ASN DF
Compartilhe

Cumplicidade e respeito no amor e no empreendedorismo

Roberta Lopes e Márcio Falcão são casados e aproveitaram a parceria criada a partir da vida conjugal para empreender. Eles são sócios na Mundo Lívia, empresa que tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de bebês por meio do compartilhamento de brinquedos
Por José Maciel | Ex-Libris Comunicação Integrada
ASN DF
Compartilhe

A convivência entre Roberta Lopes e Márcio Falcão, ambos com 40 anos, sempre foi a mais harmônica possível. Os dois se conheceram em 2012, enquanto atuavam no desenvolvimento e na promoção de projetos sociais encabeçados pela Fundação Assis Chateaubriand (FAC), e tinham em comum a missão de difundir o empreendedorismo como ferramenta de impacto social. A relação iniciada no ambiente de trabalho passaria por uma grande transformação no ano de 2016 resultando, primeiramente, em casamento e, consequentemente, no nascimento da pequena Lívia, hoje com três anos de idade.

Roberta e Márcio, como a maioria dos pais, começaram a pesquisar por brinquedos educativos e se depararam com preços extremamente elevados. O casal, então, procurou pela existência de algum serviço de compartilhamento e, como não encontraram nada similar no mercado, utilizaram o dinheiro que tinham guardado em uma poupança para comprar 13 brinquedos e compartilhar com outras famílias. “Foi uma ideia que deu muito certo. Começamos a entregar não só um brinquedo, mas o desenvolvimento para várias crianças”, resume o casal.

Àquela altura, em maio de 2018, Roberta ainda estava de licença-maternidade e começou, juntamente com Márcio, a estruturar a Mundo Lívia, uma startup com o objetivo de ajudar pais e mães a proporcionar um melhor desenvolvimento para bebês de até 18 meses sem gastar muito, por meio do compartilhamento e aluguel de brinquedos. Ela retornou ao trabalho do mês de julho mas, com a expansão da ideia, optou por deixar a função na fundação ao final daquele ano e se dedicar exclusivamente ao negócio

Contudo, houve quem duvidasse que a ideia conseguiria ser amadurecida pelo casal e, sobretudo, se tornasse um empreendimento de sucesso. “Logo no início vivenciamos um processo de aceleração. Durante esse etapa, muitos disseram que a gente deveria desfazer essa sociedade, pois corríamos o risco de ver o nosso casamento acabar. Questionaram se queríamos ser sócios ou ser um casal”, conta Roberta.

Ao invés de estabelecer uma sociedade, então, Roberta e Márcio decidiram que ela ficaria à frente do negócio. Entretanto, na prática, os dois seguiram juntos a trajetória empresarial. Ela ficou responsável pelo atendimento e contato com os pais interessados nos brinquedos e ele ficou à frente da gestão estratégica da marca.

Para amadurecer a ideia de negócio, o casal recorreu ao Sebrae no Distrito Federal. O trabalho da instituição, que historicamente atua em parceria com a FAC para fomentar o empreendedorismo na capital da República, já era conhecido pela dupla e foi muito útil para a marca. “Quando a Mundo Lívia surgiu, já havia influência do Sebrae. Nós conhecíamos as soluções que eram ofertadas, já havíamos participado de alguns cursos e isso foi uma boa base para o início da nossa trajetória empresarial”, observa Márcio.

O casal começou a aproveitar ainda mais as soluções ofertadas pelo Sebrae, sobretudo aquelas voltadas para a área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Eles realizaram, também, consultorias para tornar a empresa financeiramente saudável e construíram um presença digital sólida nas redes sociais, principalmente WhatsApp e Instagram, plataforma em que a marca reúne mais de 23,5 mil seguidores.

Todo esse trabalho foi fundamental para superar as dificuldades impostas pela pandemia de covid-19. De início, a marca registrou uma queda no número de aluguéis e redução de receitas. No entanto, com estratégias bem definidas, conseguiu virar o jogo. “Muita gente ficou receosa de receber os brinquedos em suas casas. Então, compramos equipamentos e produtos para higienizar os brinquedos e, a partir de uma consultoria com o Sebrae, decidimos divulgar esse cuidado. Isso foi muito positivo para nós”, relata Márcio.

Uma das mais recentes ações da Mundo Lívia com o Sebrae no DF foi o início de preparação para o StartOut Brasil. O programa organizado pelo governo brasileiro busca selecionar startups amadurecidas para inseri-las nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo.

O crescimento da marca alcançou um nível tão expressivo que, em fevereiro deste ano, Márcio deixou as funções na Fundação Assis Chateaubriand para se dedicar exclusivamente à Mundo Lívia. Ele admite que empreender em casal apresenta desafios, mas diz que os benefícios são bem maiores. “Empreender em casal tem tudo a ver. Se você tem uma esposa, um marido, alguém que está ali em parceria com você, empreenda! É algo que tem tudo para dar certo e que ainda fortalece o relacionamento, a família e que permite alcançar uma independência financeira”, acrescenta.

Em um futuro breve, a marca ganhará um aplicativo web que facilitará ainda mais a comunicação com clientes e o recebimento de demandas. A expectativa do casal com a nova plataforma é continuar proporcionando o desenvolvimento de bebês e gerando um impacto social expressivo, em total sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU em 2015.

Somente no ano passado, em meio a pandemia, a marca realizou o aluguel de 1760 brinquedos, permitindo a evolução e a diversão de 840 bebês. Esses números, segundo o cálculo do casal, representam uma economia de mais de R$ 500 mil e evitaram a produção de duas toneladas de lixo.

O empreendedorismo ganhou tanta evidência na história do casal que eles começaram a desenvolver um projeto paralelo à Mundo Lívia. Roberta e Márcio costumam pedalar nas horas de lazer e começaram a usar esse hábito para conhecer empreendedores do mais variados segmentos presentes nas regiões do Distrito Federal. A inciativa, batizada de Empreendalando, é disponibilizada pelo casal no YouTube. Em cada vídeo produzido, os empreendedores visitados compartilham conhecimentos, relatam perrengues, além de outras peculiaridades do mundo empresarial. “Hoje não empreendemos só nos negócios. Empreendemos em nossos projetos de vida”, completa Roberta.

-

Serviço – Mundo Lívia

Contato: (61) 98152-0321

Instagram: @_mundolivia

-

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (61) 9288 0958
e-mail: [email protected]                                     

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (61) 98128 2400 
e-mail: 
[email protected]

-