ASN DF
Compartilhe

Com presença de Zico, Sebrae lança projeto para incentivar futuros empreendedores

Iniciativa será promovida graças a um convênio firmado entre a instituição de fomento aos pequenos negócios e a Secretaria de Juventude do DF
Por José Maciel | Ex-Libris Comunicação Integrada
ASN DF
Compartilhe

Com a presença de Arthur Antunes Coimbra, o Zico, o Sebrae no Distrito Federal lançou oficialmente nesta terça-feira, 26 de abril, no Centro de Ensinso Médio 01 do Guará (CEM 01), o projeto Empreendedor do Futuro. A iniciativa, promovida graças a um convênio firmado com a Secretaria de Juventude do DF (Sejuv), tem como objetivo aproximar do universo empreendedor estudantes matriculados em escolas públicas da capital que implementaram o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).

O ex-jogador do Flamengo e da Seleção Brasileira apresentou, na ocasião, um palestra para incentivar adolescentes e professores. Zico contou detalhes sobre sua trajetória de vida, desde a infância em Quintino, bairro localizado da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, até o sucesso e admiração que alcançou dentro e fora das quatro linhas.

Ele contou ao público presente sobre a importância de seus professores em sua formação humana, em especial Dona Neide, sua primeira professora. O camisa 10 da Gávea e maior artilheiro do Maracanã ainda compartilhou outros episódios de sua trajetória escolar e profissional, reiterou que estudou em escola pública, explicou a importância de se ter disciplina, trabalhar bem individualmente e em equipe e buscar se diversificar para conseguir sucesso na vida. “Eu cheguei à faculdade e o futebol não me impediu, em nenhum momento, de conseguir isso. Um jogador não vive apenas em prol do futebol. O Flamengo incentivou bastante e eu sempre saía da concentração para ir para à escola, para ir à faculdade”, recordou.

O ex-jogador aproveitou o momento para questionar os estudantes presentes à ocasião. Zico perguntou o que eles têm feito para se tornar estudantes melhores e em seguida os induziu a uma reflexão sobre a importância da educação empreendedora no currículo escolar, algo que, segundo ele, é um gol de placa no combate à desigualdade social em um país de dimensões territoriais como o Brasil.

A participação de Zico foi encerrada com um bate-papo juntamente com o superintendente do Sebrae no Distrito Federal, Valdir Oliveira, momento em que o ex-jogador pôde responder a questionamentos feitos por alguns estudantes do CEM 01, tanto sobre empreendedorismo quanto sobre futebol.

O lançamento do projeto Empreendedor do Futuro foi a segunda vez, neste ano, em que Zico se encontrou com estudantes de escolas públicas do Distrito Federal. Em meados de fevereiro o ex-jogador visitou o Centro Educacional 14 (CED 14), em Ceilândia, e falou a estudantes, buscando incentivar a disseminação do empreendedorismo no evento Volta Às Aulas, Time Dos Vencedores.

Após a realização do encontro, o Sebrae no DF continuou a promover ações com a temática de Educação Empreendedora na escola e estimulou os estudantes a escrever cartas para o ex-jogador, contando um pouco de suas histórias e dizendo o que aprenderam com a palestra.  Zico leu as cartas e contou que ficou emocionado com os relatos.

O superintendente do Sebrae no DF comemorou o retorno de Zico à Capital Federal e ressaltou que a figura do ídolo flamenguista facilita o trabalho realizado pela instituição, de apresentar o empreendedorismo para crianças e adolescentes e desse modo ajudar a construir uma Brasília cada vez mais empreendedora. “É uma ação que prova que estamos cuidando das próximas gerações”, ressaltou Valdir.

Projeto Empreendedor do Futuro

O Sebrae no Distrito Federal e a Secretaria de Juventude do governo do DF (Sejuv) firmaram em janeiro o acordo para iniciar a implementação do projeto Empreendedor do Futuro. Por meio da assinatura desse convênio, jovens entre 15 e 29 anos matriculados no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) são incentivados a assumir o protagonismo em suas vidas, a concretizar projetos, sonhos e a contribuir para transformar a realidade social e também econômica do DF e do Brasil.

A parceria tem vigência de 12 meses e prevê a realização de capacitações e mentorias especializadas. O projeto dispõe de metodologias educacionais que integram o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) e outras soluções educacionais do Sistema Sebrae. Sendo assim, os estudantes brasilienses irão participar de capacitações promovidas de forma híbrida, com atividades presenciais e virtuais, nas quais serão apresentados conteúdos relacionados ao empreendedorismo como o estímulo à experiência prática de elaboração de projetos sobre modelos e/ou planos de negócios.

Cada jovem será, também, incentivado a desenvolver competências múltiplas, como a sua capacidade de aprender, de adaptar-se a situações novas e de promover transformações. A expectativa do Sebrae no DF é beneficiar, por meio da parceria com a Sejuv, cerca de 10 mil alunos de dez escolas públicas com EMTI ao longo de 2022.

O projeto foi apresentado ao deputado distrital Rodrigo Delmasso durante uma reunião com a diretoria do Sebrae no DF e ele, por sua vez, liberou recursos, por meio de uma emenda parlamentar, para a continuidade da iniciativa. A intenção do parlamentar é tornar o projeto uma solução que beneficie ainda mais estudantes brasilienses e, para isso, ele apresentou recentemente um projeto de lei para tornar o Empreendedor do Futuro uma política pública permanente no Distrito Federal.

“O nosso papel é, além de financiar por meio de emenda, institucionalizar esse projeto para que ele vire de fato uma política pública no Distrito Federal. Boas ideias, bons projetos, precisam ser institucionalizados pelo estado, virando política pública. Esse projeto de lei já está em tramitação na Câmara Legislativa do DF e esperamos que até o mês de junho possamos aprová-lo”, explica Delmasso. O valor da emenda parlamentar destinada pelo deputado é de R$ 1,5 milhão.

O CEM 01 do Guará também foi o palco para a primeira capacitação realizada para os 30 professores representantes das dez escolas públicas participantes do projeto Empreendedor do Futuro. Além de participar da atividade, cada professor recebeu uma camiseta do projeto autografada por Zico e participaram da palestra apresentada pelo craque.

Os estudantes de cada uma das dez escolas atendidas pela iniciativa já podem montar equipes e fazer as inscrições, por meio do link https://bit.ly/sebraenasuaescola, e assim participar de oficinas e mentorias que irão ajudá-los a transformar suas ideias em um projeto empreendedor.

Confira as escolas que serão beneficiadas pelo projeto Empreendedor do Futuro 2022:

1 – Centro de Ensino Médio 111 do Recanto das Emas

2 – Centro Educacional 619 de Samambaia

3 – Cemi Gama

4 – Centro de Ensino Médio 01 do Guará

5 – Centro de Ensino Médio 01 de Planaltina

6 – Cem 03 do Gama

7 – Cemi Cruzeiro

8 – Ced Pompílio Marques de Souza

9 – Centro de Ensino Médio 04 de Sobradinho

10 – Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte

 

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (61) 9288 0958
e-mail: [email protected]                                      

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (61) 98128 2400 
e-mail: 
[email protected]

-