedorismo é mais uma questão de atitude.

  • Educação Empreendedora