O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) promoveu uma visita técnica na segunda-feira (15) com a presença do empresário Wesley Moreira da Silva, especialista e consultor em Finanças Corporativas e Aceleração de Pequenos Negócios. Wesley Moreira é CEO do Grupo Eixo 61, que possui marcas como a Don Romano Cantina e Pizzaria. O encontro ocorreu no Centro de Ensino 02 – Cruzeiro Novo e faz parte do Projeto Tutoria, cujo objetivo é introduzir e aprimorar os estudantes para o mercado de trabalho através do empreendedorismo.
A visita teve como propósito proporcionar a troca de experiências com o proprietário do estabelecimento, oferecendo aos estudantes a oportunidade de conversar com o empresário e compartilhar suas vivências. O Projeto Tutoria inclui uma apresentação sobre o mundo empresarial para os alunos, com foco na convivência entre os iniciantes e os especialistas em empreendedorismo, proporcionando uma experiência real e próxima da realidade dos empreendedores de sucesso.
Para o palestrante Wesley Moreira, é fundamental despertar o empreendedorismo entre os jovens, pois isso pode mudar a vida de uma empresa, mesmo que o conhecimento técnico seja sutil. “O estudante já entra no mercado sabendo qual é a rotina do departamento de pessoal, que existe um departamento financeiro e isso facilita muito para o empresário. Precisamos repassar isso desde o ensino básico porque existem pessoas que trabalham há anos como administradores, contadores e que não conhecem o fluxo”, explica. O empresário demonstra entusiasmo ao ver jovens interessados e compartilha uma experiência recente com um estudante que procurou sua orientação. “Um garoto acabou de me procurar. Ele já tem sua pequena empresa e trocamos algumas informações”, disse animado.
O estudante mencionado pelo empresário é João Queiroz, de 16 anos. “Abri meu negócio por influência da minha mãe, que é psicóloga e tem seu próprio escritório, e do meu pai, que é arquiteto. Eles me incentivaram e hoje gosto de estudar e conhecer empresários para poder ter uma melhor ideia de como funciona, saber como eu posso investir e ter uma noção a mais do que é o mundo afora”, argumenta.
A disciplina, chamada Projeto Tutoria, é ministrada pelo professor Francisco Rocha. Segundo ele, a vivência com os empresários proporciona experiência de vida. “É mais que uma possibilidade de empreender. É uma ferramenta, sobretudo, de desenvolvimento pessoal, pois ajuda os estudantes em diversas habilidades, como nas relações interpessoais no mercado de trabalho. Além disso, muda a perspectiva de vida dos alunos, oferecendo novas oportunidades. Neste sentido, a iniciativa do Sebrae é excelente, pois molda o futuro destes jovens”, conta. O professor cita que, atualmente, são 29 estudantes do CED envolvidos.
A atividade faz parte do escopo de atuação da Educação Empreendedora do Sistema Sebrae do Distrito Federal, que converge ao Projeto NEJ. O objetivo é fortalecer a cultura empreendedora com responsabilidade social, econômica e cultural, em conjunto com a formação técnica em Administração para estudantes de escolas públicas, em parceria com o Governo do Distrito Federal.
Segundo Rafaela Ferreira, analista do Sebrae no DF, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar na prática o “mundo empreendedor”. Eles entram em contato com empresários e entendem como funciona a parte administrativa e operacional de uma empresa. “Hoje, estamos com o projeto em três escolas, todas no módulo dois. A ideia é expandir para mais turmas e promover também um curso técnico em Marketing”, revela.
A visita técnica contou com a parceria da SEE/DF, do CED 02 do Cruzeiro e do Sebrae.
Núcleo de Empreendedorismo Juvenil
O NEJ é um projeto social da Escola do Sebrae de Formação Gerencial (EFG) do Sebrae Minas Gerais, que foi iniciado no DF em 16 de maio de 2022 com o curso técnico em Administração – Eixo Tecnológico no Centro Educacional 02 do Cruzeiro. Essa formação, gratuita, do curso técnico em Administração – Eixo Tecnológico, é oferecida a estudantes da rede pública que estejam cursando o Ensino Médio ou que já o tenham concluído, abrangendo estudantes do 2° e 3° ano do ensino médio.
O Sebrae no DF, por meio do Projeto Escola de Empreendedorismo – NEJ/DF, apoia iniciativas que estimulam o comportamento empreendedor nas escolas, promovendo uma educação empreendedora no dia a dia e preparando estudantes a definirem objetivos, terem um projeto de vida e melhor acesso ao mundo do trabalho. A instituição tem o desafio de ampliar ainda mais o alcance da educação empreendedora no DF e desenvolver seres humanos de forma integral. Para isso, acredita que é necessário reconstruir práticas educacionais e proporcionar o engajamento de toda a comunidade escolar.
Sobre o curso
O curso é dividido em dois módulos, desenvolvidos ao longo de dois semestres, com carga horária de 800 horas/aula e certificação. O módulo 1 inclui a disciplina denominada Projeto Tutoria, que proporciona aos estudantes uma imersão no cotidiano empresarial, permitindo a observação e análise in loco. Isso oferece aos alunos uma visão concreta e real do mundo dos negócios, abordando os desafios, conflitos, estratégias e relações que caracterizam o ambiente empresarial. As escolas participantes são indicadas pela Secretaria de Educação, e aquelas interessadas devem entrar em contato com o Sebrae.
Sobre o Projeto Tutoria
O Projeto Tutoria é o primeiro contato dos jovens com o mundo dos negócios. Os estudantes são divididos em grupos e devem buscar, por iniciativa própria, um empresário que será o tutor da equipe, responsável por apresentar a rotina e os processos da empresa.
O objetivo é proporcionar aos alunos uma introdução ao mundo empresarial, para que, por meio de suas próprias observações, eles possam construir os primeiros significados sobre administração e empreendedorismo.
O projeto consiste em visitas técnicas às empresas, encontros, entrevistas com o tutor e atividades interdisciplinares, permitindo que os alunos compreendam os principais aspectos do negócio e entendam, na prática, como funciona a rotina de uma organização.
O Sebrae no DF destaca que essa ação é desenvolvida em conjunto com o objetivo primordial da instituição, que é transformar pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável no Brasil. Assim, o Sebrae atua de forma significativa no desenvolvimento dos empreendedores do futuro.